15 MOTIVOS POR QUE EU FAÇO HOLD EM ADA A LONGO PRAZO


MOTIVOS :

1 - Ano 2021+ bullish market devido ao roadmap como um todo.

2 - Cardano superando expectativas em relação a atrasos. Porém mesmo atrasando é muito melhor um projeto bem feito do que as pressas. Recuperação de confiança no mercado pós era Shelley.

3 - Segunda etapa de três (2/3) da era GOGUEN será lançada agora primeiro de março na main-net. São os TOKENS NATIVOS na Cardano, diferente do seu competidor direto Ethereum, os tokens nativos não precisarão ser criados via contratos inteligentes e sim via um script de politica monetária que definirá dinamicamente regras de criação e queima de tokens. Em outras palavras, tokens que serão criados na blockchain Cardano não terão sistema de gas gerando taxas infinitamente menores. Outro fator é segurança, como os tokens que vão surgir não são gerados por contratos inteligentes todos os tokens terão a mesma segurança do protocolo Ouroboros. Todos esses motivos e outros irão atrair muitos desenvolvedores dapps para Cardano consumindo mark cap de rivais e atraindo investimento externos.

4 - A Era GOGUEN tem um roadmap com mais de 30 sprints, resultando em diversos 'mini-lançamentos ’ e boas surpresas no meio do caminho. Isso gera clima bullish para todo mês relacionado a ERA.

5 - Descentralização total da produção de blocos das pools irá ocorrer em 31 de março na epoch 257. Atualmente 83% dos blocos são produzidos pelas pools, após a epoch 257 todos os blocos produzidos terão sido gerados pelas pools. Isso gera mais clima bullish ao mês de março e para o futuro.

6 - As eras do projeto Cardano NÃO são entregues de forma linear, isso significa que grandes atualizações são trabalhadas e entregues de forma paralela no desenvolvimento do projeto. Isso gera entregas constantes no caminho e consequentemente aumento do valor de mercado.

7 - Mais de 70% de todas as moedas ADA atualmente estão delegadas nas stake pools. Isso resulta em maior escassez de tokens ADA em circulação no mercado e também cria uma baixa volatilidade no preço. A tendência é esse valor aumentar visto que as pessoas estão se educando em Cardano.

8 - Ter ganhos passivos com o melhor protocolo proof-of-stake existente (Ouroboros), você investe em ADA para que ela gere mais ADA. Diferente de proof-of-work onde precisa investir em hardware para minerar, na Cardano o próprio investimento na moeda te gera novas moedas, além da valorização do mercado. Isso gera mais um incentivo para ‘holdar’ e ‘stakar’.

9 - Fazer parte de um protocolo de stake que não prende suas moedas, diferente de outros protocolos que ao fazer stake suas moedas ficam presas por dias ou até anos. E ainda poder fazer isso diretamente da sua carteira sem o risco de enviar seus ADAs para ninguém. Moedas nunca saem da sua carteira e nunca ficam presas. Isso irá atrair ainda muitas pessoas para o protocolo.

10 - Em um futuro breve será possível de uma única carteira delegar para múltiplas pools, isso aumentará mais ainda o poder de descentralização e o mercado verá isso de forma muito positiva.

11 - Cardano utiliza HFC (Hard Fork Combinator) o que significa que todas as entregas grandes que exigem mudanças no protocolo serão entregues de forma simultânea sem quedas ou restarts. Isso é muito bem visto pelo mercado pois não gera medo…

12 - Junto da era GOGUEN o projeto Cardano investe pesado nos frameworks, ferramentas, linguagens e modelos de negocio para que seja extremamente atrativo desenvolvedores e investidores começarem projetos ou migrarem para Cardano. Um exemplo disso são Plutus, Plutus Core, Linguagem Haskell, MARLOWE, KEVM, IELE… não vou entrar a fundo em cada pois geraria um longo conteúdo. Apenas tenha em mente que o projeto Cardano é pensado para atrair o máximo de devs, projetos e ideias possíveis, isso é muito positivo para o mercado visto que migrações para Cardano estão se tornando naturais devido a tantos benefícios, é inevitável.

13 - Voltaire a era Cardano da governança. Como já dito as eras são desenvolvidas em paralelo e a era Voltaire promete tanto quanto as outras por que trará voz a qualquer individuo que segure ADAs. Em outras palavras nessa era indivíduos poderão utilizar seu stake para votar em projetos e até em mudanças na propria blockchain. Isso faz com o que o projeto se torne sustentável ao longo prazo se adaptando com as necessidades dos anos.

14 - Na era Voltaire teremos a tesouraria. Onde uma pequena fração das taxas de todas as transações serão destinadas a uma espécie de tesouraria publica que armazenará os fundos para investir nos projetos votados pela governança. Imagine o quanto isso não é atrativo para pessoas com grandes ideias que não tem dinheiro para iniciar seus projetos. Se torna até mesmo um incentivo para projetos migrarem de outras blockchains para Cardano devido ao grande foco em manter projetos na rede sustentáveis.

15 - Intensa escalabilidade de transações com a implementação da Hydra. Ainda não existe uma data especifica porem Hydra trará um segundo layer sobre o layer onde o consensus PoS é utilizado. Em outras palavras, com Hydra cada pool terá a capacidade de adicionar uma nova ‘cabeça’ (analogia a cabeça da Hydra mitológica) para lidar com as transações, cada cabeça teria a capacidade de lidar 1000 transações por segundo (TPS). Se multiplicarmos pela quantidade de pools atuais Cardano seria capaz de lidar com mais de 1 MILHÂO de transações por segundo. A título de comparação a VISA processa em torno de 2000 transações por segundo. Imaginem quando o mercado entender isso.

2 Likes

não sei o que gostei mais, se foi do artigo ou da imagem :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Legal, bem sugestivo e será assim mesmo!
Cardano soberana sobre às demais!

1 Like

A parte mais interessante é um planejamento para desenvolvimentos futuros: criando frameworks e fundos de desenvolvimento… Isso tornará a Cardano a prova de futuro.