🇧🇷 As pessoas podem confiar na blockchain da Cardano? Charles Hoskinson by @Cardanians_io tradução @mariacarmo369

A adoção de cripto moedas sera difícil de forma geral e uma das razões é que isso exige a mudança da forma de pensar. Surpreendentemente, adoção esta relacionado com confiança. A questão é: Nós estamos preparados para deixar de acreditar em pessoas para acreditar mais em tecnologias como blockchain?

É fácil substituir dinheiro?

Existem dois grandes obstáculos que não permitem a escolha de uma cripto moeda. A tecnologia é ainda muito nova para atrair a atenção das pessoas para essa alternativa. Nós somos capazes de superar dificuldades tecnológicas e a Cardano tem um time forte. Nós acreditamos que a Cardano blockchain estará preparada para adoção em massa. Estar entre as melhores tecnologias não necessariamente significa que essa tecnologia sera usada constantemente pelas pessoas. Vamos explorar esse tópico um pouco mais.

Os bancos tem uma relação de poder sobre o dinheiro e isso cria um contrato social entre eles e as pessoas. As pessoas estão acostumadas a usar dinheiro e sabem que o sistema financeiro esta lá para ajudar a resolver qualquer problema. Esse sistema funciona por muitas décadas e as pessoas entendem e sabem como usa-lo. Bem, nem todo mundo sabe como a economia de um país realmente funciona, o que inflação significa para o patrimônio delas, ou que bolhas econômicas e crises são partes inevitáveis da economia moderna. Pessoas normalmente não dão atenção para esses assuntos ou cegamente confiam em seus consultores financeiros. O que é pior eles seguem isso ao pé da letra. Eles acreditam que os banco e os governos tem poderes mirabolantes e que qualquer potencial problema sera resolvido por eles. Em outras palavras pessoas consideram bancos e os governos responsáveis pelo papel moeda e que as pessoas comuns só precisam se preocupar em ganha-lo.

O pagamento em dinheiro é usado por quase todas as pessoas em um determinado país, e é obrigatório a aceitação dessas notas como forma de pagamento. Essa estrutura financeira normalmente funciona bem. Pagamento em dinheiro é um processo simples e leva apenas alguns segundos e é um sistema confiável. A maioria das pessoas não se preocupam com a privacidade das suas transações e não tem problema com os limites no pagamento de grandes somas de dinheiro. Papel moeda, incluindo leis, regulamentações, e processos, tudo isso passa a impressão que tudo funciona perfeitamente como uma maquina bem lubrificada. E pode ser difícil para as cripto moedas lutar contra essa maquina.

Nós podemos concluir que as pessoas em sua maioria acredita no atual sistema financeiro. Isso funciona bem em países do leste europeu. Todos sabem que não é um sistema perfeito mas sobreviveu por decadas. Nós podemos falar disso na perspectiva das maioria. Adoção não é sobre uma minoria de pessoas que entraram em cripto faz alguns anos e tem várias razões para criticar o papel moeda em si. A maioria, talvez parcialmente de mãos dadas com as autoridades, vão escolher os projetos que terão sucesso. Nós temos que mudar a opinião do grupo que continua acreditando completamente na sistema financeiro atual e não quer nem saber de cripto nesse momento.

Até o momento nós não temos alternativas então ninguém estava falando sobre isso. Mas isso tem mudado. O fama das cripto moedas poderia ser descrita como a promessa de uma nova tecnologia que não foi adotada ainda. A tecnologia Blockchain pode ser usada em muitos projetos para resolver uma variedade de problemas que esta relacionado a confiança. Essas tecnologias podem ser usadas como um concorrente do dinheiro ou algo que tem valor agregado. No final é a area mais promissora, e a missão original das criptos é tornarem-se concorrentes do sistema financeiro.

Competir com o sistema financeiro tradicional é um grande desafio. E se cripto moedas tiverem sucesso isso terá que substituir o sistema financeiro tradicional de uma certa forma. Vamos olhar para alguns pontos importantes que precisam ser olhados da perspective de confiança.

As pessoas conhecem o sistema financeiro atual mas não podemos falar a mesma coisas sobre cripto moedas. É uma tarefa difícil para pessoas começarem a usar cripto moedas já que elas tem que ter responsabilidade total sobre o que acontecer com o patrimônio delas. Para fazer isso de forma segura elas tem que aprender o básico de criptografia e começar a usar novas ferramentas. Aprender leva tempo e nós precisamos pessoas com uma certa influencia que podem promover a utilização das criptos e possam liderar a revolução. Pessoas precisam de exemplos positivos para mudar a forma de pensarem. Cripto moedas precisam ser entendidas como uma alternative viável. E não apenas como um sistema para ficar rico de forma fácil. Se os seus vizinhos passarem a usar blockchain você provavelmente iria começar a usar também.

Os bancos e os governos vão sempre defender o poder e a riqueza que possuem. A partir desse ponto de vista, cripto são concorrentes. Mas atenção blockchain não é um inimigo. Bancos estão testando essa tecnologia e ele gostaram do que viram. De qualquer forma eles não gostam da ideia que as pessoas podem adotar o uso de cripto, e por ser um sistema descentralizado isso empodera as pessoas. Uma vez que as pessoas adotem criptos os bancos e os governos perdem a parte do controle que eles possuem. Podemos esperar por uma regulamentação rígida ou até mesmo o banimento de cripto moedas se as pessoas começarem a usar isso no dia a dia. Nós podemos esperar uma batalha por confiança entre autoridades e a tecnologia.

A tarefa mais difícil sera persuadir as pessoas no inicio para confiarem mais na tecnologia do que nas autoridades. As pessoas acreditam nas autoridades e sabem o que fazer quando algo dá errado. Elas podem direta ou indiretamente escolher seus representantes em eleições democráticas. Eles gostam de ver as autoridades na TV, gostam de conversar com eles etc. Eles precisam saber que o opinião desses representantes são baseadas em emoções. Uma vantage é que a maioria das pessoas regularmente decide quem vão representa-las. E nesse ponto não importa se as autoridades estão fazendo o trabalho delas ou não. Estamos falando de uma completa reorganização da sociedade e mudança de paradigma em relação a confiança. As pessoas estão acostumadas com interações sociais e pode ser um pouco difícil começar a acreditar em Blockchain.

Como você pode ver a substituição de dinheiro por cripto moedas não é uma tarefa fácil mesmo. Pessoas confiam em dinheiro e nas instituições por trás disso. De qualquer forma nós sabemos que existe um grande interesse dessas instituições em protegerem seus status de poder.

O que realmente significa substituir o dinheiro?

Confiança é a dependência no character, na habilidade e na força de alguém ou alguma coisa. Confiança é a nossa expectativa de que se alguma coisa acontecer no futuro nós podemos confiar que tudo vai ficar bem de acordo com as nossas experiências passadas. É difícil conquistar a confiança mas é muito fácil perdê-la. Confiança geralmente funciona muito bem quando há mais entidades que tem entre si um objetivo em comum e todos vão se beneficiar tentando alcançar esses objetivos. A confiança nunca se sustenta para sempre no mundo real. Por exemplo: Uma entidade pode mudar suas prioridades e os objetivos em comum passam a não existir mais. Perda de confiança geralmente causa danos.

Sugerir para alguém a começar usar cripto aos invés de dinheiro significa basicamente parar de acreditar no que ele ou ela vem usando por muitos anos e começar a usar algo completamente novo. Geralmente não é fácil desistir de um grupo de crenças sem um motivo especial. De qualquer forma. É difícil fazer mudanças se a confiança em alternativas ainda não foi construída. A transição geralmente leva um longo tempo. Primeiramente cripto moedas tem que ser confiáveis, ai sim o dinheiro pode ser evitado. Mas haverá um período onde as pessoas vão usar os dois dinheiro e cripto moedas.

Então temos dois pré requisitos para substituir o dinheiro.

Tem que haver uma razão forte para parar de usar dinheiro.

A cripto moeda tem que funcionar sem problemas de forma segura para que a confiança seja construída.

Os bancos e os governos vão proteger o status que possuem. Então a transição tem que acontecer com pessoas explicando para outras pessoas o porque de fazer essa mudança. Veja é absolutamente sobre confiança. Os dois grupos vão expressar suas verdades. Bancos e governos tem armas fortes para brigar contra as cripto moedas tanto na mídia tradicional quanto usando regulamentações e proibições. E não é sobre o fato de ser tecnologicamente difícil de interromper uma rede descentralizada. Isso é mais sobre a opinião pública e a percepção dos mesmos. As pessoas não estão dispostas a usar serviços ilegais se eles podem ser punidos. Vamos falar a verdade, se exchanges centralizadas forem fechadas e os comerciantes não forem autorizados a aceitar cripto moedas como forma de pagamento isso significa que a adoção em massa pode ser difícil de acontecer.

Vamos assumir que uma cripto ache uma forma de co-existir com o sistema financeiro tradicional. Se isso for possível as pessoas precisam ver de forma clara as vantagens de usar cripto moedas. Tem que haver funcionalidades e opções que possam competir com o sistema tradicional. Pessoas devem iniciar o uso gradativamente construindo uma relação de confiança. Apenas a percepção positiva de pessoas que já usam pode atrair outra pessoas para as cripto moedas.

Cardano e confiança.

Blockchain é uma tecnologia. E isto pode ser usado de forma útil por pessoas para que gradualmente a confiança seja construída. A tecnologia funciona pois é desenvolvida e implementada por programas que dependem de um código fonte de qualidade. O código fonte é desenvolvido por um ser humano que esta suscetível a cometer erros. Nenhum código fonte é 100% perfeito. Isto é sempre a respeito do número de erros críticos. Mesmo que um sistema funcione bem por muitos anos um dia uma vulnerabilidade pode ser encontrada e explorada. O risco esta sempre presente. De qualquer forma o sistema nunca esta pronto deve ser mantido e melhorado ao longo dos anos. Com novos desafios as ferramentas de criptografia devem ser atualizadas, a internet melhora todos os anos, e isso muda as circunstancias externas. As pessoas não entendem mas se eles confiam em uma tecnologia eles indiretamente confiam em um time. As pessoas podem revisar o código fonte mas apenas 1% dos usuários são capazes de fazer isso.

Há um time forte por tras do projeto Cardano. IOHK é formada por vários cientistas, pesquisadores, e desenvolvedores experientes. Não é fácil construir uma blockchain com uma missão critica do projeto. É necessário juntar especialistas em criptografia, segurança de software, distribuição de rede, modelos de ameaças, design de protocolos, teoria dos jogos, sistemas operacionais, economia, etc.

Quando as pessoas adotam uma tecnologia frequentemente elas aceitam a ideologia do projeto. Cardano foi construída para dar acesso aos serviços bancários para pessoas que não tem acesso a isso. Não é apenas uma frase de marketing. IOHK coopera com muitos países em desenvolvimento para ajudá-los a usar blockchain. Africa é um dos continentes que irá utilizar todo o potencial da blockchain. Quando falamos da troca de dinheiro por cripto estamos falando de países ocidentais. Países em desenvolvimento geralmente não tem a infra estrutura financeira e social. E isso permite que a tecnologias inovativas como blockchain mostre todo o potencial. Não é apenas sobre substituição e sim sobre construir tudo a partir do nada. Isso leva um longo tempo mas quando isso acontece podemos ver como esses países estarão melhor preparados para o futuro do que países já desenvolvidos.

Há uma diferença entre agregar valor e o sistema financeiro. Agregar valor não resolve os problemas das pessoas em países em desenvolvimento. Eles precisam de um sistema financeiro conectado com sistemas sociais. O sistema financeiro não é apenas sobre transferência de dinheiro mas também sobre contratos, débitos, seguros, identificação, livre comercio, etc. Cardano estará pronta para ser usada como base para um novo sistema financeiro. Adoção será fácil desde que os governos cooperem com a IOHK e a Fundação Cardano e queiram começar a usar blockchain. Muitas pessoas em países em desenvolvimento não terão outra opções e vão começar usar a Cardano e isso contribui de forma rápida para a construção de confiança. Se um país de grande porte começar a suar Cardano com sucesso outros provavelmente também vão querer usar. Sucesso em um país influencia consideravelmente a velocidade em que a adoção vai se desenvolver.

Até agora nós falamos sobre o aspecto social que a confiança tem. Mas há também o aspecto tecnológico. Confiança em uma rede decentralizada é basicamente conectada ao nível de decentralização. É um erro dizer que quando usamos a blockchain não precisamos confiar em ninguém. Confiança esta sempre presente. Pessoas que usam a blockchain confiam nas pessoas que operam os nodes de validação. Confiança é basicamente manter a honestidade da maioria do nodes. O que é importante aqui é o numero de pessoas que operam os nodes de validação. No caso de decentralização, temos uma regra simples, quando mais distribuída for o poder de decisão melhor. Cardano foi desenvolvida para ter 1000 entidades independentes com a possibilidade de criar uma nova blockchain. Em relação a decentralização, Cardano não terá nenhum concorrente e provavelmente não irá passar por mudanças tão cedo.

Sumário

O assunto é complexo e falamos apenas de algumas coisas. Aos mesmo tempo temos que deixar claro que confiança é um aspecto muito importante na adoção de cripto moedas pois há uma mudança de confiança que sai das mãos das autoridades para as mãos das pessoas. E isso por si só é uma grande mudança. No momento nós temos a tecnologia que pode ser adotada. Nos próximos anos, isso será sobre a mudança no mode de pensar das pessoas. E todos que se juntam a nós fazem esse processo acontecer mais rápido.
Link Original:

:calling: TELEGRAM: Tresseisnove
:fire: FACEBOOK: Canaltresseisnove
:framed_picture:INSTAGRAM: @tresseisnove2020
:baby_chick:Twitter: @tresseisnove
:brazil: www.tresseisnove.com.br

2 Likes

Excelente artigo parabéns!

3 Likes