Cardano, 5 anos depois

Cardano, 5 anos depois

Cardano completa cinco anos este ano, então este é o momento perfeito para dar uma olhada em algumas das principais conquistas e marcos que definiram a evolução da blockchain

26 de setembro de 2022 - Fernando Sanchez - 6 minutos de leitura

A Cardano ainda é jovem em termos relativos, mas Mozart também era quando escreveu Minueto e Trio em Sol. Mesma idade, aliás. Mozart compôs uma melodia edificante (alguns a descrevem como encantadora), talvez de acordo com sua juventude. A missão da Cardano é igualmente inspiradora: fornecer um ecossistema equilibrado para atender às necessidades de seus usuários.

Cinco velas brilham hoje. Cinco faróis que marcam um caminho a seguir nesta jornada pela estrada da memória. Aqui estão alguns dos momentos marcantes no tempo que ajudaram a definir o que a Cardano é hoje.

27 de setembro de 2017: Cardano – a terceira geração de blockchain

Charles Hoskinson e Jeremy Wood sentaram-se em um hotel em 2015 e conversaram sobre blockchain e criptomoeda. Essa reunião se tornou o primeiro passo para a criação de uma blockchain de terceira geração que impulsionaria os princípios pioneiros do Bitcoin e do Ethereum, ao mesmo tempo em que abordavam suas deficiências técnicas. Para criar uma rede totalmente descentralizada, que capacitaria uma ampla comunidade, impulsionando a evolução e a inovação dentro de uma estrutura segura e escalável e, em última análise, oferecendo uma alternativa real aos sistemas legados restritivos do passado.

Charles Hoskinson disse: “Há mais de cinco anos, tínhamos o sonho de lançar um ecossistema maravilhoso que transformaria o mundo através do trabalho árduo de milhões de pessoas como vocês, em todo o mundo com a missão comum de melhorar os sistemas que usamos todos os dias, sejam eles sistemas de votação, sejam sistemas financeiros ou da cadeia de suprimentos.”

O começo da Cardano, dois anos depois, marcou o início dessa jornada em direção à descentralização e ao empoderamento da comunidade.

O projeto Cardano foi concebido em torno de três colaboradores principais, cada um com funções distintas:

  • A fundação Cardano, com sede na Suíça, visa padronizar, proteger e promover a tecnologia e o ecossistema Cardano;

  • IOHK, uma empresa de engenharia de blockchain responsável pela construção da blockchain Cardano; e

  • EMURGO, entidade responsável pelo fomento de aplicações comerciais construídas sobre o ecossistema Cardano.

O artigo que descreve o Ouroboros, protocolo de consenso de prova de participação da Cardano, foi aceito na Crypto em 2017. O artigo foi posteriormente citado mais de 1.300 vezes. Desde então, o IOG publicou mais de 140 artigos de pesquisa, muitos dos quais foram revisados ​​por pares.

O palco estava montado para uma jornada incrível.

Julho de 2020: Transição para Shelley

Cardano começou como uma rede federada com apenas alguns nós, uma visão ousada e uma comunidade pequena e apaixonada. No início de 2020, a reinicialização do Byron abriu o caminho para a descentralização, com uma nova implementação de nó reconstruída desde o início em um design modular para oferecer suporte a futuras atualizações. O mais significativo naquele verão foi a atualização da Shelley, que introduziu as pools de participação e a delegação. Agora, cada membro da comunidade detentora de ADA realmente tinha uma ‘aposta’ no futuro. No primeiro trimestre de 2021, a comunidade de operadores de pool de participação (SPO) começou a produzir 100% dos novos blocos. Em setembro de 2022, existem mais de 3.000 grupos de participação operacionais mantendo, desenvolvendo e contribuindo para a descentralização da Cardano.

1º de março de 2021: NFTs chegam a Cardano

Criar e negociar tokens não fungíveis (NFTs) pode ser um empreendimento criativo e uma oportunidade de negócios. Juntamente com sua oportunidade para artistas, criadores e colecionadores, a tokenização abre as portas para uma nova gama de casos de uso em blockchain: propriedade de direitos digitais, imóveis, memorabilia esportiva, itens em jogos e muito mais.

A vantagem da Cardano quando se trata de NFTs é que os tokens são cunhados nativamente na blockchain, ao contrário da Ethereum, que exige contratos inteligentes para isso. A remoção dessa camada de complexidade significa que as NFTs Cardano são mais fáceis e baratas de cunhar.

Cardano tem uma das comunidades mais vibrantes do espaço, com centenas de projetos lançados.

12 de setembro de 2021: contratos inteligentes

Alonzo foi uma grande atualização para a Cardano. Em meio a outras mudanças significativas, Alonzo possibilitou a criação de contratos inteligentes, adicionando programabilidade a blockchain. Isso, por sua vez, abriu caminho para o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (DApps). Em setembro de 2022, tres mil duzentos e vinte e oito contratos inteligentes foram implantados na Cardano.

22 de setembro de 2022: atualização do Vasil

O falecido Vasil St. Davov foi um matemático, programador, polímata e conservacionista búlgaro que plantou mais de 10.000 árvores em sua vida. Ele também foi um grande embaixador e entusiasta da Cardano. A seu convite expresso, a Cardano organizou suas comemorações de segundo aniversário em sua cidade natal, Plovdiv, em 2019. Infelizmente, Vasil faleceu em 2021, mas seu legado continua vivo através da última atualização da Cardano, com o nome pungente dele.

Vasil apresenta uma série de melhorias e aprimoramentos que melhoram e expandem muito as capacidades e expressividade da Cardano. Os novos recursos do Plutus v2, por exemplo, permitirão que os desenvolvedores de DApp criem experiências novas e empolgantes. Outro novo recurso importante, o pipeline de difusão, facilita um maior rendimento e maior capacidade de rede.

Na era Shelley, a IOG introduziu o parâmetro d, ou seja, o parâmetro que rege a porcentagem de transações processadas pelos nós do genesis. O valor original de d foi definido como 1, o que significa que cada bloco foi produzido pela rede de nós federados da IOHK. Em 31 de março de 2021, d foi reduzido para 0, o que significa que todos os blocos foram produzidos pela comunidade SPO. A atualização do Vasil removeu d completamente. Isso é bastante significativo, pois a remoção completa do parâmetro d descentraliza e impede qualquer retorno futuro ao modo federado.

A IOG publicou recentemente um artigo explicativo completo sobre tudo o que Vasil tem a oferecer.

Resumindo tudo isso: o combinador de hard fork (HFC)

Na maioria das blockchains, um hard fork é um evento “traumático” que pode envolver tempo de inatividade, reinicialização da cadeia, perda de compatibilidade ou todos os três.

Não é assim na Cardano, graças a uma tecnologia chamada hard fork combinador (HFC), que é projetada para permitir a combinação de vários protocolos, sem precisar fazer ajustes significativos. Usado pela primeira vez durante a transição de Byron para Shelley, o HFC combina dois protocolos diferentes em um único ledger, permitindo que os nós executem várias versões de protocolo por um tempo e garantindo transições suaves.

Conclusão

A jornada importa tanto quanto o objetivo

Cinco anos atrás, começando com apenas alguns nós federados, a Cardano deu seus primeiros passos como uma blockchain de terceira geração projetada para enfrentar os desafios inerentes às gerações anteriores.

Hoje, cinco anos trabalhando em cinco temas de desenvolvimento (Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire), mais de 3.000 nós e vários milhões de NFTs depois, a Cardano se destaca como uma das maiores blockchains de prova de participação do mundo. Com o ecossistema continuando a crescer e uma nova era empolgante de governança comunitária à frente sob Voltaire.

Charles Hoskinson disse: “Em nome da equipe IOG, obrigado a todos por fazerem parte desta comunidade. Obrigado a todos pelas contribuições que fizeram. E muito obrigado por fazer parte da família Cardano. Este é verdadeiramente um trabalho de amor, e nós amamos o que fazemos. E adoramos trabalhar com todos vocês. Foram cinco longos anos. Foram uns bons cinco anos e estou ansioso pelos próximos cinco anos. Felicidades."