Taxas variáveis e recompensas

É possível pensar-se que uma pool com uma percentagem mais baixa da taxa variável é preferível para o delegator, contudo, não é verdade.

De facto, a diferença na variação das margens traduz-se num impacto bastante diminuto para o delegator, sendo que ao mesmo tempo uma margem justa permite ao SPO investir em infrastructuras e segurança, beneficiando os delegators.

É portanto, bastante provável que uma pool com baixíssima margem irá procurar subsidiar os seus custos com formas de rendimento alternativas, ou irá simplesmente usar o mínimo tempo e esforço na gestão da pool, que se traduz em detrimento para os delegators e para a rede Cardano em si, resumidamente.
Naturalmente, para avaliar a escolha de uma pool existem outras variáveis a ter em consideração como o pledge, quantia delegada e saturação.

Irei usar um exemplo práctico para demonstrar o impacto da variação da comissão.

Considerarei a participação total de 40 milhões de ADA e um ROA (Return of ADA) médio de 5.5% ano, com uma taxa fixa de no mínimo 340 ADA por época. As três “taxas variáveis” mais utilizadas pelas pools, 1%, 2% e 3%, serão avaliadas.
imagem
Para uma pool de 1%, as recompensas da rede (exe., recompensas dos delegators) são aproximadamente 5.384% da delegação. Para uma pool de 2%, o valor desce para aproximadamente 5.329% e para uma pool com 3% de margem, é 5.275%.

Como se pode constatar, a diferença entre uma pool de 1% e 2% é de aproximadamente 0.05% nas recompensas da delegação.

Similarmente, a diferença entre a pool de 1% e 3% é na realidade de apenas 0.1% nas recompensas.

Autor: @Arielfavio Tradutor: @jpsrrv

1 Like