Blockchain finalmente atinge maturidade com a maior implantação que o mundo já viu

Tradução da postagem no blog IOHK:
Blockchain finally comes of age with the world’s biggest blockchain deployment

O lançamento da tecnologia para 5 milhões de estudantes e professores etíopes traz uma solução inovadora para a melhoria dos resultados e da perspectiva na área educacional.

Autor original, John O’Connor , 26 de Abril, 2021, tradução: Cesar Scapella
yes

Hoje anunciamos uma nova e empolgante parceria com o Governo da Etiópia visando implementar um sistema nacional de identificação para estudantes e professores com base na tecnologia blockchain. Será também entregue um gerenciador de progresso que permite a verificação das notas de uma forma digital além de possibilitar o monitoramento remoto do desempenho escolar, alavancando a educação e oportunidades de emprego a nível nacional.

Isso será entregue usando nosso sistema de identidade – Atala PRISM, desenvolvido na Cardano, o qual permitirá que autoridades registrem o desempenho escolar dentro de um mecanismo à prova de fraudes abrangendo 3.500 escolas, 5 milhões de estudantes, 750.000 professores. A solução permite identificar com precisão as regiões e as causas do baixo rendimento escolar e assim poder alocar recursos educacionais de forma efetiva.

Isso fornecerá aos estudantes um registro de qualificações digitais, verificável através da blockchain o que reduz fraudes em candidaturas às universidades ou propostas de emprego. A tecnologia aumenta a mobilidade social permitindo que empresas verifiquem o histórico escolar de todos os candidatos sem ajuda de terceiros.

Gerenciamentos de dados à prova de fraudes

O Sistema de Identificação Nacional baseado em blockchain possui um papel central no programa Etiópia Digital 2025 – a estratégia de Transformação Digital do país. O governo emitiu recentemente um padrão de identidade nacional e o sistema Atala PRISM blockchain ID será o primeiro a emitir registros de identidade com base nessa padronização. A estratégia visa impulsionar a transformação do país através da digitalização de setores como agricultura, fabricação e turismo. Como parte disso, Etiópia também estuda uma maior adoção dos nossos produtos Atala incluindo PRISM, para cenários que vão desde soluções logísticas em blockchain para localizar e seguir cadeias de abastecimento de pequenos agricultores até soluções de identificação digital para sistemas de transporte e saúde. Já estamos discutindo sobre o uso de identidade digital por blockchain para outras duas soluções envolvendo milhões de usuários.

Empreendimento Educacional

Com a utilização da Cardano será possível acompanhar com precisão as informações como notas individuais, comportamento, níveis de presença e rendimento escolar de todos os jardins de infância, escolas primárias e escolas secundárias gerais. Professores também usarão o sistema para gerenciar agendas ou transferências assim como relatar questões de comportamento e abandono escolar. O projeto também pode futuramente ser estendido às universidades onde diplomas também são verificados digitalmente na blockchain Cardano, permitindo aos empregadores verificarem facilmente a autenticidade das habilitações literárias dos candidatos.

O governo da Etiópia está entregando tablets e fornecendo internet dedicada para os 5 milhões de professores e estudantes, permitindo a todos esses alunos um acesso instantâneo aos seus currículos acadêmicos. Isso fará com que os 80% da população etíope vivendo em zonas rurais tenham acesso a um maior índice de oportunidades na educação e no mercado de trabalho. Os códigos de identificação dos estudantes serão combinados com dados de um Sistema de Gestão de Aprendizagem e depois usados por algorítimos machine-learning promovendo ensino personalizado e um currículo dinâmico. Tais dados também servirão de base para políticas e financiamentos.

Não é de hoje que reconhecemos o quanto que os países em desenvolvimento poderiam se beneficiar de uma forma única dessa tecnologia que chamamos blockchain já que observamos em tais países a ausência de softwares arcaicos e enraizados e o fato de que as blockchains possuem um custo menor do que infraestruturas complicadas e ineficientes. Por isso já estamos trabalhando com outros governos para a digitalização de seus serviços públicos usando blockchain, incluindo projetos como o Ministério da Educação da Geórgia, pioneiro no uso de soluções Atala como suporte para um sistema de verificação de diplomas via blockchain. Além disso, em 2019, de forma pioneira, conduzimos um programa para desenvolvimento de software voltado ao público feminino cujo conteúdo abordava soluções blockchain.

Nosso anúncio de parceria com o governo da Etiópia é um passo pioneiro em nossa missão de ajudar no avanço da transformação digital descentralizada na África. Junte-se a nós para acompanhar o show #CardanoAfrica em 29 de Abril para descobrir mais sobre nosso trabalho em outras partes do continente, incluindo vários outros anúncios de novas parcerias.

1 Like