O crescimento do ecossistema cripto trouxe inovação, liberdade financeira e novas possibilidades. No entanto, também abriu espaço para um terreno fértil de ameaças, golpes e crimes digitais cada vez mais sofisticados.
Pensando nisso, o Cardano Hub Brasil realiza nesta sexta-feira, 24 de maio, às 16h (horário de Brasília) , um X Space especial sobre Segurança na Blockchain e Crimes Digitais .
O objetivo é claro: informar, conscientizar e debater como se proteger no ambiente cripto . E para enriquecer ainda mais essa conversa, teremos como convidado um dos maiores especialistas do país no tema:
Quem é Vytautas Fabiano Silva Zumas?
- Delegado da Polícia Civil do Estado de Goiás , atuando diretamente no combate aos crimes digitais.
- Coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (PCGO) , especializado em investigações envolvendo ativos digitais.
- Criador do Núcleo de Operações com Criptoativos na Coordenação-Geral de Combate ao Crime Organizado da SEOPI, do Ministério da Justiça e Segurança Pública .
- Membro do Grupo de Trabalho em Criptoativos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos , atuando em cooperação internacional.
- Mestrando em Digital Currency pela Universidade de Nicosia, no Chipre , uma das mais prestigiadas universidades do mundo no tema blockchain.
- Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, Ethical Hacking e Cybersegurança .
- Desenvolvedor da plataforma BlockSherlock , ferramenta de análise e rastreio de operações com criptoativos.
- Possui certificações internacionais como Chainalysis CRC e CCFC , reconhecidas globalmente no combate a crimes com ativos digitais.
Por que esse tema é tão urgente?
O ambiente cripto oferece autonomia e descentralização, mas essa liberdade vem acompanhada de uma responsabilidade imensa: saber se proteger .
O número de golpes, fraudes, ransomware, esquemas de pirâmide e crimes de lavagem de dinheiro usando ativos digitais cresce exponencialmente no Brasil e no mundo.
Muitas vezes, os investidores, desenvolvedores e até projetos legítimos não sabem que também podem ser alvos ou até inadvertidamente envolvidos em operações criminosas — seja por negligência, falta de informação ou por não adotarem práticas de segurança adequadas.
O que você vai aprender nesse Space?
Quais são os principais crimes digitais no universo cripto.
Como esses crimes são investigados no Brasil e no mundo.
Boas práticas de segurança para usuários, projetos e empresas no ecossistema blockchain.
Aspectos legais, compliance e como a legislação brasileira está se adaptando aos desafios da Web3.
A importância da colaboração internacional no combate ao crime com criptoativos.
Detalhes do evento:
Data: 24 de maio (sexta-feira)
Horário: 16h (BRT)
Onde: No X Space da GovChainLab
Link direto para participar: Clique aqui para acessar o Space