A aprovação do Bitcoin ETF é positiva para Cardano

A aprovação do Bitcoin ETF é positiva para Cardano

Depois de 10 anos difíceis tentando obter a aprovação do ETF Bitcoin, finalmente conseguimos. Aconteceu exatamente 15 anos depois do tweet ‘Running Bitcoin’ de Hal Finney. Para as pessoas que foram pioneiras, acreditaram e usaram a criptografia, é um grande dia. Eles obtiveram vindicação. Bitcoin ETF é um triunfo da tecnologia blockchain. A aprovação da SEC legitima toda a indústria criptográfica. Os ETFs são positivos para criptografia, mas também existem alguns pontos negativos. No entanto, o ETF Bitcoin aprovado também é positivo para Cardano e outros projetos de blockchain.

A criptografia é legítima

Muitas pessoas veem a aprovação do ETF Bitcoin como uma abertura para as instituições comprarem BTC. Do meu ponto de vista, a legitimação da tecnologia é mais importante. O Bitcoin está abrindo caminho para toda uma indústria. Acredito que em breve veremos mais pedidos de ETFs. É muito provável que a SEC os aprove.

Um dos maiores obstáculos à adoção de criptomoedas foram considerados os regulamentos e a atitude pouco clara de várias instituições. A SEC deu luz verde ao Bitcoin, o que significa que as tentativas de bani-lo serão interrompidas. Claro, estamos falando apenas dos EUA.

Os EUA sempre foram o berço da inovação. Se um dos estados mais importantes do planeta adotar a tecnologia blockchain, outros estados não poderão apenas observar. Eles terão que aderir.

A SEC considera muitos projetos criptográficos como títulos. Podemos esperar que continuem a lutar contra vários projetos. No entanto, esta luta parecerá muito desproporcional e pouco convincente à luz da ETF aprovada. A SEC está agora numa situação muito mais difícil. Espero que seja forçado a aprovar mais ETFs. Será mais fácil para os projetos de criptografia se defenderem em tribunal se chegarem tão longe.

Podemos ver alguns movimentos desagradáveis da SEC contra Cardano e a indústria de criptografia. Mas a SEC não é a única instituição nos EUA. Muitas autoridades expressaram repetidamente desapontamento com as ações da SEC. A SEC terá que ser mais cuidadosa no que faz.

ETF vs. Autocustódia

Os ETFs exigem confiança em terceiros. As instituições podem mentir sobre quantas moedas possuem ou podem falir de alguma forma. Isto não está de acordo com a visão de Satoshi.

Um tanto paradoxalmente, esta é uma certa forma de centralizar a tecnologia que deveria trazer a descentralização ao mundo. Em outras palavras, os ETFs tornam as pessoas meros investidores e as isolam das redes blockchain.

Na minha opinião, o ETF Bitcoin abre as portas para as instituições, mas tem um impacto neutro a negativo do ponto de vista da adoção. Além disso, quem não tem interesse em investir provavelmente não tem ideia do que se esconde por trás da sigla ETF.

As instituições que oferecem ETFs devem implementar comprovação de reserva. No entanto, usar uma carteira de autocustódia deve ser a opção preferida das pessoas.

A missão das criptomoedas é criar um sistema que não dependa de intermediários que possam abusar da sua posição. Isso ainda se aplica. Manter o BTC por meio de um ETF é o caminho para alguns, mas os usuários regulares devem manter a criptografia em suas carteiras de autocustódia, não necessariamente apenas por soberania e liberdade, mas também pela capacidade de usar redes e DeFi. Isso não está disponível para eles por meio de ETFs.

O sucesso das criptomoedas depende do uso de redes e serviços peer-to-peer. Se as pessoas apenas vissem e usassem a criptografia como um ativo de investimento, eu consideraria isso uma oportunidade perdida. Por outro lado, seria suficiente para muitas pessoas. Poderia até servir para os bancos, já que eles cobrariam taxas por serviços criptográficos e não seriam diretamente ameaçados pela tecnologia blockchain.

É lógico que muitas instituições apenas detêm e negociam criptomoedas. É um negócio para eles. Este é apenas o começo.

Um ETF aprovado pode nos levar adiante no longo prazo. Blockchain se tornará mais usado para tokenizar ativos e construir DeFi. Só neste ponto começa a verdadeira revolução. A tokenização em USD está funcionando. É apenas uma questão de tempo até que outros ativos do mundo real sejam tokenizados.

A BlackRock chegou a divulgar um relatório onde está escrito que a tokenização é o futuro do setor financeiro. Um ETF Bitcoin aprovado nos aproxima disso. Este poderia ser um grande passo para substituir os sistemas financeiros legados.

O melhor ainda está por vir para a indústria criptográfica

Um ETF Bitcoin aprovado é a prova do poder e do potencial das criptomoedas. É apenas o começo da disrupção e da adoção. Agora todos deveriam pensar no que acontecerá a seguir e para onde vai a indústria de criptografia.

A Cardano está sendo construída como um sistema operacional financeiro e social global. A missão do projeto é conhecida desde o início e o seu cumprimento será agora mais fácil.

Os serviços financeiros no blockchain poderão em breve ser mais do que apenas serviços para os primeiros adotantes e geeks de tecnologia. Assim que mais ETFs forem aprovados e as regulamentações iniciadas estiverem concluídas, poderemos começar a falar seriamente sobre a adoção em massa que não seja impedida por várias autoridades. A indústria deve seguir em frente. Todos esperam dele mais progresso tecnológico e inovação.

O Bitcoin já venceu muitas batalhas em sua história. Os ETFs aguardam há uma década pela aprovação. Esta vitória é significativa. Muitas pessoas se alegram. Terminadas as comemorações, é preciso continuar construindo. Para todas as equipes, fundações criptográficas, fãs e desenvolvedores, é uma motivação para continuarem seus esforços. O futuro parece brilhante.

Conclusão

Algumas pessoas argumentam que a indústria criptográfica não precisava de nenhum ETF. Eles esperavam uma revolução da criptografia sem a participação dos estados. Alguns até queriam substituir os bancos centrais. Essas pessoas podem ficar um pouco desapontadas com o fato de a criptografia estar se institucionalizando e recebendo aprovação dos estados. Provavelmente não há nada que você possa fazer sobre isso. É uma progressão natural. Ainda existe a possibilidade de que estas expectativas ambiciosas se concretizem no futuro, mas o caminho será diferente. Uma evolução gradual é melhor do que uma revolução repentina.

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!

Autor:

cardaniansio