A Comunidade Blockchain no Cardano Summit 2022

A Comunidade Blockchain no Cardano Summit 2022

Lovecoach Equipe Fundação Cardano

16 de dezembro de 2022

Com quase 50 eventos liderados pela comunidade em todo o mundo e um dia inteiro dedicado a projetos comunitários desenvolvidos em Cardano e forjados pela comunidade, a Cardano Summit 2022 foi um evento verdadeiramente global celebrando os desenvolvedores, empreendedores, inovadores e educadores no ecossistema da Cardano. Ele demonstrou o alcance e a sofisticação dos projetos atuais, ao mesmo tempo em que insinuava a possibilidade de crescimento adicional que pode criar mudanças sustentáveis ​​em todo o mundo.

De fato, ao assumir a organização do Summit deste ano, a Fundação Cardano esperava fornecer à comunidade um conteúdo instigante que encorajaria a evolução do ecossistema. Além disso, a Fundação desejava dar uma importância ainda inédita aos eventos liderados pela comunidade e posicionar igualmente a descentralização e a governança na vanguarda da Cúpula. Portanto, ajudamos os Embaixadores Cardano e vários membros da comunidade a organizar os vários eventos liderados pela comunidade Cardano Summit. Além disso, usando a Cardano Ballot especialmente desenvolvido, a comunidade votou na Cardano Summit Awards inaugural e nos palestrantes do dia 2, ajudando efetivamente a organizar a agenda do Summit.

Uma comunidade distante

Da cidade de Ho Chi Minh a São Paulo, ou de Goma a Oslo e Washington DC, os numerosos eventos liderados pela comunidade atraíram mais de 6.000 participantes. Mesmo antes do início do Summit, 19 eventos já estavam lotados, evidenciando o entusiasmo não apenas da comunidade Cardano, mas também dos curiosos sobre blockchain e suas possibilidades. Quer os indivíduos venham de uma formação institucional, empreendedora ou artística, parece existir um interesse crescente em estudos de caso de blockchain .

Da mesma forma, a resposta positiva aos eventos liderados pela comunidade sinalizou a relevância de locais diversificados. Na verdade, os organizadores do evento citaram a importância de levar o Summit a vários locais em todo o mundo: uma boa variedade de locais oferece à comunidade uma oportunidade extra de se conectar e evoluir juntos. Também facilita o networking e pode até oferecer uma chance de se envolver com pessoas fora do ecossistema Cardano.

Com um programa elaborado e executado pelos diferentes organizadores, cada evento liderado pela comunidade garantiu palestrantes exclusivos para apresentar as palestras locais, às vezes misturando-as com o streaming do evento no palco principal em Lausanne. Embora os debates abordassem vários temas, as discussões frequentemente abordavam a utilidade NFT, a criação de redes de cadeia de suprimentos eficientes, finanças descentralizadas (DeFi), bem como o uso da blockchain para identidade autossoberana (SSI). Em Jacarta, a organização realmente colaborou com a ProofSpace e a IOHK para empregar SSI e identificadores descentralizados (DIDs) para reservar e fazer o check-in dos participantes .

Apesar de terem suas próprias circunstâncias únicas e incorporarem uma vasta gama de culturas, todos os eventos liderados pela comunidade compartilharam um senso duradouro de comunidade. As conexões estabelecidas falam do potencial para desenvolvimentos futuros, enquanto o alcance internacional atesta a necessidade de considerar tanto questões de representatividade quanto de acessibilidade.

Nesse sentido, o Summit Lodge virtual forneceu mais um ponto de acesso ao Summit. Os participantes puderam interagir uns com os outros, assistir a sessões ao vivo, participar da Cardano Quest e explorar o espaço virtual. Além das áreas exclusivas do Lodge, a experiência virtual também imitou de perto o Centro de Convenções SwissTech em Lausanne.

A Loja recebeu mais de 44.000 visitas de mais de 75 países, com cerca de 40 horas de conteúdo transmitido. Todas as sessões do Summit foram disponibilizadas no canal da Fundação no YouTube, incluindo as apresentações dos palestrantes vencedores da Cardano Ballot, bem como os painéis do Dia 2, todos relacionados a projetos comunitários desenvolvidos em Cardano.

Um Summit para desenvolver habilidades

A Fundação Cardano mantém um compromisso de longa data para ajudar e equipar a comunidade. Assim, providenciamos para que a Cúpula fosse provida de oficinas que fornecessem conhecimentos práticos a qualquer interessado em potencial.

Um debate foi iniciado sobre o estabelecimento de uma carta para o Project Catalyst, e a Cardano RealFi Alliance recebeu uma apresentação formal. Outros workshops focaram no desenvolvimento de aplicativos descentralizados (DApps), na criação de contratos inteligentes e no uso de soluções específicas. Em “Dominando os Desafios SPO”, a Fundação preparou um workshop com várias sessões ministradas por especialistas do setor e operadores de pool de participação (SPOs).

Este workshop foi aberto com a Red Flag, uma empresa de consultoria em comunicação, que forneceu uma ampla análise das melhores práticas para que operadores de pool de participações menores cresçam com eficiência. Matthias Benkort - Diretor Técnico de Desenvolvimento de Código Aberto da Fundação - deu detalhes sobre o processo de contribuição para as Propostas de Melhoria Cardano (CIPs), enquanto o Dr. Claudio Tessone - Professor de Blockchain e Distributed Ledger Technologies na Universidade de Zurique - mostrou dados de uma análise de pesquisa, feita em parceria com a Fundação Cardano, sobre o efeito de designs de consenso na saúde de blockchains sem permissão.

Martin Hess, do escritório de advocacia Künzi Hess MacNab, delineou as diferenças e detalhes do atual cenário regulatório, com Frederik Gregaard - CEO da Cardano Foundation - juntando-se a Hess para responder a perguntas do público em uma interação animada que se estendeu além do horário programado da sessão. Complementando a sessão de Hess, o operador de pool de participação única, Christian Kulas, destacou a situação alemã e sugeriu algumas práticas recomendadas. Markus Guflar apresentou um esclarecimento breve, porém poderoso, sobre a produção e propagação de blocos em Cardano. O workshop foi encerrado com um painel de discussão moderado por Bullish Dumpling, apresentando Kulas e Guflar, além de Andrew Westberg.

Os elevados níveis de assiduidade e envolvimento – aqui em particular, e nos workshops em geral – evidenciaram a apetência por seminários personalizados e informativos. Eles também indicam como a exposição ao conhecimento especializado diversificado, juntamente com o amplo contato com várias ideias e experiências, pode promover não apenas inovação, mas evolução crucial.

Na verdade, a Cardano Summit Awards surgiu como um meio de celebrar a maturidade da comunidade, seja pelas conquistas de SPOs, desenvolvedores, embaixadores ou educadores. Além disso, os prêmios foram concebidos para que esse trabalho fosse homenageado pelos votos da comunidade verificados na blockchain Cardano, demonstrando assim um exemplo concreto de utilidade da blockchain.

Enquanto a Fundação Cardano se prepara para o próximo ano e considera a Cardano Summit 2023, continuaremos a apoiar a comunidade. Incentivamos todos os SPOs qualificados a participar do aplicativo em andamento para redelegação das carteiras da Cardano Foundation. Agradecemos também a todos por suas contribuições e dedicação incansável.

Sinta-se à vontade para compartilhar como você se sentiu sobre a Cardano Summit 2022 nos comentários, e ficaríamos muito felizes se você pudesse compartilhar fotos que tirou no evento principal ou em um dos eventos liderados pela comunidade.