Cardano atinge nova etapa de desenvolvimento

Original
Eng-PT

Cardano atinge nova etapa de desenvolvimento

Charles Hoskinson confirmou que abandonará a sua posição de executivo para se tornar “um monge e viajar pelo mundo” caso a blockchain não faça o upgrade total para a mainnet ‘Shelley’ este ano.

A (ADA) Cardano é atualmente o décimo terceiro ativo na tabela Brave New Coin de capitalização de mercado, numa tabela composta por outros tokens blockchain nos quais se incluem (ETH) Ethereum, EOS (EOS), a Binance Coin (BNB) e a Tezos (XTZ).

O desenvolvimento da Blockchain Cardano teve início em 2015. O Token teve uma pré venda de 62 milhões de dólares que teve lugar na Ásia. A venda decorreu entre Setembro de 2015 e Janeiro de 2017 tendo a fonte principal do financiamento origem no Japão. Um total de 26 Bilhões de Tokens foram vendidos a $0.0024 cêntimos de dólar cada. O cambio público dos Tokens começou a 1 de Outubro de 2017. Existe um teto máximo de 45 bilhões de ADA Tokens sendo que, 13.88 bilhões serão emitidos como recompensas de participação.

A equipa de desenvolvimento da Cardano inclui três membros contribuidores que dividem uma posição entre eles no valor de 5.18 Bilhões de ADA; A fundação Cardano que visa estandardizar, proteger e promover a ADA; A Emurgo que tem como objetivo o desenvolvimento, apoio e incubação de iniciativas comerciais; e a Input-Output Hong Kong (IOHK), fundada em 2015 por Charles Hoskinson and Jeremy Wood.

A IOHK providencia a equipa nuclear de desenvolvimento que está por trás das atualizações contínuas da Shelley. Esta é uma empresa de engenharia técnica que trabalha com instituições académicas, entidades governamentais e empresas multinacionais. A IOHK foi fundada em 2015 por Wood e Hoskinson com uma filosofia descentralizada e uma equipa distribuída por todo o mundo.

A IOHK desenvolveu uma solução blockchain para Universidade de Tbilisi na Georgia que permite o registo probatório de habilitações académicas . Em agosto de 2019 a empresa construiu a solução blockchain ‘Atala’ em

colaboração com o Governo da Etiópia de molde a oferecer serviços financeiros a pessoas que vivam em países Africanos. A IOHK também trabalha no desenvolvimento da Ethereum Classic (ETC) focando-se na pesquisa e desenvolvimento da criptografia em sistemas distribuídos.

O criador da Cardano, Charles Hoskinson recentemente afirmou que a equipa de desenvolvimento está a caminho de poder fazer uma transição generalizada para a ‘mainnet Shelley’ a 11 de Maio.
A atualização ’Shelley’ que se avizinha como sendo a atualização da Cardano centrada na descentralização, deve o seu nome ao autor clássico literário da obra Frankenstein. Mary Shelley era amiga de Lord Byron, que é também o nome da anterior atualização.

A fase Shelly é descrita como a “era do crescimento e desenvolvimento da rede”. O futuro lançamento da mainnet marca o início de uma fase para “amigos e família”.

Esta nova fase do desenvolvimento da Cardano irá focar-se na alteração de uma rede federativa para uma descentralizada onde os Nodes são distribuídos pelos membros da comunidade. Com a conclusão da era Shelley, a Cardano deverá assemelhar-se a uma Blockchain totalmente descentralizada de base Proof-of-Stake. Várias caraterísticas chave irão acompanhar a versão final da ‘Chain Shelley’, incluindo uma carteira de crypto ativos de seu nome Deadalus, uma plataforma de aplicações e um novo explorador de Blockchain Cardano.

O Hoskinson acrescentou que a evolução do código open-source pode ser acompanhada no Github do projeto. A maioria dos projetos de Token utiliza a plataforma de desenvolvimento GitHub na qual estão hospedados todos os ficheiros em pastas chamadas repositório, ou “repos.” Alterações a estes ficheiros são gravadas sob o nome “commits,” o que permite gravar um registo das alterações feitas, quando e por quem.

O GitHub da conta IOHK tem 277 repositórios, 15 dos quais registaram alta atividade nos últimos 90 dias. Desde junho de 2019 tem se registado um crescimento constante com especial empenho de atividade no repositório “cardano-node”.

Cardano atinge nova etapa de desenvolvimento (1)

O engenheiro informático da IOHK Jordan Millar (Jimb4350) é um dos membros contribuidores mais ativos no repositório. Millar é oriundo de Trindade e Tobago e tem um mestrado em química pela Universidade de Óxford. A página da comunidade de apoio da IOHK descreve da seguinte forma os desenvolvimentos mais recentes:

  • Cardano Node 1.11.0- Atualizações que melhoram a utilização de nodes na rede. Adicionou suporte Windows e algumas pré-versões para testes.

  • Cardano DB Sync 1.5.0- Melhorou a forma como os Nodes sincronizam com a a informação da blockchain Cardano.

  • Cardano Wallet 2020.4.28 and Cardano Wallet 2020.5.6- Novo apoio ao desenvolvimento de interface com a linha de comandos e programação HTTP e o interface que permite receber e enviar pagamentos na nova plataforma Cardano.

  • Cardano Coin Selection 1.0.0- Uma biblioteca com implementação de algoritmos Haskell para seleção de moedas e ajuste de comissões.

Em novembro de 2018, Hoskinson anunciou que a IOHK deixaria Hong Kong e se iria estabelecer no Wyoming. Em Fevereiro de 2020 doou 500,000$ à universidade do Wyoming estabelecendo aí o seu novo laboratório Cardano o qual se iria focar na escrita de código na linguagem de smart-contract da ADA.

O laboratório diz estar a desenhar uma ferramenta de hardware para permitir a implementação de medidas autenticação e anti-contrafacção nos pagamentos Cardano.

Em Setembro de 2019, Hoskinson anunciou uma parceria com a New Balance (NB Shoes) para embargar e bloquear artigos contrafeiros. Outras parcerias anunciadas incluem ainda a Polymath, a StudEx, a ScanTrust, Finkda Advisors, Dust Identity, PriceWaterhouseCoopers(PwC), the Privilege Project e o centro Berkman Klein da Universidade de Harvard.

1 Like