🇵🇹 "Como é que serão as finanças descentralizadas em Cardano?"

:portugal: Tradução portuguesa " What will decentralized finance look like on Cardano?" escrito por @ElliotHill da @Cardano-Foundation.

preview-full-Blog defi-01

Se você teve um interesse, mesmo que passageiro, no espaço da blockchain durante o ano passado, deve ter-se deparado com o fenómeno das finanças descentralizadas - muitas vezes referido como ‘DeFi’.

As DeFi podem aplicar-se a quase todos os produtos financeiros tradicionais ou híbridos oferecidas em cima de um protocolo blockchain. Isto poderia incluir protocolos de empréstimos abertos, uma plataforma de empréstimo entre pares (peer-to-peer) ou mesmo a prestação de serviços tipicamente associados aos prestadores financeiros tradicionais.

Mas as DeFi tiveram um batismo de fogo. Taxas em espiral, explorações de contratos inteligentes e histórias de perdas significativas dos utilizadores têm exigido um foco na melhoria das infraestruturas e processos das DeFi - baseados em transparência, verdadeira descentralização e alta confiança.

Com um marco significativo mesmo ao virar da esquina através do hardfork Mary, é uma boa altura para examinar as funcionalidades que podem fazer da Cardano uma blockchain altamente atraente para a construção de aplicações DeFi. Aqui, vamos explorar como a Cardano pode em breve começar a ter um profundo impacto no panaroma das DeFi de hoje.

Os benefícios da Cardano para aplicações DeFi

Brevemente, através do hardfork Mary, forjar tokens e um registo (ledger) de ativos múltiplos estarão disponíveis na blockchain da Cardano. Por sua vez, isto abrirá caminho para as aplicações descentralizadas (DApps), tokens nativos e casos de uso de DeFi.

Mas porque é que um projeto DeFi escolheria funcionar em Cardano, em vez de num dos nossos protocolos de pares (peer to peer)? Vamos decompor em algumas áreas simples onde a blockchain da Cardano se poderá sobressair para projetos de DeFi.

1. Taxas de transação mais baixas

Embora o tema complexo das taxas de gás esteja fora do âmbito deste artigo, podemos resumir que as elevadas taxas de gás têm sido, e continuam a ser, um enorme problema e um obstáculo para os protocolos das DeFi. As taxas de gás em alguns protocolos tornaram-se tão elevadas devido ao aumento da procura de rede, que os utilizadores reportaram ter pago taxas exorbitantes para processar uma única transação.

Não só o aumento das taxas de gás custa mais aos próprios protocolos das DeFi ao movimentar valor e executar código de contrato inteligente, mas também representam outra barreira à entrada de novos utilizadores.

Como sabemos, se quisermos atrair o maior grupo de utilizadores potenciais de produtos financeiros descentralizados—aqueles em economias emergentes— temos de assegurar que podemos manter os custos baixos. À semelhança do pagamento de altas comissões pelos serviços bancários, muitos utilizadores que precisam desesperadamente de novas infraestruturas financeiras simplesmente não irão explorar soluções DeFi se os custos forem demasiado elevados.

Em Cardano, as transações entre tokens nativos e ativos não incorrem taxas de execução, devido à forma como são implementadas em cadeia. Vamos discutir isto mais detalhadamente abaixo, mas a conclusão é que as DeFi têm o potencial de ser muito mais acessível através da Cardano.

2. Segurança em tokens e contratos inteligentes

Os tokens são uma parte essencial da maioria dos protocolos das DeFi existentes, usados para governação, utilidade ou distribuição de rendimentos. Noutras cadeias, como a Ethereum, os tokens requerem contratos inteligentes para funcionar, e muitas vezes exigem a implementação de códigos complexos propositadamente escritos no contrato do token.

Poderíamos dizer que este tokens são ‘não-nativos’— por outras palavras não são suportados no registo (ledger) subjacente. Os tokens em Cardano, por outro lado, são “nativos”. Isto significa que os tokens que representam os ativos em Cardano, em vez de usar contratos inteligentes, usam a lógica do token que funciona diretamente no registo (ledger) da Cardano. Ao eliminar a necessidade de contratos inteligentes para implantar tokens, a Cardano elimina o grande fardo dos custos do gás associados à interação com o contrato inteligente de um token.

Gerar um código personalizado para cada token lançado através de um contrato inteligente requer uma extrema dose de confiança nesse código. O erro humano é um risco real em tokens baseados em contratos inteligentes, apesar de muitos destes contratos serem responsáveis por potencialmente milhares de milhões de dólares de valor na cadeia (on-chain value). Como resultado, bugs em contratos inteligentes dos tokens já custaram milhões de dólares aos utilizadores ao longo dos anos, com a exploração de contratos inteligentes a acontecer com alguma regularidade.

Em vez disso, como a Cardano suporta tokens definidos pelo utilizador, os tokens das DeFi podem ser forjados sem a necessidade de um token personalizado. O único código personalizado exigido é uma política de cunhagem (minting), que está permanentemente associada a um hash com os seus respetivos tokens, e não há como mudar essa política.

A Cardano faz isto ao mesmo tempo que suporta tokens fungíveis e não fungíveis sem a necessidade de contratos especializados — abrindo o caminho para representar toda uma série de ativos do mundo real na cadeia (on-chain) de forma segura e acessível.

Se entidades institucionais sérias estiverem a explorar o lançamento de produtos DeFi, então os tokens que resolvem as vulnerabilidades e os perigos inerentes aos códigos costumizados dos contratos inteligentes podem revelar-se muito atrativos.

3. O poder comunitário da Cardano — o derradeiro Catalyst (catalisador)para as DeFi?

Esta secção é sobre si.

A comunidade da Cardano é imensamente poderosa. Juntos, alcançámos feitos que outros protocolos há muito aspiram — a quase descentralização total através de pools lideradas pela comunidade, um ecossistema de staking e delegação a prosperar, e canais comunitários movimentados.

Mais recentemente, a comunidade ajudou a Cardano a alcançar outro marco importante através do Projeto Catalyst, cuja importância é crucial para atrair talentos desenvolvedores de DeFi e estabelecer novas soluções em Cardano.

Com mais de 3000 pessoas já inscritas para votar e US$500,000 em financiamento disponível através do Fund3, o Projeto Catalyst é uma das maiores iniciativas de financiamento lideradas pela comunidade em qualquer blockchain até à data.

Ao empurrar o poder para os limites da comunidade Cardano, já houve uma proposta de DeFi financiada com sucesso, um dos primeiros projetos que vai ser lançado em Cardano, e foi a nossa comunidade que fez com que isso acontecesse. Daqui para a frente, a nossa comunidade é uma força motriz para o desenvolvimento e adoção da blockchain da Cardano para todo o tipo de soluções.

Com a Mary no horizonte, estamos agora ansiosos para ver mais ideias florescerem através do Catalyst, e prevemos que algumas delas incluirão mais propostas de DeFi.

Inscreva-se no Projeto Catalyst aqui.

Tl;dr

Pouco tempo ou relativamente pouco conhecimento técnico? Aqui estão os principais pontos a retirar:

  • Não há taxas de execução a pagar quando se transferem tokens nativos em Cardano,

  • Existe um código mínimo personalizado requerido para iniciar um token definido pelo utilizador em Cardano,

  • Não há um código personalizado disponível para explorar na implementação de tokens definidos pelo utilizador em Cardano,

  • As DeFi serão menos dispendiosas, mais seguras, e mais fáceis de lançar em Cardano.

Tem uma ideia para uma solução DeFi construída Cardano? Coloque uma proposta no Projeto Catalyst via Ideascale e deixe que a comunidade vote! Ou visite os nossos fóruns de desenvolvimento para se envolver em conversações.