🇧🇷 1/14 Tutorial Marlowe

Para acompanhar essa série de conteúdos fique de olho no blog Educação Cardano

Seção 1: Tutoriais do Marlowe 3.0
Este documento fornece uma visão geral de um conjunto de tutoriais Marlowe.

  1. Introdução ao Marlowe: Este tutorial fornece uma visão geral das idéias por trás do Marlowe, como uma linguagem específica de domínio incorporada ao Haskell. Ele também introduz compromissos e tempos limites, que são fundamentais para o funcionamento da Marlowe em um contexto do blockchain.

  2. Um primeiro exemplo: Este tutorial apresenta um contrato financeiro simples em pseudocódigo, antes de explicar como ele é modificado para funcionar em Marlowe, fornecendo o primeiro exemplo de contrato em Marlowe.

  3. O modelo Marlowe: Neste tutorial, examinamos nossa abordagem geral para modelar contratos em Marlowe e o contexto em que os contratos Marlowe são executados: o blockchain da Cardano. Ao fazer isso, também apresentamos algumas das terminologias padrão que usaremos na descrição de Marlowe.

  4. Marlowe passo a passo: Este tutorial explica as cinco maneiras de construir contratos em Marlowe. Quatro delas - Pay, Left, If e When - constroem um contrato complexo a partir de contratos mais simples, e a quinta, Close, é um contrato simples. Ao explicar esses contratos, também explicaremos os valores, observações e ações da Marlowe, que são usados para fornecer informações e insumos externos a um contrato em andamento para controlar como ele evoluirá.

  5. Marlowe em Blockly: Os contratos da Marlowe podem ser construídos usando o ambiente de programação visual Blockly, conforme descrito em uma série de vídeos que compõem este tutorial.

  6. Os tipos de dados Marlowe: Este tutorial introduz formalmente Marlowe como um tipo de dados na linguagem Haskell, além de apresentar os diferentes tipos usados pelo modelo e discutir várias suposições sobre a infraestrutura na qual os contratos serão executados.

  7. Marlowe incorporado: Este tutorial mostra como usar alguns recursos simples do Haskell para escrever contratos Marlowe que são mais legíveis, manuteníveis e reutilizáveis, revisando o contrato de garantia.

  8. Usando o Marlowe: Este tutorial mostra como usar o Marlowe dentro da linguagem Haskell e, em particular, mostra como exercitar um contrato usando a semântica fornecida anteriormente.

  9. O Playground Marlowe: Este tutorial apresenta o Playground Marlowe, uma ferramenta on-line para criar contratos Marlowe dentro da mesma e percorrer interativamente sua execução.

  10. Problemas potenciais com contratos: Este tutorial analisa como não escrever contratos da Marlowe e o que pode dar errado ao executar contratos, mesmo que tenham sido escritos corretamente.

  11. Análise estática: Os contratos da Marlowe podem ser analisados sem executá-los e, portanto, podemos verificar que um contrato sempre fará os pagamentos necessários, independentemente dos insumos recebidos. Este tutorial explica isso e como executar uma análise dentro do playground.

  12. ACTUS e Marlowe: Este tutorial fornece uma introdução à idéia geral da taxonomia ACTUS, além de exemplos implementados em Marlowe.

  13. Migrando para o Marlowe 3.0: Aqui, explicamos como a versão atual do Marlowe está relacionada às versões anteriores, em particular as versões 1.3 e 2.0.

Esses tutoriais abordam a versão atual do Marlowe, 3.0, implementada no Marlowe Playground, e disponível aqui.

A versão abordada no documento ISoLA e suportada na versão original do Meadow está marcada como v1.3 e está disponível aqui.

3 Likes

I do hope this is well done, I can not understand it :wink: I am glad Marlowe is being translated as it could be one of the best features Cardano offers in the future.

1 Like

Hey Christopher, I’m trying to put the time do it slowly ande carefully reviews. I do believe that if we can translate these educational materials to as many languages it will indeed help adoption!

2 Likes