Impulsionando a tecnologia Blockchain: atividades da Fundação Cardano, parte 5v

Fundação Cardano - Equipe da Fundação Cardano

Impulsionando a tecnologia Blockchain: atividades da Fundação Cardano, parte 5

Uma boa compreensão da tecnologia blockchain capacita indivíduos, desenvolvedores e organizações a aproveitarem seus recursos exclusivos. Também lhes permite construir e contribuir para o ecossistema com confiança. É mais provável que os utilizadores informados aproveitem o potencial da infraestrutura escalável e descentralizada e apliquem-na a uma gama mais ampla de casos de utilização. A Fundação Cardano, portanto, não só apoia os esforços de investigação, mas também promove e participa constantemente em atividades educativas que ajudam a explicar a blockchain e a descentralização a várias partes interessadas.

No início de 2023, o CEO Frederik Gregaard forneceu uma explicação detalhada das principais áreas de foco da Fundação : resiliência operacional, educação e adoção. Nosso Relatório Anual inaugural posteriormente se aprofundou nas atividades da Fundação durante 2022, e uma masterclass e um evento noturno de networking em abril em Londres ofereceram uma oportunidade única de mergulhar nas maneiras como o blockchain atende às necessidades do setor financeiro.

A educação no domínio da regulação

A regulamentação é essencial para a educação sobre blockchain e pode fornecer uma estrutura clara para ajudar a legitimar a tecnologia. Especificamente, o entendimento regulatório ajuda a proteger investidores e usuários, promovendo a confiança nas inovações do blockchain e, ao mesmo tempo, dissuadindo atividades fraudulentas ou maliciosas. Precisamente por esta razão, ao responder à consulta pública, incluindo a do Conselho de Estabilidade Financeira sobre as suas recomendações sobre atividades de stablecoin e criptoativos , a Fundação defende um quadro jurídico e regulatório adequado, baseado no risco, que leve em consideração o vasto espectro de atuais , bem como possíveis casos de uso de blockchain.

Em outubro de 2022, Gregaard viajou para Bruxelas para um bate-papo no Blockchain for Europe Summit 2022 , intitulado “Do código aberto à governança aberta”. A cimeira reuniu representantes de várias instituições da UE que moldam o setor blockchain, incluindo partes interessadas académicas e industriais. Notavelmente, a conferência de dois dias abordou tópicos como o impacto do MiCA e do TFR na indústria, economia tokenizada, Euro Digital, stablecoins, DeFi, dados e blockchain, contratos inteligentes e IA, e muito mais.

Aproveitando a dinâmica deste evento, Gregaard compareceu perante o Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) para discutir stablecoins emitidas pelo governo. Logo depois, ele conversou com o BeInCrypto sobre o ecossistema blockchain e as oportunidades para ativos digitais no país. Durante esta discussão, Gregaard destacou como o debate atual em torno dos CBDCs se concentra principalmente na privacidade e lamentou que a conversa muitas vezes pare no uso de dinheiro digital no varejo. Desde esta discussão, Gregaard discorreu sobre o potencial de um euro digital, sugerindo que poderia redefinir a inclusão, a eficiência e a transparência na economia da União Europeia.

Em apoio a esta posição, Gregaard escreveu um artigo de opinião para a CoinDesk, que examinou a necessidade de um espírito revolucionário e de consciência regulatória quando se pretende substituir a tecnologia bancária estabelecida. O artigo enfatizou como o blockchain atua como um veículo para uma transparência radical, dando poder à identidade e a novas formas de governança. Na verdade, as redes descentralizadas capacitam as pessoas a participar e a moldar um futuro digital mais equitativo e inclusivo.

Aprofundando-se na discussão regulatória, Gregaard escreveu um artigo de opinião para CityAM , discutindo a importância do envolvimento com os formuladores de políticas e como as ações recentes dos reguladores do Reino Unido poderiam fornecer uma verdadeira abordagem de definição de agenda. No artigo, ele destacou o potencial das finanças descentralizadas (DeFi) e sua capacidade de transformar os serviços financeiros tradicionais, eliminando intermediários e reduzindo os custos de transação. Gregaard reforçou esse sentimento ao responder aos registros da SEC contra a Coinbase e a Binance posteriormente.

Este espírito descentralizado também apareceu com destaque no CV VC Top 50 Report, que apresentou Cardano como entidade líder. O relatório incluiu um artigo especializado de Gregaard, que escreveu sobre a parceria da Fundação com a Agência Nacional de Vinhos da Geórgia – uma organização que visa reforçar a reputação do país como produtor de vinho premium usando a blockchain Cardano. A colaboração aproveita a natureza permanente, imutável e verificável do blockchain para fornecer um método escalonável e econômico para garantir a autenticidade do vinho georgiano. A Fundação também está aproveitando esta funcionalidade única de blockchain em colaboração com a Suíça para o ACNUR, apoiando diversas iniciativas humanitárias.

Gregaard também participou do Jantar de Lançamento do Relatório CV VC Top 50 durante o Fórum Econômico Mundial em Davos e participou do painel “Blockchain for Good”. Após este evento, como parte da Cúpula de Criptomoedas e Ativos Digitais do Financial Times em Londres, Gregaard juntou-se a Levan Davitashvili, Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Economia da Geórgia, no painel “Construindo resiliência com blockchain - o uso de blockchains pode reduzir o impacto global perturbação?”.

Além disso, Francis Bignell do Fintech Times entrevistou Gregaard para discutir como o protocolo de prova de aposta (PoS) Cardano, Ouroboros, melhora as garantias de segurança da prova de trabalho (PoW) por uma fração do custo. Gregaard também aproveitou a oportunidade para destacar o primeiro Desafio de Impacto Global da Fundação com a veritree, uma organização que fornece soluções climáticas por meio do plantio de árvores verificadas por blockchain.

Com foco em casos de uso emergentes, Gregaard mais tarde juntou-se a um espaço X (anteriormente conhecido como Twitter) com Nucast , uma plataforma de propriedade de mídia digital e streaming de conteúdo no blockchain Cardano. A discussão se concentrou no Nucast Film Festival , o primeiro evento desse tipo no blockchain Cardano.

Construindo pontes entre comunidades

Além dos esforços de Gregaard relacionados à educação, vários outros membros da Fundação Cardano participaram de diversas discussões e eventos comunitários sobre uma ampla gama de tópicos. Por exemplo, Sandro Knöpfel, Chefe de Instituições Financeiras, falou no Building Bridges , onde Cardashift e World Mobile estiveram presentes. Durante o evento, Knöpfel apresentou uma sessão intitulada “Beyond the Hype: Blockchain Infrastructure and Communities for the Global Goals”.

Knöpfel também participou por meio de uma gravação ao vivo no lançamento do primeiro projeto NFT do Sri Lanka com Coin Ceylon. Paralelamente a este fluxo, o noticiário nacional apresentou a Fundação Cardano discursando no evento Yakka Art com a presença de funcionários governamentais e organizações do distrito de Colombo. Sebastian Bode, Diretor de Engenharia, examinou o atual e o futuro das plataformas da Camada 1 no painel de discussão do The Block “ Comparando Plataformas da Camada 1: Recapitulação da Edição 2022 ”. Bode também conversou com Bitrue sobre as características únicas do blockchain Cardano, bem como o papel da Fundação no avanço da rede, posteriormente proferindo a palestra de abertura em uma sessão educacional na plataforma Web3Learn. A sessão, “ Introdução ao Ecossistema Cardano e Oportunidades ”, revisou Cardano para desenvolvedores, incluindo os primeiros passos para desenvolvedores no ecossistema Cardano, e discutiu as oportunidades de concessão de Cardano por meio do Projeto Catalyst.

Um pequeno grupo de representantes da Fundação Cardano participou do Meta Monzón: II Congresso Blockchain e DeFi na Espanha. Durante o evento, Knöpfel participou do painel “Regulamentação Inteligente e Equívocos em Todos os Mercados”, enquanto Jide Fashola, Chefe de Integrações Técnicas, participou do painel “ Casos de Uso Empresariais ”, e Gregaard fez uma palestra abordando as especificidades de “Protocolos para o futuro da administração pública e aplicações para o setor privado.”

Além disso, a Fundação teve um estande na Conferência Crypto Valley , com a presença de várias pessoas de toda a Fundação. Knöpfel ministrou uma masterclass sobre “ Atualizando os Sistemas do Mundo ”, enquanto Gregaard liderou uma sessão intitulada “ Enterprise Blockchain is Dead…Viva Blockchain para Empresas ”.

Como mais um esforço para equipar a comunidade e estimular as conversas, a Fundação lançou uma nova série de webinars intitulada “Vamos conversar sobre Cardano”. O primeiro focou nas Mulheres de Cardano, apresentando três painéis: Businesses Building on Cardano, Cardano NFTs (cNFTs) e Women in Catalyst . Episódios posteriores discutiram as maneiras pelas quais o blockchain pode criar um impacto social positivo e também deram à comunidade Cardano a oportunidade de fazer perguntas ao nosso CEO, Frederik Gregaard .

A Fundação Cardano há muito defende os múltiplos aspectos da educação, desde a promoção da clareza regulatória ou o apoio à pesquisa de blockchain até o fornecimento de informações confiáveis. A Academia Cardano , que teve seu Programa Alpha lançado no início do ano, surge como mais uma vertente deste compromisso.

Receber um feedback tão positivo para o Programa Alpha e ganhar o People’s Choice Award na Paris Blockchain Week não apenas deixou as equipes da Fundação muito felizes, mas também reforçou nossa motivação para nos esforçarmos continuamente para fazer mais e melhor. A Fundação incentiva qualquer pessoa com perguntas ou comentários a entrar em contato conosco por meio de qualquer um de nossos canais.

fonte: Impulsionando a tecnologia Blockchain: atividades da Fundação Cardano, parte 5