Cardano Summit 2023: recapitulação do primeiro dia

Cardano Summit 2023: recapitulação do primeiro dia

Fundação Cardano - Equipe da Fundação Cardano

Após a festa de networking de 2 de novembro, o primeiro dia de conferências do Cardano Summit 2023 começou ontem, recebendo participantes presenciais e virtuais de todo o mundo. O primeiro dia da Cimeira contou com mais de 35 sessões e mais de 55 oradores discutindo e apresentando sobre resiliência operacional, bem como educação.

Dr. Marwan Al Zarouni deu as boas-vindas a todos em Dubai, explicando como os Emirados Árabes Unidos reúnem diferentes culturas para construir o futuro. Enfatizando a estratégia do país para alavancar a tecnologia blockchain onde ela for mais aplicável, o Dr. Al Zarouni também incentivou todos a não confiarem na sorte ou nas circunstâncias, mas sim a tomarem a iniciativa.

Um blockchain para ressoar através da história

Na palestra “ Enterprise Blockchain is Dead; Vida longa ao Blockchain para empresas ” Frederik Gregaard, CEO da Fundação Cardano, discutiu como é crucial manter e nutrir o consentimento em todos os momentos, à medida que as tecnologias digitais se tornam cada vez mais entrelaçadas na estrutura da sociedade. Gregaard enfatizou que a resiliência operacional tornou-se não apenas uma característica das infraestruturas digitais, mas na verdade um dos principais motores do progresso sustentável. Na verdade, Cardano continua evoluindo, possibilitando, consequentemente, horizontes mais amplos para o blockchain. É uma infra-estrutura pública concebida para o século XXI e destinada a melhorar os sistemas sociais do mundo.

Como disse Gregaard, Cardano “não foi projetado para poucos, foi projetado para as massas”. Na verdade, tem um espírito que melhora a governação participativa e os sistemas sociais. Assim, Gregaard agradeceu ao ecossistema por acreditar, bem como por desenvolver Cardano, e concluiu destacando como Cardano envia um “apelo a todas as indústrias e sistemas sociais para se juntarem a nós nesta jornada, para participarem num futuro que não seja apenas resiliente mas também equitativo e transparente”.

O painel “ Governança Essencial: Construindo Fundações Blockchain Fortes 1” ocorreu em seguida no palco principal, com base nos insights da pesquisa do Boston Consulting Group sobre os elementos essenciais para a construção de bases robustas de blockchain. A discussão explorou tópicos como modelos de governança, estruturas organizacionais, processos e formas de garantir o sucesso das iniciativas de blockchain. Bernhard Kronfeller, Sócio e Diretor Associado do Boston Consulting Group, enfatizou que a corrida pela adoção em massa já começou dentro de um ambiente regulatório em evolução, tornando essencial que projetos sem uma base sólida girem rapidamente.

Na Pitch Arena, representantes da Fundação Cardano, EMURGO , IOG e Cardano MENA exploraram a transparência na era de Voltaire , a fase de governança do blockchain Cardano. O painel examinou por que esta era exigirá soluções, ferramentas e interfaces acessíveis que qualquer pessoa possa usar em todo o mundo, mesmo aqueles que são novos no Cardano. No centro destas considerações, Juana Attieh, do LALKUL e Cardano MENA, observou que o desafio contínuo da governação reside no facto de ser interminável, o que torna importante pensar em novas formas de envolver e motivar a participação.

Charles Hoskinson, CEO e fundador da IOG, e Eran Barak, CEO da Midnight , subiram ao palco principal para discutir a importância da comunidade de construtores e criadores de Cardano na era de Voltaire. Os dois refletiram sobre como esses indivíduos diferenciam Cardano de outros protocolos além do domínio dos fundamentos técnicos. Ao explorar a jornada de Cardano e o seu futuro, Hoskinson elaborou que ter um sistema de governação e dar às pessoas o poder de o mudar pode levar a coisas surpreendentes.

Construindo um ecossistema mais conectado e inclusivo

De volta ao palco da Pitch Arena, palestrantes da Fundação Cardano, Wanchain 1, Maestro e Router Chain exploraram aplicações mundiais, classificação, obstáculos e aspectos de segurança da interoperabilidade . Marvin Bertin, CEO da Maestro, observou que as empresas se preocupam mais com a funcionalidade e com a criação de valor para seus usuários, tornando importante fornecer funcionalidade entre cadeias, evitando sobrecarregar os usuários com o gerenciamento das complexidades técnicas da Web3.

Em “ Diversificando o Acesso ao Blockchain com Educação ”, o painel explorou como as pessoas podem aproveitar seu conhecimento teórico e aplicá-lo no espaço blockchain. Ao descrever o ecossistema atual, Nikhail Joshi, COO da EMURGO , destacou que é necessária uma solução multifacetada de governos, organizações e do setor privado para educar plenamente as sociedades.

No palco principal, os palestrantes também mergulharam no mundo da educação em blockchain , explorando como equipar os indivíduos com conhecimento sobre blockchain promove a inovação e o crescimento da indústria. Sobre este ponto, Marcelo AF Curi, arquiteto de soluções certificado em Blockchain e Crypto-Token Economy, destacou a falta de compreensão em relação aos protocolos selecionados, uma realidade que pode sufocar a inovação, enfatizando ainda mais a importância de educar os líderes e as principais partes interessadas junto com a sociedade em geral . Jasmina Locker, por outro lado, destacou como o blockchain permite transparência e confiança, inclusive no que diz respeito às credenciais dos estudantes, facilitando a verificação de seus registros quando se mudam para diferentes países.

Em seguida, um painel de especialistas jurídicos navegou pela situação da regulamentação global do blockchain e explorou o rumo que a indústria seguirá a partir daqui. O grupo observou que, após anos de investigação e desenvolvimento de fatos, o licenciamento para modelos de negócios baseados em blockchain começou a alcançar o debate dominante. No entanto, em comparação com o mercado financeiro existente, as diferenças jurisdicionais ainda permanecem significativas. Além da incerteza regulatória, Robert Kopitsch, secretário-geral da Blockchain para a Europa , supôs que, devido às dúvidas frequentes sobre o custo da adoção da blockchain, a criação de modelos de incentivos para os operadores históricos representa um dos maiores obstáculos em todo o mundo.

Teodor Petricevic, líder do acelerador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), anunciou o terceiro parceiro do Cardano Global Impact Challenge . Tadamon , uma plataforma comunitária liderada pelo PNUD para o empoderamento da sociedade civil, fez parceria com a Fundação Cardano para aumentar a conscientização sobre como a tecnologia blockchain pode enfrentar os desafios de desenvolvimento enfrentados pelas organizações da sociedade civil (OSC) em toda a África, Oriente Médio e Ásia. As parcerias desenvolverão programas de capacitação, iniciativas de compartilhamento de conhecimento, sessões de treinamento e eventos colaborativos para promover o conhecimento sobre a tecnologia blockchain.

O primeiro dia da Cúpula foi concluído com uma experiência gastronômica no deserto, oferecendo aos participantes um banquete de hospitalidade tradicional do Oriente Médio em meio a um show emocionante. A Cimeira regressou agora para um dia inteiro de masterclasses e painéis de discussão sobre adoção e impacto. Posteriormente, o Jantar de Gala de Premiação encerrará o evento deste ano, anunciando os vencedores do Hackathon e do Summit Awards em uma cerimônia transmitida ao vivo no aplicativo Summit .

Fonte original: ’ Cardano Summit 2023: Day 1 recap ’ por David Taylor, publicado em 4 de novembro de 2023.