ūüáĶūüáĻ Como a Cardano protege os ativos digitais?

Como a Cardano protege os ativos digitais?

Publicado em 9.3.2023

No passado, houve v√°rios casos de pessoas que perderam seus ativos digitais porque os hackers conseguiram explorar as vulnerabilidades das carteiras blockchain. √Č importante ressaltar que isso n√£o √© culpa da blockchain em si, mas sim da equipe respons√°vel pelo desenvolvimento da carteira hackeada. A seguran√ßa de seus ativos digitais depende da escolha da carteira certa e, mais importante, do seu comportamento. Vamos dar uma olhada no que a Cardano como rede √© respons√°vel pela prote√ß√£o de ativos digitais, pelo que os desenvolvedores de carteira s√£o respons√°veis e o que voc√™ pode fazer.

TLDR

  • A rede Cardano n√£o permitir√° que terceiros roubem sua propriedade ou o impe√ßam de descart√°-la.
  • A Cardano separa os dados do usu√°rio (ativos digitais) dos servi√ßos prestados. A interface para o servi√ßo (carteiras) pode ser fornecida por terceiros.
  • Cabe a voc√™ proteger seus ativos digitais por meio da semente.
  • Cardano nunca pode ser hackeada quando se trata de proteger seus ativos e o direito de dispor deles livremente.

Qual é a diferença entre Cardano e Twitter?

A carteira √© a interface para a blockchain. Se voc√™ precisar receber ou enviar ativos, controle a carteira de maneira semelhante a, digamos, o Twitter. Twitter √© uma rede social. Basicamente, √© apenas um protocolo que voc√™ acessa por meio de um aplicativo m√≥vel ou navegador da web. Essa √© a interface para voc√™ no Twitter. Voc√™ pode ler os tweets de outros usu√°rios e, a qualquer momento, escrever seu pr√≥prio tweet para o mundo inteiro ver. Atrav√©s da interface, voc√™ insere instru√ß√Ķes que o protocolo executa como voc√™ deseja.

Há uma diferença fundamental entre o Twitter e uma carteira blockchain.

O Twitter é uma entidade centralizada responsável pelo protocolo e infraestrutura. O protocolo é construído em uma arquitetura cliente-servidor. A empresa é proprietária dos servidores aos quais os usuários se conectam por meio de uma interface também fornecida pelo Twitter. Pode-se dizer que o Twitter tem controle sobre o protocolo, a infraestrutura e também a interface. Uma implicação é que você não possui digitalmente uma conta no Twitter. Você só tem acesso a ela através de suas credenciais de login.

Como a blockchain é diferente? Vamos explicar na Cardano.

Cardano é uma rede distribuída para a qual a produção de blocos descentralizada é essencial. Os blocos são produzidos por nós pertencentes a operadores de pool (SPOs). SPOs são controlados por detentores de ADA.

Por que isso √© importante ao escolher uma carteira? Porque nem a rede Cardano nem os operadores de pool podem possuir nada. A blockchain Cardano armazena dados dispon√≠veis publicamente e voc√™ pode encontrar todas as transa√ß√Ķes nela. No entanto, todos os ativos digitais (moedas ou tokens ADA) sempre pertencem a um usu√°rio espec√≠fico.

Para usar Cardano, os usuários precisam de uma interface, ou seja, uma carteira. Cardano como rede não é responsável pela interface. Pode-se dizer que a rede é um produto da equipe, e a equipe também pode fornecer uma carteira que facilite o acesso a blockchain. No caso da Cardano, existe uma carteira Daedalus da equipe IOG. Além desta carteira, existem muitas outras carteiras de desenvolvedores terceirizados.

Portanto, ao contrário do Twitter, existem muitas interfaces independentes de terceiros para a Cardano. A Cardano pode ser vista como um serviço descentralizado que é gerido por entidades independentes. As carteiras são apenas uma interface para este serviço. O serviço em si não pode possuir nada. No entanto, a existência de ativos digitais depende do serviço.

A Blockchain permite que você possua ativos digitais e, portanto, difere fundamentalmente dos serviços centralizados. A autocustódia é a capacidade de separar a propriedade do usuário da operação da blockchain. Os usuários podem possuir os ativos e usar o serviço ao mesmo tempo. O serviço os ajuda a transferir a propriedade para outra pessoa. Nem o próprio serviço nem aqueles que mantêm a blockchain podem limitar a propriedade do usuário.

A Cardano não permitirá que terceiros roubem sua propriedade ou o impeçam de descartá-la. Há um porém. Sua propriedade pode ser roubada através de sua carteira. Se uma carteira contém uma vulnerabilidade que permite que hackers roubem ativos digitais, a culpa é da equipe responsável pela carteira, não da Cardano.

O Twitter √© um servi√ßo centralizado. Se os hackers conseguirem atacar o servidor, eles podem usar indevidamente os dados de todos os usu√°rios. O CEO da empresa ou alguns funcion√°rios podem decidir excluir a conta de qualquer pessoa, se quiserem. Os dados do usu√°rio podem ser mal utilizados para an√°lise, que o algoritmo ent√£o usa para exibir an√ļncios direcionados. O Twitter possui n√£o apenas os dados do usu√°rio, mas tamb√©m a interface. O Twitter √© um terceiro que pode abusar de sua posi√ß√£o.

Espero que voc√™ entenda a diferen√ßa agora. Cardano separa os dados do usu√°rio (ativos digitais) do servi√ßo (redes de transa√ß√Ķes, execu√ß√£o de contratos inteligentes, etc.). O servi√ßo em si √© descentralizado. A interface para o servi√ßo pode ser fornecida por terceiros.

Isso deixa os usuários com a responsabilidade de escolher uma carteira e entender os princípios básicos da criptografia. Na verdade, isso é o mais importante na proteção de seus ativos digitais.

Como escolher uma carteira?

Se você mantiver suas chaves privadas em uma carteira de hardware e souber que sua riqueza está protegida por uma semente escondida em um local seguro, você pode pular a seção a seguir.

Poderíamos falar sobre carteiras e criptografia por um longo tempo. Esta seção certamente não será exaustiva. Passaremos apenas pelos princípios básicos.

A prote√ß√£o de seus ativos digitais √© baseada em criptografia de chave p√ļblica. Simplificando, voc√™ deve manter um pequeno segredo criptogr√°fico de todos no mundo. Muitas vezes, √© referido como chaves privadas, mas, na realidade, a maioria dos usu√°rios encontrar√° apenas a semente.

Uma semente √© um conjunto de v√°rias palavras (geralmente 12 ou 24) a partir das quais uma chave privada √© gerada. Essa chave √© ent√£o usada para gerar outros conjuntos de chaves p√ļblicas e privadas. Voc√™ pode pensar em uma semente (um conjunto de palavras) como sua chave privada. Este √© um segredo que voc√™ precisa manter cuidadosamente escondido em um local seguro e, de prefer√™ncia, em v√°rias c√≥pias.

Toda carteira, seja hardware ou software, irá gerar uma semente para você. Você deve se certificar de que apenas você pode ver a semente. Isso também se aplica a computadores que podem ter malware instalado tentando obter a semente.

Nunca salve a semente em formato digital, ou seja, como um arquivo ou como uma captura de tela. Se você escolher esta opção, certifique-se de criptografar os dados com cuidado e salvá-los em um disco que não esteja conectado à Internet. A solução preferida é copiar a semente em papel ou placa de metal e depois escondê-la cuidadosamente para que não seja danificada nem revelada a pessoas não autorizadas.

Uma carteira de hardware é sempre a melhor solução possível, pois pode gerar sementes sem uma conexão com a Internet. A semente só é exibida na tela e você a copia. As carteiras de hardware mais usadas são Ledger e Trezor.

As carteiras de software são sempre um risco se você permitir que elas gerem sementes. Mesmo que você copie a semente fisicamente no papel, nunca poderá ter certeza do que aconteceu ou acontecerá no seu computador.

Para a maioria dos usuários, a solução ideal é uma combinação de uma carteira de hardware para gerar a semente e conectá-la a uma das carteiras de software. Existem várias carteiras de qualidade no ecossistema Cardano e cabe à preferência do usuário qual delas escolher.

Outro fator importante na escolha de uma carteira é se ela é de código aberto. Os projetos de código aberto geralmente são considerados mais seguros, pois todos podem garantir que não haja vulnerabilidades críticas ou backdoors no código-fonte.

Houve vários casos na história em que as sementes foram acidentalmente enviadas para a Internet por meio de carteiras. Em um caso, a semente foi até armazenada na nuvem. Esteja ciente de que, se você está escolhendo uma carteira, precisa confiar na equipe responsável por ela. Projetos de código aberto permitem controle externo, o que aumenta a confiança.

Seus ativos digitais só estarão protegidos se você proteger a semente e garantir que nenhum terceiro tenha acessado quando ela foi gerada e posteriormente ao usar a carteira. Contanto que você mantenha a semente protegida, sempre poderá acessar os ativos novamente.

N√£o s√£o suas chaves, n√£o s√£o seus ativos

Os usuários podem cometer um erro crucial. Eles escolhem um serviço centralizado como interface para Cardano. Também é chamado de serviço de custódia. Nesse caso, é semelhante a usar o Twitter para gerenciar seus ativos digitais. Do ponto de vista do blockchain, quem possui as chaves privadas (seed) possui os ativos.

Se voc√™ enviar ativos para uma bolsa centralizada, perder√° o controle sobre eles. As chaves privadas ser√£o mantidas pela exchange, n√£o por voc√™. Nesse caso, a Cardano n√£o consegue proteger seus ativos. A troca usa servidores que podem ser hackeados para armazenar informa√ß√Ķes. O CEO das bolsas ou alguns de seus funcion√°rios t√™m acesso √†s chaves privadas e podem roub√°-las a qualquer momento. A bolsa pode falir ou ser for√ßada a interromper as retiradas pelas autoridades governamentais.

Se as redes blockchain forem agrupadas em servi√ßos centralizados, sua relev√Ęncia ser√° essencialmente perdida. √Č como usar o Twitter. Voc√™ nunca pode ter certeza de quando algu√©m cancelar√° sua conta sem motivo. Se voc√™ tiver chaves privadas de seus ativos, ningu√©m poder√° cancelar sua conta. Mesmo que alguns SPOs ou a equipe IOG desejem, ningu√©m roubar√° seus ativos. Por que? Porque eles n√£o conhecem segredos criptogr√°ficos.

As chaves privadas n√£o s√£o divulgadas mesmo ao enviar transa√ß√Ķes. A Cardano, atrav√©s dos n√≥s, verifica apenas a assinatura digital e se for v√°lida, a transa√ß√£o √© inclu√≠da na blockchain. Isso transfere a propriedade dos ativos para outra pessoa.

Cardano nunca pode ser hackeado quando se trata de proteger seus ativos e o direito de dispor deles livremente.

Pense nisso como o Twitter não sendo capaz de cancelar sua conta, excluir seus tweets sem motivo ou impedir que você leia os tweets de outros usuários. Você pode criar uma conta ou várias contas no Twitter a qualquer momento e não precisa pedir permissão a ninguém. Nenhum regulador seria capaz de desligar ou parar o Twitter. Twitter estaria disponível em todos os lugares.

Se o Twitter fosse um blockchain, permitiria essencialmente 100% de liberdade de express√£o. Isso teria seus pontos positivos e talvez negativos. O Twitter n√£o √© assim, e √© por isso que n√£o √© gratuito. Cardano e outras blockchains nos permitem criar um mundo financeiro livre no qual podemos possuir valor sem confiar em terceiros e dispor dele livremente √† vontade. Aprenda a usar essa vantagem. Voc√™ s√≥ precisa de uma coisa para fazer isso. Entenda a import√Ęncia da autocuidado e aprenda a proteger sua semente.

Conclus√£o

Cardano √© uma condi√ß√£o necess√°ria para a exist√™ncia de moedas e tokens ADA. Esses ativos digitais sempre pertencem a quem det√©m as chaves privadas para eles. Cardano n√£o pode possuir nada, porque n√£o pode manter segredos criptogr√°ficos de forma aut√īnoma. Somente um humano pode fazer isso atrav√©s de uma semente. Cardano n√£o pode ser hackeado. Os hackers podem tentar atacar o consenso PoS ou os n√≥s. Mesmo que tenham sucesso, eles n√£o podem roubar seus bens. Basicamente, ningu√©m pode roubar seus ativos por meio do Cardano. Isso s√≥ √© poss√≠vel por meio de vulnerabilidades na carteira que os hackers podem explorar. Portanto, cabe a voc√™ escolher a carteira certa, de prefer√™ncia uma carteira de hardware. Embora os hackers consigam roubar ativos de alguns usu√°rios por meio de suas carteiras, todos os outros permanecem muito bem protegidos porque se protegem por meio de sementes. Isso √© importante entender.

A Cardano deve permanecer descentralizada, ser economicamente sustent√°vel a longo prazo e ser capaz de produzir blocos. Se isso for atendido, proteger o valor depende dos usu√°rios.

Você gostou deste artigo? Por favbor, compaartilhe, obrigado!