Chang Hard-fork traz Plutus V3 para Cardano

Chang Hard-fork traz Plutus V3 para Cardano

cardaniansio

Plutus V3 é uma atualização massiva que trará novas possibilidades para aplicações construídas em Cardano. Por exemplo, introduz novas primitivas criptográficas, incluindo conhecimento zero (ZK). Isso permitirá a construção de rollups ZK e contratos inteligentes ZK em Cardano. O hard fork Vasil, implantado em setembro de 2022, trouxe o Plutus V2. V2 teve um impacto significativo na eficiência dos contratos inteligentes. V3 traz novamente maior eficiência, mas também novas possibilidades. Plutus V3 está disponível para teste no SanchoNet.

O que o Plutus V3 traz

O Plutus V3 inclui primitivas e ferramentas avançadas que oferecem aos desenvolvedores mais opções para escrever contratos inteligentes. A equipe IOG, em cooperação com o MLabs, concentrou-se principalmente no desempenho, rendimento, tamanho do SC e novos recursos.

As capacidades criptográficas serão expandidas. No ano passado, a atualização do Valintine apoiou ECDSA e Schnorr, permitindo interoperabilidade com Bitcoin.

V3 adiciona novas primitivas criptográficas que permitem construir pontes de cadeia lateral e aumentar a interoperabilidade com outras cadeias de blocos.

Provavelmente o mais esperado é o suporte do sistema de prova de conhecimento zero (ZKP). A criptografia ZK permitirá que os desenvolvedores criem rollups ZK e contratos inteligentes ZK. Isto aproximará Cardano do que Midnight será capaz de fazer (Midnight tem a vantagem de ter uma blockchain privada, etc.). Algumas equipes já anunciaram que faltam vários meses para os contratos inteligentes ZK em Cardano.

A linguagem Plutus contém funções integradas que são comumente usadas em scripts. V3 traz novas funções.

Por exemplo, 17 novas primitivas que suportam curvas criptográficas. Ele abre portas para implementação e integração perfeitas de sidechain com Mithril.

Além disso, uma função hash criptográfica Keccak-256 que produz um valor hash de 256 bits. É comumente usado para verificação segura de dados no Ethereum. Portanto, apoiá-lo no Plutus permitirá a construção de soluções entre cadeias e apoiará alguns projetos comunitários.

A V3 introduz primitivas bit a bit que permitem aos desenvolvedores manipular bits em um nível baixo. Isso terá um impacto positivo no desempenho superior. Por exemplo, os desenvolvedores terão uma primitiva que permite a conversão altamente eficiente entre números inteiros e strings.

CIP-58 adiciona uma classe de funções de baixo nível para algoritmos e estruturas de dados altamente eficientes. Ele adiciona a capacidade de construir tabelas hash eficientes, uma estrutura de dados de mapeamento de valor-chave comum, etc.

Governança

O hard fork Chang traz governança para Cardano. A V3 permitirá que os usuários vejam as entidades relacionadas à governança CIP-1694. Este é o primeiro grande passo de Cardano na era da governação. Já é possível se cadastrar como DRep no SanchoNet. O processo é fácil e leva alguns minutos.

Cerca de 600 carteiras aderiram à SanchnoNet e mais de 160 DReps foram registrados. Esses são números muito bons para testnet.

De acordo com o roteiro da SanchoNet, as fases 1 a 4 foram concluídas. Isso permite o registro do DRep, a delegação do DRep e a votação do DRep. Também é possível, por exemplo, votar como SPO ou DRep. Espero que o mesmo seja possível na rede principal de Cardano após o hard fork.

Conclusão

V2 trouxe um aumento significativo na eficiência em comparação com V1. V3 amplia os limites da eficiência e expande as possibilidades. Algumas equipes estão ansiosas pela V3. Esperançosamente, eles fornecerão em breve aplicativos que utilizarão totalmente o potencial da V3. Esperançosamente, veremos o uso da criptografia ZK em breve.

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!