🇧🇷 Documentando Cardano: uma única fonte de verdade para desenvolvedores, adequada para o futuro

(Postado originalmente por Tim Harrison no Blog IOHK em 01/07/2020, traduzido por Joselmo Cabral)

Com o lançamento de ontem do primeiro nó Shelley-complete na rede principal de Cardano, uma nova era começou. Entre isso, o lançamento hoje de um novo site e identidade de marca Cardano e o Cardano Virtual Summit de amanhã, o início de Shelley está lançando uma nova luz sobre o futuro da IOHK. Também destacou a necessidade de uma estrutura de documentação adequada ao nosso ecossistema em rápido crescimento.

Escrevemos e reunimos uma quantidade substancial de material técnico sobre Cardano ao longo dos anos. Inevitavelmente, isso se desenvolveu organicamente e tem qualidade e utilidade variáveis. Nem tudo permanece preciso ou útil. A implantação de Shelley, o crescimento do interesse do desenvolvedor e a evolução do Cardano nos mudaram do projeto para o produto. Portanto, isso criou a necessidade de dar uma nova olhada em como explicamos Cardano.

Usuários e consumidores de Cardano precisam ter material claro, conciso e relevante que corresponda à qualidade do código no qual o blockchain é construído. A documentação precisa ser correta e útil, bem organizada e focada. Além disso, identificamos a necessidade de mapear categorias de informações para cada grupo de usuários ou personas. Estamos construindo um blockchain para ser o melhor da categoria, e isso exige documentação de suporte de alta qualidade. O antigo site de documentação de Cardano precisava seriamente de reorganização e atualização, e nossos redatores técnicos estavam ocupados fazendo exatamente isso. Bem-vindo aos novos documentos de Cardano.

Documentação para o futuro

Cardano é um produto complexo com bases tecnológicas complexas. No entanto, para que a comunidade de desenvolvedores e um público mais amplo a adotem, precisamos que eles entendam como isso pode proporcionar experiências gratificantes. Eles precisam saber o que Cardano pode fazer e como resolver problemas. Para garantir que tenhamos as informações corretas para todos os usuários, estamos reorganizando o conjunto de documentação e mapeando o que cada público precisa.

Nos últimos meses, a IOHK se engajou em um esforço de toda a empresa para reformular todo o conteúdo do projeto Cardano. Nossa equipe de redação técnica foi imersa na transformação de nosso repositório anterior, trabalhando em estreita colaboração com nossas equipes de desenvolvedores para criar uma única fonte de verdade técnica. Um recurso de informações eficazes, informativas e atualizadas que agrega valor a um amplo conjunto de públicos: parceiros de troca, stake pools, desenvolvedores experientes de blockchain, bem como pessoas que desejam entender o Cardano. Isso também serve para entusiastas qualificados de criptografia e aqueles que simplesmente querem aprender sobre Cardano de uma perspectiva técnica.

Então, hoje, estamos lançando um novo site de documentação. Em vez de um repositório estático, o site agora é uma fonte viva de informações sobre Cardano, conectada ao coração de nossa metodologia de desenvolvimento. Assim como Cardano, esta é uma entidade em constante evolução. Os componentes são adicionados regularmente à medida que nos esforçamos para melhorar o conteúdo que estamos entregando. Novas funcionalidades são implementadas o tempo todo. Também pretendemos publicar muito mais documentação com base em nossos planos e comentários da comunidade. Precisamos construir isso com base no que funciona para nossos usuários, estejam eles no espaço comercial ou tecnológico.

Como membro da comunidade Cardano, você pode se envolver e nos ajudar a melhorar nossa documentação por meio de um GitHub dedicado. Com o Virtual Summit e nosso impulso contínuo trazendo uma série de novas faces para o ecossistema, agora temos um ponto de partida para uma única fonte de verdade do desenvolvedor na qual podemos construir.

1 Like