Abordando operações completas de nós P2P

Abordando operações completas de nós P2P

Saiba mais sobre os preparativos para uma rede P2P completa, uma rede bootstrap provisória e planos futuros

14 de março de 2024 Marcin Szamotulski 4 minutos de leitura

A rede ponto a ponto (P2P) é um contribuidor fundamental para a descentralização, segurança e resiliência de longo prazo dos blockchains, permitindo a comunicação P2P, a sincronização de dados e o consenso entre os participantes.

Em março de 2023, o Dynamic P2P automatizou o processo de seleção de pares. Habilitado pela versão node v.1.35.6, ele aprimorou a comunicação entre nós distribuídos, simplificando a operação de nós de produção de blocos e de retransmissão e eliminando a necessidade de configurações estáticas e entrada manual de operadores de pool de participação (SPOs).

O próximo (e último) ponto de referência na jornada em direção às operações completas dos nós P2P está planejado para chegar com o próximo lançamento do Ouroboros Genesis. O Genesis está programado para ser implantado como parte da atualização do Chang, prevista para este verão. Isso permitirá que os nós se auto-inicializem a partir da rede Cardano ativa.

A transição P2P completa

Atualmente, a entrada inicial na rede requer sincronização de um validador seguro e confiável – geralmente um SPO confiável ou outra entidade. Uma vez sincronizados os nós, eles operam de forma descentralizada, utilizando o Ouroboros Praos . Ouroboros Genesis simplificará ainda mais o processo – ao utilizar os recursos P2P do cardano-node, o processo será totalmente autônomo, eliminando a necessidade de intervenção humana.

O processo de transição do actual modelo híbrido para uma rede P2P completa é gradual e a transição já está em curso. De acordo com PoolTool , cerca de 65% dos SPOs atualizaram para o nó v.8.7.3 lançado em dezembro, e 5% atualizaram para v.8.9.0 , que possui a versão mais recente do P2P. Em um esforço conjunto, os engenheiros do IOG e da Fundação Cardano continuarão a identificar, contatar e informar os SPOs individuais para garantir que estejam executando retransmissões suficientes para suportar P2P e se comunicando com carteiras, DApps, exchanges e outros usuários de nós para garantir que eles atualizem seus nós conforme necessário.

Avançando em direção ao Ouroboros Genesis: uma rede bootstrap temporária e ‘Genesis Lite’

Quando um nó individual passa por um tempo de inatividade prolongado ou perde a sincronização com a rede, ele deve passar por um processo de autoinicialização. Isto também se aplica a novos nós que ingressam na rede. Como medida provisória antes da implantação do Ouroboros Genesis, a IOG e a EMURGO oferecerão aos usuários uma nova rede bootstrap dedicada – Genesis Lite – composta por aproximadamente 20 nós confiáveis. Esta rede de retransmissão de inicialização confiável será dimensionada com a demanda e facilitará a inicialização de nós a partir da configuração do Cardano Genesis. Os nós recém-inicializados devem seguir inicialmente um nó atualizado e confiável e, em seguida, mudar para P2P quando estiver próximo da dica atual. Nas versões anteriores, essa transição precisava ser realizada manualmente pelos proprietários do nó, especificando o slot no arquivo de topologia.

Atualizações do ecossistema

A atualização oportuna pelos proprietários dos nós será crucial para a implementação perfeita do P2P completo e para manter a qualidade de serviço necessária para a rede Cardano. Ao migrar para um sistema P2P completo, todos os proprietários de nós precisarão atualizar seus nós para versões que suportem totalmente os mecanismos P2P. Os usuários também devem garantir que seus provedores de serviços tenham concluído as atualizações. Isso se aplica a provedores de DApp, exchanges, provedores de carteira, exploradores, outras ferramentas e pools de participação.

A IOG agora está atualizando Daedalus, Lace, Nami e outras ferramentas que suporta para se adequar às novas ferramentas P2P. A equipe Adrestia da Fundação Cardano também está trabalhando em uma atualização do backend da carteira. O DB Sync continuará funcionando sem alterações. O IOG e as equipes de engenharia de CF, juntamente com a comunidade SPO, continuarão monitorando diariamente o desempenho da rede e a qualidade do serviço e se comunicarão regularmente com as principais partes interessadas.

Todos os SPOs, exchanges, desenvolvedores de DApp, provedores de infraestrutura e outros usuários de nós foram incentivados esta semana a atualizar para o nó mais recente v. 8.9.0 e a executar todos os seus nós de retransmissão no modo P2P. Os produtores de blocos protegidos por firewall atrás dos nós de retransmissão de um SPO também podem usar o modo P2P em seus nós produtores de blocos com useLedgerAfterSlot definido como -1, ou podem continuar a se comunicar com seus nós de retransmissão usando redes legadas, se preferirem. Os provedores de ferramentas também têm a opção de configurar sua própria topologia personalizada usando raízes locais em seu arquivo de topologia definido useLedgerAfterSlot como -1 para desabilitar a descoberta de pares.

Se você é um SPO, provedor de infraestrutura ou construtor Cardano e deseja saber mais sobre o que precisa fazer para apoiar esses esforços, você pode entrar no canal operacional P2P aqui .

Ou se você ainda não ingressou no servidor Discord, pode fazer isso aqui .