Impulsionando a tecnologia Blockchain: atividades da Fundação Cardano, parte 4

Impulsionando a tecnologia Blockchain: atividades da Fundação Cardano, parte 4

Eu_sou_DT - Equipe da Fundação Cardano

Impulsionando a tecnologia Blockchain: atividades da Fundação Cardano, parte 4

Uma blockchain operacionalmente resiliente garante a segurança, disponibilidade e confiabilidade de sua rede. Tem a capacidade de suportar interrupções, mantendo a integridade e a consistência dos dados mesmo diante de eventos imprevistos. Ele também atende não apenas aos padrões comerciais, mas também às necessidades regulatórias. Da mesma forma, estratégias de resiliência, como redundância e monitoramento, melhoram a estabilidade da rede e a confiança do usuário.

Como uma blockchain pública e sem permissão que utiliza prova de participação (PoS), a segurança da rede da Cardano aumenta à medida que cresce a participação na cadeia. Quanto mais operadores exclusivos de pools de participação (SPOs) operarem o número desejado de pools, mais resiliente e descentralizada se tornará a rede, já que cada uma dessas entidades participa de forma independente na criação e validação dos blocos da cadeia.

Através da delegação, os membros da comunidade diversificam ainda mais as entidades responsáveis ​​pela segurança da rede Cardano. Por exemplo, os detentores de ADA podem delegar em grupos múltiplos e diversos, em vez de alocar a sua participação a apenas alguns SPOs, uma situação que poderia permitir uma maior influência de intervenientes nefastos.

Parte do trabalho da Fundação Cardano no âmbito da resiliência operacional concentra-se na descentralização e no fornecimento de vários especialistas em todo o ecossistema com formas de contribuir para o futuro da rede. Por exemplo, o programa Cardano Improvement Proposal (CIP) permite que a comunidade técnica proponha novos recursos e ajude a moldar a rede. Além disso, o Portal do Desenvolvedor auxilia todos aqueles que estão construindo na rede, bem como os recém-chegados técnicos, trazendo mais pessoas para a rede e para o ecossistema técnico de Cardano – aumentando, em última análise, a resiliência operacional da infraestrutura de Cardano. Ao mesmo tempo, a Equipe de Integrações da Fundação fornece suporte técnico a terceiros durante atualizações de infraestrutura, contribuindo para transições perfeitas.

Um Hard Fork para interoperabilidade

Garfo Duro dos Namorados

O hard fork apropriadamente chamado de Valentine aconteceu em 14 de fevereiro e marcou o início de um capítulo importante para Cardano. Com a implementação da atualização dos Padrões Valentine para Criptografia Eficiente (SECP) concluída, os recursos da Cardano para interoperabilidade entre cadeias serão expandidos devido às atualizações criptográficas. A criptografia de chave pública, uma pedra angular da segurança da blockchain, envolve métodos matemáticos complexos que geram assinaturas digitais exclusivas para validar a autenticidade de documentos e ativos digitais. Embora Cardano dependa do Algoritmo de Assinatura Digital da Curva de Edwards (EdDSA), um setor significativo do cenário blockchain frequentemente emprega a curva elíptica SECP, utilizada no Algoritmo de Assinatura Digital de Curva Elíptica (ECDSA) e nas assinaturas Schnorr.

Tradicionalmente, quando os desenvolvedores de Cardano precisavam se envolver com outras blockchains que utilizavam assinaturas ECDSA ou Schnorr, o processo era árduo, demorado e caro, expondo potenciais vulnerabilidades de segurança. A introdução da atualização Valentine (SECP) abordou diretamente esses desafios. Ao integrar uma função integrada que acomoda assinaturas ECDSA e Schnorr, a atualização simplificou o processo, tornando-o rápido, direto, econômico e fortalecido contra ameaças à segurança. Como resultado, Cardano agora suporta uma nova era de interoperabilidade, garantindo que os desenvolvedores mais familiarizados com ecossistemas alternativos possam facilmente construir na rede.

Como em qualquer preparação de hard fork, os operadores de pool de participação (SPOs) executaram cuidadosamente ajustes críticos de script para iniciar o processo. Os projetos também concluíram a compatibilidade com versões anteriores, pois esses terceiros utilizam componentes Cardano ao interagir com o blockchain. Seja usando carteiras, nós ou a interface de programação de aplicativos (API) Cardano Rosetta, esta verificação de compatibilidade se mostra essencial para salvaguardar os processos e garantir que eles permaneçam inalterados após o hard fork. Por exemplo, a interface de programação de aplicativos (API) Cardano Rosetta é um padrão aberto projetado para simplificar a implantação e a interação do blockchain. Implementações específicas da API garantem que os desenvolvedores possam usar aplicativos externos para interagir com diferentes blockchains de forma semelhante. Dado o papel vital desta infraestrutura, um hard fork não deve interromper tal funcionalidade.

Por este motivo, a Equipe de Integrações da Fundação Cardano informa as exchanges e outros terceiros sobre atualizações técnicas e atualizações antecipadas da mainnet com antecedência. Antes da atualização do Valentine, a equipe novamente educou as exchanges sobre os hard forks iminentes, equipando-as com o conhecimento para navegar pelos novos recursos e executar com sucesso as atualizações necessárias.

Notavelmente, certas bolsas operam de forma autônoma, gerenciando sua saída de transação não gasta (UTxO) e código de gerenciamento de endereço. A Equipe de Integrações oferece orientação abrangente para essas entidades, garantindo atualizações de software tranquilas. Além disso, a equipe coordena esforços com exchanges que dependem de componentes e bibliotecas mantidas pela Fundação, garantindo que estejam bem preparadas para os próximos hard forks. Ao longo deste processo, a Equipe de Integrações acompanha o progresso do status de atualização de cada exchange. Eles também fornecem assistência técnica conforme necessário, avaliando a prontidão do nó Cardano e dos componentes downstream.

Padrões Blockchain para governança

Concebido como um componente-chave da era Voltaire, o CIP-1694 apresenta um documento formal que descreve as especificações de governança na cadeia, incluindo tokens nativos Cardano, novos padrões de melhoria na cadeia e propostas de alterações de protocolo. Adota um processo semelhante a uma solicitação de comentários (RFC) da Internet, começando com rascunhos que indivíduos, pequenos grupos ou grandes organizações podem iniciar. Esses rascunhos seriam então submetidos a uma revisão colaborativa, refinamento e revisão pela comunidade global de Cardano para melhorar sua integridade e precisão, abrangendo tópicos técnicos e também voltados para a comunidade.

Nomeado em homenagem ao ano de nascimento de Voltaire, o CIP-1694 marca o advento da fase Voltaire de Cardano e parece desempenhar um papel vital na formação dos órgãos dirigentes do protocolo Cardano. Estes incluiriam o Comité Constitucional, os Representantes Delegados (dReps) e os SPOs, abrangendo também a formulação de políticas de votação e especificidades de governação. A implementação desta estrutura de governança ocorreria de forma gradual, desdobrando-se em etapas para aumentar a complexidade. No entanto, nem todas as decisões seriam delegadas imediatamente à comunidade, e um cronograma gradual para o processo completo permanece em andamento.

Atualmente, a natureza experimental da proposta convida ao discurso ativo e à deliberação entre as diversas partes interessadas na comunidade Cardano, desde desenvolvedores e titulares de ADA até acadêmicos ou operadores de grupos de interesse. Este envolvimento contínuo reflete um processo colaborativo e em evolução que continua a impulsionar o refinamento.

Foto de pessoas participando de um workshop de governança Cardano em Zug, Suíça

A Fundação Cardano contribuiu para o CIP-1694 de diversas maneiras. Matthias Benkort, Diretor Técnico de Desenvolvimento de Código Aberto, atuou como editor CIP, com outros envolvidos no planejamento e execução da pesquisa SPO. A Fundação também continua a trabalhar numa solução de votação baseada em estacas que o IOG utilizará para eventos eleitorais relacionados com o CIP-1964. Além disso, como parte das discussões, a Fundação envolveu-se em vários workshops em todo o mundo no primeiro semestre de 2023:

  • Em março, Markus Gufler, Líder Técnico da Comunidade, e Matthias Benkort da Fundação viajaram para Denver para participar do workshop CIP-1694 organizado pela IOG .
  • Em junho, Jeremy Firster, Chefe Global de Parcerias Empresariais, Andrew Charalambous, Gerente de Comunidade, e Benkort participaram do workshop CIP-1694 da EMURGO em Tóquio.
  • A Fundação organizou de forma semelhante um CIP-1694 em Zug, Suíça . Nicolas Cerny, gerente de comunidade, conversou com Addie Girouard do IOG para revisar alguns dos destaques e principais conclusões do evento.

Durante esses eventos, os membros da comunidade Cardano juntaram-se a representantes da Fundação Cardano, IOG e EMURGO para discutir o mecanismo de governança descentralizada e on-chain para Voltaire.

Testando governança na cadeia

Entrando em Voltaire - pesquisa on-chain para SPOs

A Fundação concebeu a recente sondagem SPO como uma forma de testar um potencial mecanismo de governação. As pesquisas poderiam funcionar como uma forma confiável, porém simples, de permitir que a comunidade Cardano tomasse coletivamente decisões importantes sobre atualizações de rede e melhorias de protocolo. Tal como o CIP-1964, as sondagens em cadeia baseiam-se na natureza descentralizada e democrática do modelo de governação de Cardano.

A infra-estrutura introduzida durante Shelly construiu as bases para a descentralização, estabelecendo um esquema de delegação e incentivos que incentiva a participação e ao mesmo tempo dissuade comportamentos desonestos. Voltaire aproveitará esta funcionalidade e fará a transição para uma rede totalmente descentralizada e autossustentável – um sistema onde aqueles que mantêm a infraestrutura e participam na delegação na cadeia desempenham um papel crítico tanto na resiliência operacional da cadeia como no próprio processo de tomada de decisão. Como primeiro passo, a Fundação Cardano convidou os SPOs a participar numa experiência de sondagem concebida para garantir que todas as partes envolvidas tivessem voz nos procedimentos.

A pesquisa on-chain baseou-se nos mecanismos propostos pela Fundação no CIP-0094 e pediu aos SPOs a sua opinião ponderada sobre as potenciais mudanças nos parâmetros, fornecendo à Fundação informações valiosas sobre as necessidades e preferências da comunidade. Além disso, aplicou a ação 7 das ações de governança detalhadas no CIP-1694.

Quando a implementação de Voltaire estiver concluída, essas sondagens poderão tornar-se considerações para os representantes delegados (DReps), que teriam uma influência proporcional à quantidade de apoio que receberam através da delegação. Votos vinculativos complementariam essas pesquisas, permitindo que a comunidade Cardano tomasse decisões críticas sobre múltiplas propostas. A primeira pesquisa em rede da Fundação para SPOs representa um passo nessa direção, testando o sistema e garantindo que ele seja calibrado para gerar propostas robustas.

Para levar em conta possíveis complicações durante a execução de contribuições e colaborações simultâneas, a fase inicial ocorreu em um ambiente de rede de teste. Com a enquete testnet concluída , a enquete mainnet questionou sobre o parâmetro k e sua interação com o valor absoluto de ada para o custo mínimo do pool, usando para isso questões diretas de múltipla escolha. Especificamente, havia seis opções, quatro das quais abordavam duas variáveis:

  • Mantenha k em 500 e minPoolCost em 340 ada.
  • Mantenha k em 500 e reduza pela metade o minPoolCost para 170 ada.
  • Aumente k para 1000 e mantenha minPoolCost em 340 ada.
  • Aumente k para 1000 e reduza pela metade minPoolCost para 170 ada.
  • Eu preferiria me abster.
  • Nenhuma das acima.

A Fundação Cardano elaborou a enquete para considerar as perspectivas de toda a comunidade Cardano, na esperança de desencadear debates, contribuições e colaborações. Os resultados da enquete on-chain 1são os seguintes (por pool de participação):

Estes resultados destacam a necessidade de gerar participação ativa na tomada de decisões, especialmente porque a fase Voltaire representa uma participação ativa, informada e consciente em múltiplos níveis do ecossistema Cardano. Todas as vozes devem ser ouvidas no caminho para uma rede verdadeiramente autossustentável e genuinamente descentralizada. Por esta razão, após a conclusão da votação, a Fundação considerou cuidadosamente e respondeu à Recomendação do Comitê de Parâmetros no PCP-001, concordando com sua recomendação.

A governança também sustenta o Cardano Summit Hackathon em andamento , cujas inscrições foram concluídas em 18 de setembro. O Summit Hackathon centra-se em questões específicas da fase de governação da Cardano, proporcionando aos participantes a oportunidade de mostrar o seu trabalho e desenvolver as suas competências. Mais especificamente, o Hackathon desafiará os participantes a desenvolverem projetos que promovam a transparência na governação, contribuindo para a resiliência operacional da rede. A Fundação Cardano agradece a todos os participantes pelas suas contribuições e aguardamos com expectativa o anúncio do vencedor durante o Jantar de Gala de Prémios do Summit no Dubai.

fonte: Impulsionando a tecnologia Blockchain: atividades da Fundação Cardano, parte