Cardano pode ter preços diferenciados no futuro
Publicado 10.05.2023
Uma das vantagens da Cardano sobre outras blockchains são as taxas previsíveis para execução de transações e contratos. A Cardano processa as transações por ordem de chegada. Ao contrário da maioria das blockchains, o tamanho da taxa de transação não aumenta quando a rede está sob pressão. No entanto, esta abordagem não é ideal. O espaço do bloco é um recurso escasso que pode estar em alta demanda. À medida que a demanda aumenta, o valor do espaço do bloco também deve aumentar. A maioria das redes usa o chamado mecanismo de mercado de taxas que permite aos produtores de blocos escolher transações com base no tamanho da taxa. Se a rede ficar obstruída por um longo período de tempo, as pessoas brigam por espaço de bloqueio e as taxas disparam. Pode ser justo, mas não é inclusivo. Eles dizem que, neste caso, apenas os ricos podem usar a blockchain. Venha ver o que o preço diferenciado trará.
TLDR
O preço diferenciado permite que os usuários definam a taxa de acordo com a urgência da transação. Se eles pagarem uma taxa mais alta, a transação será processada rapidamente. As transações menos urgentes serão mais baratas. A Cardano permanecerá, assim, pelo menos em parte, inclusivo.
O mercado de taxas torna a blockchain exclusiva
O mercado de taxas é usado pela Bitcoin e também pela Ethereum em uma forma modificada (EIP1559). Às vezes é chamado de sistema de leilão. Os produtores de blocos o utilizam quando estão selecionando transações que serão inseridas em um novo bloco. As transações são selecionadas com base no tamanho das taxas de transação. Quanto maior a taxa, maior a probabilidade de o produtor incluir a transação em um novo bloco. O incentivo, claro, é a recompensa financeira que vai direto para o produtor.
O mercado de taxas tem uma desvantagem significativa. Uma vez que a rede fica congestionada por um longo período de tempo, as transações mais antigas com uma taxa mais baixa podem não chegar ao bloco. Eles podem ficar na pool de memórias por longos períodos de tempo, enquanto o nó está constantemente aceitando novas transações com uma taxa mais alta. A pool de memórias tem espaço limitado. Portanto, assim que as transações não couberem na pool de memórias, o nó começará a descartar algumas delas. As transações com a menor taxa serão descartadas primeiro. Este ciclo pode se repetir. Esse mecanismo aumenta as taxas mínimas que os usuários são obrigados a pagar para ter a chance de entrar no bloco. Se eles estabelecem uma taxa baixa, não podem ter certeza.
A taxa mínima pode ser dezenas de dólares em pouco tempo. No futuro, as redes serão mais adotadas, então as taxas podem chegar a centenas de dólares. Embora não seja certo que os usuários estejam dispostos a pagar taxas tão altas, e é mais provável que não, de uma coisa sabemos com certeza. As pessoas nos países em desenvolvimento não poderão acessar os serviços on-chain porque as taxas de dezenas de dólares não serão acessíveis.
Se abrir (ou fechar) um canal em uma segunda camada exigir uma transação na cadeia, todas as segundas camadas também serão economicamente inacessíveis para a maioria das pessoas. Eles serão forçados a usar serviços centralizados onde as taxas podem ser mais baixas e os serviços mais rápidos. Mas a taxa paga a um serviço centralizado é uma oportunidade econômica perdida para as redes blockchain. Do ponto de vista da sustentabilidade econômica de longo prazo de todas as redes blockchain, é desejável que elas sejam o mais lucrativas possível, ou seja, que a maioria das taxas associadas às criptomoedas sejam obtidas pelas primeiras camadas.
O mercado de taxas é uma abordagem justa do ponto de vista econômico, pois o valor do espaço do bloco está de acordo com a demanda atual. O problema é que ela discrimina os pobres e torna o acesso a blockchain um serviço exclusivo.
Obviamente, um grande número de usuários não pode obter transações na blockchain ao mesmo tempo, portanto, sempre será um serviço um tanto exclusivo. Por outro lado, precisamos buscar formas de dar acesso ao maior número possível de pessoas a um valor de mercado razoável. Preços diferenciados podem ajudar com isso.
Como ficar esperto com as taxas?
A precificação diferenciada é baseada na suposição de que os usuários têm expectativas diferentes para cada transação em termos do tamanho da taxa e do atraso na inclusão no bloco. Alguns ficam felizes em pagar mais para colocar suas transações no bloco o mais rápido possível, enquanto outros preferem pagar menos e estão dispostos a esperar mais. O mesmo se aplica aos aplicativos. Alguns precisam que a transação seja liquidada o mais rápido possível, por exemplo, DEXs. Em outras aplicações, como os marketplaces NFT, as transações não são tão urgentes.
O preço diferenciado usará a diversidade de tráfego para tornar a Cardano mais inclusiva. Ao mesmo tempo, permite que usuários e aplicativos atribuam prioridade às transações.
Observe que o mecanismo do mercado de taxas é impulsionado apenas pelo tamanho da taxa e é incapaz de distinguir entre transações de prioridade mais baixa e mais alta. Os usuários podem não conseguir definir corretamente o tamanho da taxa para correlacionar com o atraso quando desejam que a transação seja liquidada.
O documento de precificação em camadas propõe dividir o espaço do bloco em camadas. Cada nível terá um atraso e uma taxa de liquidação diferentes. O número de níveis, juntamente com atrasos e taxas em cada nível, será ajustado automaticamente dependendo da demanda atual.
Você pode pensar no mecanismo como uma rodovia com várias faixas. Cada pista terá diferentes velocidades e diferentes cargas de gás. A faixa da direita será lenta e o combustível será barato, enquanto a faixa da esquerda será rápida, mas cara. Pode haver várias faixas entre as faixas da esquerda e da direita. Os usuários podem decidir qual faixa seguir com base na rapidez com que precisam chegar ao seu destino e quanto estão dispostos a pagar.
Se a rodovia não estiver sob pressão, uma única faixa da direita pode ser usada para todos. Assim que essa faixa começar a ficar congestionada, será usada a próxima faixa, que será mais rápida, mas mais cara.
Diferentes políticas podem ser aplicadas em relação a quanto espaço no bloco será reservado para transações com uma urgência diferente. Por exemplo, será possível definir qual percentual do espaço do bloco será reservado para transações de menor prioridade, ou seja, com baixo custo. Esse mecanismo garantirá que algum espaço de bloco permaneça inclusivo, enquanto as pessoas mais ricas podem pagar mais por serviços mais rápidos.
Ao modelar o comportamento de preços em camadas, a equipe também analisou o EIP-1559. Verificouse que a Ethereum não é inclusiva e as taxas aumentam horizontalmente durante os períodos de congestionamento. A precificação em camadas permite alcançar preços estáveis que podem ser mantidos baixos para transações de baixa urgência, resultando em um conjunto diversificado de tipos de transações entrando na blockchain. O que foi uma surpresa, o mecanismo não necessariamente sacrifica a receita. O rebaixamento dos preços para transações de baixa urgência pode ser compensado por transações de alta urgência devido à capacidade de discriminação de taxas do mecanismo. A receita média com o mecanismo de preços diferenciados pode ser maior do que com o EIP-1559, apesar de cerca de 75% dos usuários pagarem uma taxa significativamente menor.
Vamos acrescentar que as conclusões do documento de precificação em camadas são gerais e podem ser usadas para diferentes blockchains. No momento, não se sabe como os preços especificamente diferenciados serão implementados na Cardano.
Além disso, o artigo mostra que é difícil fazer fortes generalizações sobre o desempenho de longo prazo dos dois mecanismos descritos. A precificação em camadas baseia-se na suposição lógica de que as pessoas e os aplicativos têm diferentes expectativas de liquidação e taxa das transações. Portanto, é inteligente tentar acomodar essas expectativas.
Uma das vantagens competitivas da Cardano é a previsibilidade e o determinismo das taxas. Se a Cardano mantivesse esse recurso, seria difícil para a equipe da IOG combiná-lo com o ajuste dinâmico de taxas e atrasos. Se algo deve ser modificado dinamicamente em uma rede distribuída, é necessário que todos os nós estejam sincronizados. A solução resultante pode ser relativamente complexa.
Se preços diferenciados pudessem ser entregues, a Cardano seria capaz de gerenciar melhor o congestionamento da rede, o que seria benéfico, especialmente para os usuários. Eles precisarão entender esse mecanismo para usá-lo bem. Carteiras e aplicativos podem ajudá-los a fazer isso (mesmo no caso de um mercado de taxas, as carteiras podem recomendar uma taxa).
Em nossa opinião, o preço diferenciado é mais justo do que o mercado de taxas, pois permite que o protocolo diferencie entre transações urgentes e aquelas que podem ter atrasos maiores. A Cardano permanece assim inclusiva, mas é preciso acrescentar que se houver grande demanda pelas transações mais baratas, por exemplo, algumas serão descartadas de qualquer maneira. Os usuários terão que reenviá-los.
Conclusão
O preço diferenciado pode ser visto como uma tentativa de resolver os problemas com as blockchains entupidas. Este é um problema que estamos enfrentando atualmente devido à mania em torno das moedas de meme, mas com maior adoção, pode ser uma condição comum. As taxas on-chain caras só podem ser resolvidas de forma confiável por uma coisa, e isso é maior escalabilidade. Se a blockchain estiver disponível apenas para os ricos, ela perderá essencialmente qualquer significado de sua existência. O uso de criptomoedas por meio de serviços centralizados quase não faz sentido fundamental para a humanidade, pois os benefícios de abertura para todos, resistência à censura, transparência, justiça etc. Cardano pode ter preços diferenciados no futuro, mas se fosse mais escalável, é possível que esse recurso fosse usado apenas ocasionalmente. Esse seria o estado ideal.
Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!