Cardano Community Digest - 9 de janeiro de 2023

Cardano Community Digest - 9 de janeiro de 2023

Cardano-Fundação - Equipe Fundação Cardano

Bem-vindo ao Resumo da Comunidade Cardano!

Publicado pela equipe da comunidade Cardano a cada duas semanas, este Digest fornecerá notícias, atualizações e eventos sobre o projeto e o ecossistema!

Se você estiver interessado em receber o Community Digest no futuro diretamente por e-mail, inscreva-se aqui 12!

Feliz Ano Novo! Esperamos que você tenha tido um feriado maravilhoso e agora esteja pronto para começar o novo ano conosco. À medida que a temporada de férias chega ao fim, temos o prazer de apresentar a você o primeiro Community Digest quinzenal de 2023.

Foco da semana

Relatório de Atividade dos Desenvolvedores Blockchain 2022

Os relatórios sobre a atividade do desenvolvedor de blockchain podem ser úteis para entender as tendências na indústria de blockchain e para identificar os projetos mais ativos e influentes no espaço. O relatório de sentimentos rastreia uma variedade de métricas, como o número de desenvolvedores trabalhando em uma blockchain específica, a frequência de confirmações e atualizações de código e o volume de discussões que ocorrem na comunidade de desenvolvimento de um projeto. Ao examinar essas e outras métricas, é possível ter uma noção da saúde geral e da direção de um projeto blockchain, bem como seu potencial de crescimento e adoção.

As 10 principais blockchains em 2022 - Santiment Community Insights

2022 foi um ano agitado. E se pudéssemos ver protocolos de blockchain que aumentassem a atividade de desenvolvimento, apesar de todos os despejos malucos? Fácil! Aqui está um

Cardano mostrou novamente sua consistência no ano passado na posição número 1 em atividades de desenvolvedor.

IAGON indo para Cardano completo

A equipe norueguesa Iagon planeja trazer seu projeto para a Cardano Blockchain. Em agosto de 2022, houve um atraso infeliz na movimentação dos tokens ERC20 anteriores porque a ponte usada para isso teve que ser interrompida como resultado de um ataque cibernético. Nenhum token ERC20-IAG pôde ser convertido desde então. Agora, a equipe IAGON elaborou uma forma alternativa para que a mudança para Cardano possa ser concluída conforme planejado.

Blog oficial de Iagon – 30 dez 22

Iagon vai cheio de Cardano 5

Estamos mais motivados do que nunca para transferir todas as nossas operações para Cardano.

Axo (anteriormente conhecido como Maladex) reembolsa recompensas ADA para delegadores

Se você está se perguntando por que recebeu algum ada em 31 de dezembro de 2022 e de quem, não se preocupe. Não foi um presente de Natal atrasado de Charles, mas sim um ISPO, especificamente Axo (anteriormente conhecido como Maladex), reembolsando a seus delegadores as recompensas ada geradas por sua participação delegada.

Isso significa que cada delegador das pools Maladex terá recebido um reembolso ada pelo tempo que delegou às pools de stake, incluindo a porcentagem relativa da taxa minpool. Este movimento surpreendeu muitos, mas a equipe do Axo explicou por que era necessário em um artigo: “A decisão de não usar esses fundos foi tomada devido à orientação pouco clara do regulador sobre o tratamento da receita gerada pelos pools de participação e o compromisso do Axo de abordar a conformidade regulatória proativamente."

Quanto aos tokens AXO, os delegadores dos pools Maladex ainda são elegíveis para o airdrop do token AXO, que poderá ser reivindicado por meio do Axo Vault.

Fundação Cardano envia resposta à consulta do quadro regulamentar do Conselho de Estabilidade Financeira

A Fundação Cardano apresentou resposta a uma consulta pública realizada pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), órgão internacional que monitora e faz recomendações sobre o sistema financeiro global e sua regulamentação. A consulta convidou comentários sobre a estrutura regulatória proposta pelo FSB e recomendações para stablecoins, bem como atividades e mercados de criptoativos.

A submissão da Fundação Cardano, juntamente com todas as outras respostas à consulta, está disponível no site do FSB. Em sua apresentação, a Fundação enfatizou a necessidade de uma abordagem diferenciada para a política regulatória que considere as possíveis aplicações da tecnologia blockchain além das atividades financeiras ou semelhante as finanças e diferencie as atividades que dizem respeito à própria tecnologia versus aquelas que se baseiam nela.

O FSB pretende finalizar suas recomendações até julho de 2023 e incorporar comentários públicos. A Cardano Foundation espera contribuir para o desenvolvimento de uma estrutura regulatória global aberta, sólida e favorável à inovação para a tecnologia blockchain.

Um tópico no Twitter discutindo os novos recursos da Cardano que vêm com o próximo hard fork

Outro evento Cardano Hardfork Combinator (HFC) está se aproximando rapidamente, agendado para fevereiro ou início de março de 2023. Este evento altamente antecipado trará uma série de novos recursos e atualizações para a blockchain Cardano, com foco no aumento da interoperabilidade com outras redes. Em preparação para esta atualização de rede, nosso membro da comunidade Emmanuel criou um tópico de alto nível no Twitter descrevendo vários recursos que devem aprimorar ainda mais a Rede Cardano.

Outras notícias relacionadas a Cardano

  • Um destaque nos grupos de participação: Grupo de
    participação SolPi A SolPi prioriza a construção e administração de um grupo de participação com eficiência energética, doando recursos para causas voltadas para o meio ambiente que procuram utilizar energia renovável. Fonte

  • Como nivelar o sistema financeiro global? Um artigo de Frederik Gregaard, CEO da Fundação Cardano. Fonte

  • Adotando uma abordagem diferenciada para a regulamentação de ativos digitais Fonte

Os 10 assuntos mais movimentados da Cardano no Reddit

Abaixo estão os tópicos mais envolventes no Reddit

Forum Cardano Top 10 Principais Tópicos Divulgados

Tópicos que receberam mais cliques de fontes externas. (últimos 10 dias)

Cliques no tópico

Encontros recentes

Outros encontros ao redor do mundo:

Chamadas de Embaixador realizadas recentemente

  • 2 de novembro de 2022 Chamada aberta do moderador
  • 9 de novembro de 2022 Chamada aberta do organizador do Encontro
  • 9 de novembro de 2022 Chamada aberta para criadores de conteúdo
  • 10 de novembro de 2022 Especial: Ambassador Call - Cardano Summit 2022
  • 17 de novembro de 2022 Chamada Mensal do Embaixador
  • 23 de novembro de 2022 Chamada aberta para tradutores
  • 30 de novembro de 2022 Chamada aberta para criadores de conteúdo
  • 30 de novembro de 2022 Chamada aberta do organizador do Encontro

Reunião quinzenal do editor CIP no Discord

Você está interessado em participar de reuniões de editores do CIP? Junte-se ao canal Discord para saber mais sobre esta comunidade interessante onde ideias e mudanças recomendadas são discutidas.

CardanoWiki

CIP-1694: Cardano entra na era Voltaire

A equipe IOG prepara Cardano para entrar na era Voltaire. Se o tópico de governança on-chain lhe interessa, você definitivamente não deve ignorar o CIP-1694. Esta Proposta de Melhoria Cardano (CIP) define as bases para a tomada de decisões descentralizada. Este será o primeiro grande passo para a gestão descentralizada do projeto Cardano, que entregará uma quantidade significativa de poder à comunidade.

TLDR

  • Atualmente, as 7 chaves de governança estão divididas entre 3 entidades.
  • Haverá um documento chamado Constituição e um comitê para supervisionar a governança.
  • Haverá uma nova função de Representante de Delegação (DRep), que poderá ser obtida por qualquer interessado. Os interessados ​​podem delegar sua participação ao DReps.
  • No novo modelo de governança, as principais mudanças serão decididas pelo comitê, DReps e SPOs.

Como é a governança hoje?

Toda ação de governança deve ser iniciada por meio de uma transação especial de governança. Esta transação deve ser autorizada por pelo menos 5 das 7 chaves de governança. 3 chaves de governança são mantidas pelo IOG, 2 são mantidas pela Fundação Cardano e 2 são mantidas pela Emurgo.

Uma transação de governança contém parâmetros especiais que descrevem os detalhes da ação necessária. Essas ações dizem respeito à modificação dos parâmetros do protocolo Cardano e à movimentação de moedas ADA da tesouraria e reserva do projeto.

Se a transação de governança for assinada com o número necessário de chaves, ela será executada em um limite de época. Isso significa que a ação foi executada.

Um dos parâmetros importantes da Cardano é a versão principal do protocolo. As transações de governança iniciam um hard fork, ou seja, uma atualização do protocolo Cardano. A alteração dos parâmetros do protocolo Cardano (por exemplo, o parâmetro K) não requer grandes alterações de protocolo e pode ser inicializada praticamente a qualquer momento.

Um hard fork é um caso especial, pois para aprovar uma migração para uma nova versão, os operadores e usuários do pool devem instalar uma nova versão do cliente com antecedência. A atualização também deve ser suportada por trocas, equipes de terceiros construindo carteiras, etc. O combinador hard fork só pode ser acionado se todas as partes relevantes estiverem prontas para isso.

Alterar um parâmetro relacionado a uma versão principal do protocolo é, portanto, considerado uma ação especial tanto no antigo quanto no novo modelo de governança.

Entrar na era Voltaire resolverá algumas das deficiências do modelo atual. O modelo atual é descentralizado, mas apenas 3 entidades podem participar da votação. Os titulares de ADA não podem votar. Embora a equipa discuta as alterações dos parâmetros do protocolo com os operadores do pool e a comunidade, apenas as 3 entidades fundadoras têm controle sobre o processo. Além disso, não há nenhum documento ou orientação que defina em quais princípios a tomada de decisão deve se basear.

Constituição e Comissão Constitucional

Um documento chamado Constituição será criado para definir os valores centrais e princípios orientadores para a governança do projeto Cardano. Em algum estágio posterior, é possível que parte do documento assuma a forma de um contrato inteligente. Na fase inicial, será apenas um documento off-chain cujo hash será armazenado on-chain no ledger Cardano.

Haverá uma Comissão Constitucional composta por membros ou entidades que terão a responsabilidade de fiscalizar a governança. Todas as ações de governança devem estar de acordo com a Constituição.

É importante dizer que a Comissão Constitucional não terá quaisquer poderes especiais em comparação com os outros atores. Os demais atores (DReps) podem substituir os membros da Comissão Constitucional a qualquer momento e devem aprovar todas as ações de governança. Pode-se dizer que o comitê tem direitos muito semelhantes aos dos outros membros. Uma das razões para a existência do comitê é resolver o problema de bootstrapping. A Comissão pode atuar como mentor ou consultor.

O Comitê Constitucional pode estar em um dos seguintes estados:

  • um estado normal (confiança)
  • um estado de desconfiança

Se um comitê estiver em estado de “desconfiança”, ele não poderá mais participar de nenhuma ação de governança e deverá ser substituído antes que qualquer ação de governança seja promulgada. Quaisquer ações de governança pendentes tornam-se nulas imediatamente após o comitê entrar em um estado de “desconfiança”. Neste caso, SPOs e DReps representarão a vontade da comunidade.

Na fase inicial, os membros do comitê serão membros centrais das organizações que fundaram a Cardano e membros ativos da comunidade. Não há número definido de membros do comitê ou quórum (o número de votos necessários para decretar ações de governança).

No estado de confiança, a comissão pode ser substituída pela ação de governança 2. O novo estado deve ser aprovado pela comissão existente e pelo DReps (falaremos sobre o DReps mais adiante). No estado de desconfiança, a comissão pode ser substituída pela ação de governança 5 e deve ser aprovada pelas SPOs e DReps.

Delegado Representante (DRep) é um cargo que está aberto a todos os titulares de ADA através de registro. O registro do DRep imitará os mecanismos de delegação de estaca existentes (por meio de certificados). Os proprietários das chaves de staking (essencialmente stakers) poderão delegar suas stakes ao DReps. Se alguém não quiser participar ativamente da governança, mas tiver interesse em que alguém experiente tome decisões em seu nome, pode delegar sua participação no DRep escolhido para fortalecer sua posição. É o mesmo princípio de delegar ADA a um pool.

Além da distribuição de credenciais por estaca existente e da distribuição por pool de estacas, uma nova distribuição de estaca por DRep será introduzida.

Vale ressaltar que SPOs podem se tornar DReps. Não há razão para impedi-los de fazê-lo. No entanto, os DReps não precisam ser SPOs. Isso permite que qualquer pessoa ganhe uma posição forte por meio da delegação de estaca sem ter que administrar seu próprio pool.

É importante observar que nenhuma verificação de identidade será necessária para membros do comitê e DReps. Espera-se que algo como DID seja suficiente para a comunidade. Forçar a verificação de identidade seria contra os princípios da descentralização.

Ações de Governança

Na fase inicial, serão 6 ações de governança. Uma ação de governança é um evento on-chain que será acionado por uma transação especial com um prazo definido após o qual não pode ser decretado.

A ação de governança é considerada ratificada quando recebe um número suficiente de votos SIM a seu favor. Se não obtiver o número necessário de votos, considera-se caducado. Se uma ação for ratificada, ela será decretada assim que for ativada na rede. Uma ação pode ser descartada mesmo que tenha sido ratificada se o comitê entrar em um estado de “desconfiança”.

Vamos dar uma olhada na lista de eventos:

  1. Movimento de desconfiança
  2. Novo Comitê Constitucional e/ou tamanho do quórum
  3. Atualizações na Constituição
  4. Iniciação do Hard Fork
  5. Alterações de parâmetros de protocolo
  6. Saques do Tesouro

Qualquer detentor de ADA pode enviar uma ação de governança se fornecer o depósito de ADA exigido. O depósito será devolvido após a votação, independentemente do resultado.

As ações de governança podem ser ratificadas por meio de votação em cadeia. Dependendo do tipo de ação, diferentes requisitos de ratificação são necessários. Uma ação será ratificada se ocorrer alguma combinação específica do seguinte:

  • A Comissão Constitucional aprovam a ação.
  • O DReps aprovam a ação.
  • As SPOs aprovam a ação.

No caso de uma votação da Comissão Constitucional, o número necessário de membros conforme definido pelo quórum deve votar SIM para a aprovação da mudança. No caso de votos DReps ou SPOs, a participação controlada por quem vota SIM deve atender a um determinado limite sobre a participação total de votos registrados.

A primeira ação de governação, a moção de “desconfiança”, não é votada pela Comissão Constitucional mas apenas pela DReps e SPOs. A maioria das ações deve ser aprovada pelo comitê, DReps e SPOs. Consulte CIP-1694 para obter mais informações.

A votação será feita por meio de transações on-chain, que devem conter, entre outras coisas, o ID da ação de governança (cada ação terá seu próprio ID), função (membro do comitê, DRep ou SPO) e voto (SIM/NÃO/ABSTAIN) .

Os votos podem ser dados várias vezes para cada ação de governança. Os votos enviados corretamente substituem quaisquer votos mais antigos para uma determinada ação.

Conclusão

É altamente recomendável que você encontre o CIP-1694 no GitHub para ler o original. Você pode comentar sobre o CIP e sugerir alterações.

À medida que entramos na era Voltaire, as moedas ADA no tesouro, a mudança nos parâmetros do protocolo e até mesmo o hard fork serão decididos pela comunidade e não pelos membros fundadores da Cardano. Este é um passo importante para o gerenciamento de projetos descentralizado.

A produção de blocos é descentralizada no momento. Assim que as 7 chaves de governança atuais se tornarem obsoletas, a comunidade assumirá o controle de Cardano. Isso é importante do ponto de vista regulatório, pois não haverá mais entidades que tenham controle sobre a gestão do projeto. A IOG pode estar envolvida na modificação do código-fonte, mas o início do hard fork, ou seja, a implantação da atualização, estará nas mãos da comunidade. A comunidade ficará responsável pela Cardano. Se os reguladores quisessem realizar alguma coisa, teriam que se comunicar com todos os detentores de ADA.

artigo de origem

Destaque para ferramentas criadas pela comunidade

O Portal do Desenvolvedor foi criado para promover um lar para desenvolvedores que se dedicam a construir ferramentas e serviços no Cardano. A plataforma permite que os desenvolvedores não apenas colaborem em projetos, mas também mostrem seus trabalhos.

O Portal do Desenvolvedor aspira a se tornar uma fonte confiável onde os usuários podem pesquisar ferramentas que atendam às suas necessidades.

Projetos comunitários já em execução na rede principal são incentivados a adicionar seus projetos ao Portal do Desenvolvedor.

  • Chainport ChainPort é uma ponte blockchain de segurança rígida de última geração que permite que você pule pelas cadeias EVM para Cardano com um clique.
  • Cardano Pet Registry Um sistema de registro global de animais de estimação virtualmente gratuito, sem fins lucrativos, construído na blockchain Cardano, facilita o resgate de animais de estimação ponto a ponto e a prova histórica de propriedade do animal de estimação.

Opinião

Valorizamos seu feedback e adoraríamos saber como você experimentou ler nosso Community Digest. Dedique alguns segundos para fornecer feedback:

Comentário da Comunidade (externo) Feedback

Muito obrigado e saudações da Equipe da Comunidade!