ūüáßūüá∑ Atualiza√ß√£o de Status - Relat√≥rio de Desenvolvimento Semanal 01/05/2020

(Publicado originalmente em 01/05/2020, traduzido por Joselmo Cabral)

01 de Maio de 2020

Relatório de desenvolvimento semanal

Daedalus

Carteira

Nesta semana, a equipe trabalhou na reimplementação do recurso de verificação de frase de recuperação de carteira para melhorar a experiência geral do usuário. Eles também aprimoraram o cálculo da taxa de delegação ao delegar ou desclassificar os stakes, aprimoraram ainda o tratamento do envio de formulários e foram adicionados ao conjunto de testes automatizados. As dependências do ReactJS também foram atualizadas.

Plataforma de Aplicativos

Não há nenhuma atualização da equipe da plataforma de aplicativos esta semana, pois eles ajudaram a equipe principal da Daedalus no trabalho de desenvolvimento.

Explorador Cardano

Não há nenhuma atualização da equipe do explorador Cardano esta semana, pois eles ajudaram a equipe principal da Daedalus no trabalho de desenvolvimento.

Backend da Carteira

Nesta semana, a equipe trabalhou na compila√ß√£o do guia do usu√°rio do Adrestia, projetado para ser um hub de informa√ß√Ķes que conecta toda a documenta√ß√£o existente para que os usu√°rios possam encontrar o que precisam com facilidade e efic√°cia. Ele tamb√©m inclui defini√ß√Ķes comuns e perguntas frequentes.

A equipe tamb√©m corrigiu alguns bugs pequenos esta semana, al√©m de remover a valida√ß√£o de senha para carteiras herdadas devido √† necessidade de compatibilidade com vers√Ķes anteriores. Foi realizado um trabalho de suporte √† deriva√ß√£o de chave p√ļblica por meio da linha de comando da carteira, e em breve ser√° poss√≠vel canalizar comandos para facilitar o uso da CLI tamb√©m.

Houve progresso nos testes de benchmarking esta semana e a equipe agora est√° obtendo resultados confi√°veis em v√°rias execu√ß√Ķes de benchmarking, permitindo que sejam plotados ao longo do tempo para identificar poss√≠veis regress√Ķes. A equipe tamb√©m come√ßou a experimentar a solicita√ß√£o de pipelining dos mini-protocolos Ouroboros, e os resultados iniciais s√£o positivos, indicando uma redu√ß√£o potencialmente significativa no tempo de restaura√ß√£o da carteira.

Por fim, a equipe aprimorou uma quantidade de documentação relacionada ao Cardano GraphQL, além de melhorar o fluxo de trabalho do IC e refazer o pacote da API de seleção de moedas para torná-lo mais amigável.

Redes

Esta semana, a equipe de redes vem trabalhando em um bug no codec de handshake que gerencia a negocia√ß√£o de vers√Ķes. Ele estava lan√ßando um erro de decodificador quando recebeu um n√ļmero de vers√£o n√£o reconhecido, mas o problema agora foi corrigido e foram adicionados testes para verificar a negocia√ß√£o de vers√Ķes em cen√°rios semelhantes no futuro.

A equipe tamb√©m corrigiu alguns problemas de rede com o gerenciador de assinaturas DNS, al√©m de adicionar tempos limite para o envio de segmentos multiplexadores. Por fim, o trabalho come√ßou novamente na integra√ß√£o do gerenciador de conex√Ķes para a vers√£o Shelley e no aprimoramento das ferramentas da CLI e do pr√≥prio n√≥ Shelley.

DevOps

Nesta semana, a equipe do DevOps testou as ferramentas da CLI Shelley, garantindo que eles possam gerar blocos genesis e executar n√≥s no Ouroboros Praos. A equipe t√™m n√≥s executando com √™xito e criando blocos em tr√™s regi√Ķes do mundo h√° 48 horas, embora nenhuma transa√ß√£o tenha sido enviada como parte dos testes ainda.

A equipe também trabalhou nas melhorias do instalador do Daedalus esta semana, adicionando a detecção de sistemas operacionais não suportados no momento da instalação, além de permitir que os instaladores suportem o código WebAssembly das bibliotecas JavaScript.

Em outros lugares, a equipe trabalhou em melhorias no serviço Cardano GraphQL NixOS, para que ele suporte todas as variáveis de ambiente configuráveis e possa exportar métricas de desempenho para o Prometheus. Eles também trabalharam na lógica de empacotamento e implantação do Nix para o novo frontend do explorador.

Descentralização da Cardano

Nesta semana, a equipe realizou seus primeiros testes bem-sucedidos de uma rede Shelley completamente descentralizada, com blocos emitidos por operadores de stakepools, em vez de delegados do g√™nese. O sucesso desse teste √© um marco significativo, validando as implementa√ß√Ķes do ledger e de consenso da equipe.

Em outros lugares, a equipe adicionou novos decodificadores registrados no ledger Shelley para blocos, cabe√ßalhos e transa√ß√Ķes. Eles tamb√©m adicionaram rel√©s de stakepools e tornaram o coeficiente de slot ativo uma constante global, e n√£o um par√Ęmetro de protocolo.

A equipe tamb√©m adicionou os algoritmos criptogr√°ficos usados na implementa√ß√£o √†s especifica√ß√Ķes desta semana, al√©m de corrigir o √ļltimo dos problemas com exaust√£o de pilha nos testes de propriedade. Por fim, uma das regras de transi√ß√£o foi reformulada levemente devido a problemas durante a integra√ß√£o, e a solicita√ß√£o de recebimento associada est√° passando pelos testes de IC.

Goguen

Nesta semana, a equipe do Plutus adicionou um par√Ęmetro de tipo para identificadores de contrato ao back-end de contrato inteligente (SCB). Eles tamb√©m trabalharam no front-end da web para plutus-scb e adicionaram alguns testes de v√°rios agentes. Finalmente, eles continuam trabalhando em uma abordagem para pol√≠ticas de gastos para moedas.

A equipe Marlowe terminou de atualizar o tutorial on-line que faz parte do Marlowe Playground. Além disso, eles criaram uma série de vídeos educacionais sobre Marlowe e estão trabalhando com a equipe de educação sobre maneiras de usá-los mais amplamente. Eles também passaram algum tempo trabalhando na serialização JSON de contratos da Marlowe para interação Haskell e PureScript.