Inteligência Artificial e Cardano
Publicado em 19/05/2023
O ChatGPT é historicamente o aplicativo de adoção mais rápida na Internet. A IA está em alta e muitos prevêem que essa tecnologia mudará o mundo. Poderia algo útil sair da combinação de IA e descentralização? A Cardano pode ser útil para serviços de IA? Ou é o contrário? Vamos pensar sobre isso.
TLDR
Vemos o maior uso de IA para auxiliar na programação de contratos inteligentes. Outros usos incluem análise de dados on-chain, autenticação de informações, Oracles, etc.
IA como assistente para contratos inteligentes
A IA pode ajudar os desenvolvedores a escrever contratos inteligentes. A IA tem um enorme potencial para substituir ou complementar muito o trabalho dos programadores. No futuro, os programadores poderão estar na posição de solicitantes. A IA poderá programar um contrato inteligente de acordo com as especificações e verificar sua funcionalidade.
O provedor de entrada pode ser programadores experientes, mas um dia também serão usuários comuns sem experiência em TI. A IA pode escrever um contrato inteligente adaptado às suas necessidades e implantá-lo imediatamente.
A IA pode fazer parte da interface do usuário e poderá explicar aos usuários em linguagem humana compreensível qual é o status atual do contrato inteligente e qual entrada do usuário está pendente (por exemplo, envio de tokens para um endereço específico).
O uso de serviços DeFi convencionais geralmente é fácil e direto para os usuários. Para contratos complexos, a IA pode ser um assistente útil para tornar a tecnologia acessível aos recém-chegados. Um iniciante que sabe usar bem a IA pode perguntar se o contrato inteligente que planeja usar é seguro.
A Cardano às vezes é criticada por ser difícil escrever scripts Plutus porque os desenvolvedores devem conhecer Haskell. A IA pode ajudar a escrever um contrato inteligente seguro em Haskell e, adicionalmente, verificar sua confiabilidade. Obviamente, a qualidade de um contrato inteligente deve ser julgada por um especialista em Haskell e não apenas por IA. No entanto, a IA pode acelerar significativamente o desenvolvimento.
IA para análise na cadeia
Somente especialistas em TI experientes são capazes de realizar análises on-chain, pois sabem como extrair dados da blockchain e extrair informações úteis dele. Vincular a IA a blockchain permitirá que perguntas sofisticadas sejam feitas por usuários comuns. Eles podem realizar consultas comuns, como quantos tokens estão em um determinado endereço de blockchain, mas também consultas mais complexas, como encontrar o histórico de um token no passado.
Os algoritmos de IA podem analisar metadados, conteúdo e histórico de transações de NFTs e fornecer evidências de sua autenticidade e origem. A IA pode ajudar na detecção de fraudes, como o wash trading. A IA pode prever tendências com base na análise da cadeia.
O que as empresas de análise estão fazendo hoje estará disponível para todos gratuitamente. As empresas analíticas podem distorcer deliberadamente os resultados da análise por vários motivos. A IA será imparcial e fornecerá resultados verdadeiros para consultas específicas.
As empresas de análise se concentram no Bitcoin e não têm capacidade de produzir relatórios para outras blockchains. Claro, é possível criar um painel com alguns gráficos sem IA. No entanto, a IA pode interpretar os dados de maneira compreensível e criar gráficos. Ele também pode prever tendências, detectar anormalidades, etc.
Como autenticar informações?
Um dos grandes problemas hoje é o deep fake e a enorme quantidade de informações. Todo mundo provavelmente já viu algumas fotos geradas por IA que pareciam reais. Mais cedo ou mais tarde será comum produzir conteúdo de vídeo indistinguível dos originais. Está chegando a hora em que não poderemos confiar em tudo que vemos na internet. Desconfiamos de informações textuais e sabemos que muitas delas são falsas. Em um futuro próximo, o mesmo acontecerá com o conteúdo de áudio e vídeo.
As pessoas serão forçadas a verificar a origem da informação de forma mais completa. Com uma identidade descentralizada (DID), é possível criar um vínculo confiável entre um indivíduo e suas atividades digitais. Quando se trata de informações, os DIDs podem servir como meio de comprovação do autor, origem e autenticidade das informações, o que pode reduzir o risco de informações falsas e permitir que os usuários decidam a credibilidade da fonte.
Imagino que na Web3 os usuários vão escolher pessoas em quem confiam e exigir que assinem digitalmente o conteúdo que produzem. Os usuários verificarão a autenticidade das informações todas as vezes antes de consumi-las. A autenticação pode ocorrer em segundo plano. Dessa forma, será possível criar um filtro eficaz de spam e fake news.
As informações armazenadas no blockchain (não todo o conteúdo, mas apenas um hash das informações ou mais informações juntas) têm a vantagem de transparência e imutabilidade. A natureza pública do blockchain permite que qualquer pessoa examine e verifique a autenticidade e a origem das informações por meio dos registros no blockchain. Desta forma, a transparência pode ser aumentada e o risco de falsificação de informações pode ser reduzido.
Pode haver uma versão de IA que verifica as fontes de informação (assinaturas digitais dos autores que fornecem as informações) e fornece resultados apenas com base nisso. Se houver alguma imprecisão no resultado, será muito fácil para a IA rastrear a fonte da imprecisão e ajustar seu comportamento.
Na enxurrada de informações e tentativas de falsificação de informações falsas, será cada vez mais importante verificar a origem das informações de maneira confiável. Pode ser trabalhoso para os humanos, mas muito simples para a IA.
DAO como uma oportunidade de co-propriedade e co-determinação
Os tokens na blockchain têm a vantagem de serem globais, assim como alguns serviços de IA. Se a equipe de um serviço de IA quiser colocar o poder de decisão nas mãos dos usuários, eles podem fazer isso por meio de tokens na Cardano.
Não importa se os tokens têm valor de mercado ou como a equipe os distribui. O que importa é que o número de tokens pode ser limitado. As pessoas podem usar tokens para votar em qualquer coisa relacionada ao serviço.
Posso até imaginar que a própria IA avaliará os resultados da votação e ajustará seu modelo. Isso é um pouco de ficção científica, mas podemos ver isso no futuro. A vantagem de usar blockchain é que um terceiro não pode influenciar a votação de forma alguma manipulando o servidor.
Tokens ou DIDs podem ser usados para várias formas de votação, por exemplo, em quantas pessoas acreditam em uma determinada informação ou em quem é ou não uma fonte confiável de informação. Os consumidores de hoje têm muitas maneiras de interagir uns com os outros de maneira confiável. Os debates nas mídias sociais podem ser moderados de forma inadequada. A votação dos usuários de forma transparente e imutável pode ser muito mais importante no futuro do que pensamos atualmente. Tokens (e NFTs) são uma ótima ferramenta para conectar membros da comunidade.
IA como Oráculos
Alguns contratos inteligentes precisam interagir com o mundo físico e é necessário garantir a confiança e confiabilidade dessa conexão. A solução já existe, no entanto, a IA pode melhorar muito a confiabilidade.
Os oráculos geralmente trabalham obtendo informações de várias fontes que são de alguma forma economicamente incentivadas a não trapacear. As informações de várias fontes são agregadas e passadas para o contrato inteligente.
A IA pode servir como uma das entradas de informações ou como um mecanismo de controle para a operação do Oracle. A IA pode ser relativamente confiável na detecção de tentativas de fraude, anormalidades, tendências, etc. Se as entradas dos Oráculos forem suspeitamente imprecisas, a IA pode sinalizar o problema.
Esperamos poder criar um serviço de IA autônomo. Pode ser uma boa ideia construir uma rede distribuída para IA e pensar em alguma forma de descentralização.
IA e NFT
A IA pode gerar uma enorme quantidade de conteúdo digital. Algumas obras podem ser originais e em alta demanda. Na enxurrada de dados, pode ser útil rastrear um trabalho original (o primeiro do gênero). Os NFTs podem servir muito bem a esse propósito, pois ao escrevê-lo no blockchain, o tempo de criação e o autor serão claramente definidos.
A IA pode oferecer uma experiência interativa e personalizada para proprietários de NFTs. Por exemplo, a IA pode ser usada para criar mundos virtuais interativos nos quais os proprietários de NFTs podem interagir com personagens ou ambientes digitais. Dessa forma, os NFTs podem oferecer experiências dinâmicas e únicas que podem mudar de acordo com as preferências e ações dos proprietários. Os NFTs podem, assim, ganhar valor de mercado, oferecendo uma experiência única disponível apenas para o proprietário de um determinado NFT.
Conclusão
A IA já está sendo usada hoje para analisar a confiabilidade e a segurança dos contratos inteligentes. Algumas firmas de auditoria se aproveitam disso. Usar IA para analisar dados on-chain pode ser relativamente fácil, e podemos imaginar algo assim em breve. Para os outros casos de uso descritos, conectar AI e Cardano (ou outros blockchains) pode ser mais complicado, mas provavelmente veremos isso mais cedo ou mais tarde.
A tecnologia é como Lego e serviços inovadores são criados interconectando-os. As tecnologias de IA e blockchain continuarão a evoluir, então podemos esperar casos de uso muito mais interessantes. O melhor provavelmente ainda está por vir.
Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!