O que é o Protocolo Butano?

O que é o Protocolo Butano?

cardaniansio

O Protocolo Butano causou sensação na comunidade. A equipe arrecadou quase 50 milhões de ADA na venda pública de tokens BTN. Conforme apontado por Charles Hoskinson, esse feito impressionante supera a quantia que Ethereum acumulou durante seu ICO. Agora, vamos nos aprofundar nos planos ambiciosos da equipe para este projeto.

O que é o Butane?

Butane é um protocolo sintético que permite aos usuários criar ativos sintéticos. São instrumentos financeiros que simulam outros instrumentos sem necessidade de propriedade física.

Ativos sintéticos são tokens que imitam o valor de outra criptomoeda, ou de qualquer outro ativo do mundo real, sem exigir propriedade real. Por exemplo, uma versão sintética do Bitcoin no

A blockchain Cardano imitaria o preço de um BTC real, permitindo que você se beneficiasse das mudanças de preço sem possuir o BTC real.

O Protocolo Butano permite aos usuários depositar uma variedade de ativos como garantia para cunhar ativos sintéticos (o Butano pode suportar qualquer CNT como garantia). Esses ativos sintéticos podem então ser negociados na blockchain Cardano, proporcionando aos usuários exposição a uma ampla gama de ativos sem a necessidade de possuí-los diretamente.

A Posição de Dívida Garantida (CDP) no contexto do Protocolo Butano é um contrato inteligente que permite ao usuário depositar um ativo (a garantia) e emprestar ativos sintéticos contra ele. É como contrair um empréstimo, onde a garantia é o que você oferece como garantia.

Ao abrir um CDP no Protocolo Butano, você deposita um ativo (como ADA) e o CDP lhe concede um empréstimo em troca. Este empréstimo assume a forma de ativos sintéticos. Se o valor da sua garantia cair muito, o CDP será liquidado para garantir que o empréstimo possa ser reembolsado.

Lembre-se de que, embora os ativos sintéticos e os CDP possam oferecer oportunidades financeiras, eles também apresentam riscos.

Concorrência

O ecossistema Cardano já possui um protocolo CDP chamado Indigo. Atualmente, é o projeto DeFi de maior sucesso no qual está bloqueado aproximadamente o valor de 100 milhões de dólares.

Graças ao protocolo Indigo, é possível negociar ativos sintéticos iBTC, iETH e iUSD em muitos DEXes.

O Indigo permite que qualquer pessoa crie ativos sintéticos, conhecidos como iAssets. Esses iAssets podem ser criados usando moedas como stablecoins e ADA. Eles têm o mesmo efeito de preço que manter o ativo que está sendo replicado. Isso permite que os usuários obtenham lucro com o aumento no preço de um ativo sem possuir o próprio ativo original.

Na indústria de criptografia, MakerDAO se destaca como um dos protocolos CDP de maior sucesso. Os cofres da MakerDAO têm sido o principal produto do ecossistema DeFi, respondendo pela maior parte do valor total bloqueado em protocolos e plataformas DeFi. O TVL da MakerDAO custa cerca de US$ 9 bilhões.

Os usuários podem abrir um cofre, depositar um ativo (como ETH) e gerar stablecoins DAI. Se o valor da garantia cair muito, o cofre pode ser liquidado para garantir que o empréstimo possa ser reembolsado.

É interessante que, por exemplo, os ecossistemas Solana e Avalanche não possuam nenhum protocolo CDP bem-sucedido.

Tokenomia

BTN, o token nativo do Protocolo Butano, atende a vários propósitos, incluindo governança, piquetagem e como opção de reembolso de juros do CDP.

Na imagem, você pode ver um detalhamento completo da economia do token BTN.

As maiores vantagens do protocolo Butano

O Protocolo Butano se destaca por suas características inovadoras. Introduz um sistema de liquidação atômica que opera de forma independente, minimizando o congestionamento e aumentando a escalabilidade. Isso garante transações de liquidação mais rápidas e eficientes.

Butane também revela uma abordagem dinâmica de garantia, permitindo aos usuários bloquear vários tokens como garantia, cada um com pesos configuráveis. Isto promove a diversificação dos riscos e incentiva a participação dos utilizadores.

A colateralização dinâmica e as liquidações aceleradas do protocolo levam a ajustes de preços mais reativos, contribuindo para uma indexação mais forte. A diversidade, juntamente com a capacidade de manter uma indexação robusta de forma eficiente, inspira confiança na valorização dos produtos sintéticos de butano, levando a taxas de utilização mais baixas.

Conclusão

Com um orçamento substancial à disposição, a equipe certamente tem potencial para entregar um produto de alta qualidade. A capacidade de negociar ativos do mundo real, como ações ou mesmo ETFs, na Cardano seria uma vantagem significativa. Se o projeto conseguir alcançar isso, poderá ser um tremendo sucesso.

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!