Como fazer levantamentos com segurança do teu ADA dos Exchanges

Daedaluss

Queres levantar o teu ADA de um Exchange para Daedalus ou Yoroi ? Descobre como fazê-lo com segurança neste artículo.

A comunidade Cardano está a crescer a um ritmo exponencial. Temos dado as boas vindas a muitos novos utilizadores nas últimas semanas, e se és um deles, temos todo o prazer de fazeres parte da nossa comunidade!

Cardano é o seu próprio protocolo Blockchain. Isto significa que temos de ter moradas únicas para as nossas carteiras e transações. Estas moradas não podem ser intercambiadas com qualquer outro protocolo. Nem podem receber qualquer outro tipo de ativo sem ser ADA ou outros tokens nativos que estejam de já lançados na nossa blockchain.

As moradas Cardano são completamente distintas das moradas de Ethereum ou Bitcoin, e assim vice-versa. Tu não podes enviar ADA para outra morada blockchain. Para além disto, quando chega o momento de movimentares o teu ADA de uma Exchange, tu podes ter a opção de fazer o levantamento para uma morada que não seja Cardano.

De seguinte, vamos descobrir como assegurar que tu estas a utilizar a rede de transferências corretas para quando levantes o teu ADA das Exchanges.

Como é que eu sei se estou a usar a rede de transferências da Cardano?

Existem imensas Exchanges que oferecem pares de troca com ADA. Quando tu estás a fazer trocas em Spot Prices , este ADA é fisicamente definido e pertence-te. Isto significa que és livre de movimentá-lo para a carteira da tua escolha.

A carteira Daedalus é uma carteira oficial da IOHK, e a Yoroi é outra carteira leve oferecida pelos nossos sócios do nosso ecossistema EMURGO. Ambas de estas carteiras só suportam a blockchain Cardano.

HUkV17K2VeP7GPugzMegC89uTzuoadsPFOrk2-M_0UcYXb9K_E9gdr6cvZ_6RDHW2o5LmeFMvL7IzaVljYHVk8SWVBk3WZtXxY82cXXcZWLxtkdsZ4SijuGIe07K18smAEXkb6V4

Na captura de ecrã exposta em cima, da Binance, podemos ver que existem várias opções de ‘’Redes de Transferencia’’ disponíveis. Isto também se aplica a qualquer outro serviço ou Exchange.

Usando uma rede de transferência diferente pode resultar na perda do teu ADA ou a sua conversão em um ativo diferente. Às vezes, os honorários associados a uma transferência via a outra rede diferente podem parecer favoráveis, mas não será compatível com a morada baseada na Cardano. Por exemplo, ao tentar retirar ou transferir ADA para Daedalus ou Yoroi usando uma via de transferência que não seja Cardano, isto vai falhar.

Nem a fundação Cardano, EMURGO, ou IOHK podem assistir com qualquer ADA que se tenha perdido ou convertido por uma transferência através de uma outra rede. Por isso, pedimos que sejam extra vigilantes ao decidirem qual a rede de transferência que usar e sempre assegurar que escolheram a rede de transferência da Cardano.

Como podes verificar que tu estás a levantar para a morada certa?

Assim que tenhas eleito a carteira Cardano e identificado a morada da tua carteira pessoal, tu podes começar o processo de levantamento.

Enquanto que este processo é diferente em cada Exchange, a maioria deverá mostrar-te ou um código QR para iniciar a transferência ou tens de introduzir manualmente a morada. De qualquer forma, é essencial que tu verifiques duas vezes a morada antes de transferires. Para fazer isto, assegura-te de que a morada para a qual desejas mover o teu ADA coincida exatamente com a morada de levantamento no teu Exchange escolhido.

Algumas Exchanges podem pedir-te para selecionar uma rede de transferência neste momento. Seleciona sempre a rede Cardano se estás a retirar para uma carteira Cardano. Depois de teres verificado que tu estás a utilizar as moradas e rede corretas, podes sim então com segurança levantar o teu ADA.

Não entres em pânico se o teu levantamento não apareça instantaneamente na tua carteira. O tempo que demora para levantar depende em ambos a Exchange e o tempo dos blocks na rede Cardano. A tua transação terá de alcançar um numero mínimo de confirmações antes que apareça na tua carteira Cardano.

Se o teu levantamento ainda não aparece na tua carteira após um tempo significativo, por favor contacta a tua Exchange primeiro. Isto poderá ser simplesmente um atraso do lado da Exchange que esteja a demorar o teu levantamento ao chegar a tua carteira.

Relembrar : Verificar sempre que estás a utilizar a rede de transferências Cardano para levantar fundos das Exchanges. O uso de uma outra rede de transferências pode resultar na perda total dos teus fundos.

Obrigado e fiquem seguros!

Podem ler outros Guias para Iniciantes aqui: