Projeto Cardano no Brasil

Olá a todos! Vi uma notícia de que o Ministério da Educação do Brasil está procurando implantar um projeto de diplomas universitários em blockchain - Algo parecido com o que Cardano está fazendo na Etiópia - Parece que o projeto está com dificuldades de avançar…
Creio que a administração da Cardano e os embaixadores no Brasil deveriam procurar o MEC para oferecer a Cardano aproveitando o que já está em andamento na África.

2 Likes

Olá Lucas,
acabei de conhecer o projeto Cardano (logo, não sou embaixador) e sou professor de Ciência da Computação em uma IES no Brasil. Não lembrava desta portaria. Vou procurar buscar informações sobre a situação na minha IES e ver se posso contribuir de alguma forma. Seria interessantíssimo poder implementar isso com a tecnologia da Cardano na minha instituição.

1 Like

Com certeza. Consulte o material da Cardano sobre isso… É um espetáculo! Cardano vai ser para blockchain o que o Facebook é para as redes sociais. As soluções dela são muito bem pensadas e funcionais. Quem conseguir implementar primeiro vai levar vantagem e se beneficiar das oportunidades que com certeza virão… Isso é a ponte Rio-Niterói que está sendo construída e a galera só está vendo a fundação submarina - quando o bagulho ficar pronto vai abrir um novo mundo de possibilidades… Boa sorte!

1 Like

Excelente tópico. Sou Desenvolvedor de software e novato em Cardano. Irei pesquisar mais detalhes sobre.

1 Like

Obrigado por compartilhar, vou tentar entrar em contato com as partes interessadas.

Fiz umas buscas rápidas à respeito e vi que o próprio MEC vai desenvolver a plataforma dos diplomas e ao que parece já está bem adiantada. Não cheguei a entrar em detalhes, mas acredito dificulta iniciativas individuais. Teria que ser algo a nível de governo pra incluir parceria, acredito eu.

bom dia, teria com fazer esse processo de autenticação documentos contábeis pelas tecnologia da carnado? eu até agora só estou investindo na área financeira mesmo.
estou afim de implementar isso na área contábil

Olá Lucas,

Também sou novo por aqui. Como assim autenticar documentos contábeis? Que tipo de documento? Não conheço a área.

Pelo pouco que entendo, qualquer smart contract implementado na rede, uma vez validado pelo processo de consenso, tem validade assegurada. Logo, se for algo possível de implementar como um smart contract a resposta pra sua pergunta seria sim.

Se eu estiver errado, peço que me corrijam. :grin:

vamos supor que a validação dos diplomas do mec vai ser por blockchain, formalização de documentos certo.

se for na área contábil poderia validar os relatório e balaço contábil?

Acredito que basta implementar a DApp numa rede blockchain com o smart contract definindo o documento contábil.

Esse artigo (Vista do Uso Não Financeiro de Blockchain: Um Estudo de Caso Sobre o Registro, Autenticação e Preservação de Documentos Digitais Acadêmicos) apeesenta uma proposta da UFPB com relação a esta portaria do MEC.

Esta é uma proposta para o Catalyst Fund5 que propoe exatamente a solução para a ponto do inicio da thread. Validação de certificados.