Testes com contratos inteligentes da Cardano começam em abril

A atualização que promete trazer contratos inteligentes para a Cardano está próxima. O anúncio foi dado por Charles Hoskinson, CEO da IOHK, responsável pelo desenvolvimento da rede.

Durante a conferência Cardano360 , realizada na quinta-feira (25), Hoskinson fez o anúncio. A nova atualização será uma rede de testes chamada Alonzo, com lançamento previsto até maio.

“Pela primeira vez, publicamente, as pessoas serão capazes de redigir contratos inteligentes e implantá-los em Cardano”, disse o executivo.

Contratos serão passo para DeFi

De acordo com roadmap de lançamento, a Alonzo virá na forma de um hard fork . Ela será implementada até abril ou, no máximo, início de maio.

Inicialmente, os contratos inteligentes estarão disponíveis apenas para fins de teste. Eles serão totalmente implementados com o lançamento da rede principal, que está previsto para agosto.

Entre os lançamentos, será possível trocar criptoativos diferentes entre a blockchain. O processo é semelhante ao que já ocorre em aplicativos executados no Ethereum, como a Uniswap.

Com eles, a Cardano poderá vir a ser mais uma concorrente no mercado de finanças Descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês). Plataformas como a Binance Smart Chain já estão em estágios avançados de implementação dessas tecnologias.

Contudo, o Ethereum ainda é a principal plataforma de aplicativos descentralizados. Parte de sua valorização se deu pelo crescimento desses aplicativos e das DeFi.

Embaixador da Cardano fala sobre mudanças

O CriptoFácil conversou com Marcus Vinicius, embaixador da Cardano no Brasil. Ele explicou que o lançamento da Alonzo faz parte da principal meta da rede.

“Desde seu ICO, a Cardano se propõe a ser uma plataforma de contratos inteligentes baseada em pesquisas. O anúncio no programa Cardano360 se refere ao cronograma de lançamento da Purus, linguagem nativa para execução dos contratos na Cardano, e de parte de sua estrutura.”

Segundo Vinicius, o novo lançamento faz parte da terceira e última etapa da fase Goguen da Cardano. Com ela, os contratos inteligentes serão iniciados.

Outro lançamento que ocorreu na Cardano360 foi o da máquina virtual IELE. Ela será lançada como uma prova de conceito, cuja previsão é de sair nos próximos seis meses.

“A IELE é uma máquina que tem o propósito de interoperar com linguagens de programação tradicionais do mercado: Python, C++, etc. Este projeto pode aumentar a adoção da blockchain da Cardano por ser uma ponte com o mercado de desenvolvimento tradicional”, explicou Vinicius.

1 Like

Excellent news, good hope