🇧🇷 Atualização de Status - Relatório de Desenvolvimento Semanal 01/05/2020

(Publicado originalmente em 01/05/2020, traduzido por Joselmo Cabral)

01 de Maio de 2020

Relatório de desenvolvimento semanal

Daedalus

Carteira

Nesta semana, a equipe trabalhou na reimplementação do recurso de verificação de frase de recuperação de carteira para melhorar a experiência geral do usuário. Eles também aprimoraram o cálculo da taxa de delegação ao delegar ou desclassificar os stakes, aprimoraram ainda o tratamento do envio de formulários e foram adicionados ao conjunto de testes automatizados. As dependências do ReactJS também foram atualizadas.

Plataforma de Aplicativos

Não há nenhuma atualização da equipe da plataforma de aplicativos esta semana, pois eles ajudaram a equipe principal da Daedalus no trabalho de desenvolvimento.

Explorador Cardano

Não há nenhuma atualização da equipe do explorador Cardano esta semana, pois eles ajudaram a equipe principal da Daedalus no trabalho de desenvolvimento.

Backend da Carteira

Nesta semana, a equipe trabalhou na compilação do guia do usuário do Adrestia, projetado para ser um hub de informações que conecta toda a documentação existente para que os usuários possam encontrar o que precisam com facilidade e eficácia. Ele também inclui definições comuns e perguntas frequentes.

A equipe também corrigiu alguns bugs pequenos esta semana, além de remover a validação de senha para carteiras herdadas devido à necessidade de compatibilidade com versões anteriores. Foi realizado um trabalho de suporte à derivação de chave pública por meio da linha de comando da carteira, e em breve será possível canalizar comandos para facilitar o uso da CLI também.

Houve progresso nos testes de benchmarking esta semana e a equipe agora está obtendo resultados confiáveis em várias execuções de benchmarking, permitindo que sejam plotados ao longo do tempo para identificar possíveis regressões. A equipe também começou a experimentar a solicitação de pipelining dos mini-protocolos Ouroboros, e os resultados iniciais são positivos, indicando uma redução potencialmente significativa no tempo de restauração da carteira.

Por fim, a equipe aprimorou uma quantidade de documentação relacionada ao Cardano GraphQL, além de melhorar o fluxo de trabalho do IC e refazer o pacote da API de seleção de moedas para torná-lo mais amigável.

Redes

Esta semana, a equipe de redes vem trabalhando em um bug no codec de handshake que gerencia a negociação de versões. Ele estava lançando um erro de decodificador quando recebeu um número de versão não reconhecido, mas o problema agora foi corrigido e foram adicionados testes para verificar a negociação de versões em cenários semelhantes no futuro.

A equipe também corrigiu alguns problemas de rede com o gerenciador de assinaturas DNS, além de adicionar tempos limite para o envio de segmentos multiplexadores. Por fim, o trabalho começou novamente na integração do gerenciador de conexões para a versão Shelley e no aprimoramento das ferramentas da CLI e do próprio nó Shelley.

DevOps

Nesta semana, a equipe do DevOps testou as ferramentas da CLI Shelley, garantindo que eles possam gerar blocos genesis e executar nós no Ouroboros Praos. A equipe têm nós executando com êxito e criando blocos em três regiões do mundo há 48 horas, embora nenhuma transação tenha sido enviada como parte dos testes ainda.

A equipe também trabalhou nas melhorias do instalador do Daedalus esta semana, adicionando a detecção de sistemas operacionais não suportados no momento da instalação, além de permitir que os instaladores suportem o código WebAssembly das bibliotecas JavaScript.

Em outros lugares, a equipe trabalhou em melhorias no serviço Cardano GraphQL NixOS, para que ele suporte todas as variáveis de ambiente configuráveis e possa exportar métricas de desempenho para o Prometheus. Eles também trabalharam na lógica de empacotamento e implantação do Nix para o novo frontend do explorador.

Descentralização da Cardano

Nesta semana, a equipe realizou seus primeiros testes bem-sucedidos de uma rede Shelley completamente descentralizada, com blocos emitidos por operadores de stakepools, em vez de delegados do gênese. O sucesso desse teste é um marco significativo, validando as implementações do ledger e de consenso da equipe.

Em outros lugares, a equipe adicionou novos decodificadores registrados no ledger Shelley para blocos, cabeçalhos e transações. Eles também adicionaram relés de stakepools e tornaram o coeficiente de slot ativo uma constante global, e não um parâmetro de protocolo.

A equipe também adicionou os algoritmos criptográficos usados na implementação às especificações desta semana, além de corrigir o último dos problemas com exaustão de pilha nos testes de propriedade. Por fim, uma das regras de transição foi reformulada levemente devido a problemas durante a integração, e a solicitação de recebimento associada está passando pelos testes de IC.

Goguen

Nesta semana, a equipe do Plutus adicionou um parâmetro de tipo para identificadores de contrato ao back-end de contrato inteligente (SCB). Eles também trabalharam no front-end da web para plutus-scb e adicionaram alguns testes de vários agentes. Finalmente, eles continuam trabalhando em uma abordagem para políticas de gastos para moedas.

A equipe Marlowe terminou de atualizar o tutorial on-line que faz parte do Marlowe Playground. Além disso, eles criaram uma série de vídeos educacionais sobre Marlowe e estão trabalhando com a equipe de educação sobre maneiras de usá-los mais amplamente. Eles também passaram algum tempo trabalhando na serialização JSON de contratos da Marlowe para interação Haskell e PureScript.