Mithril se aproxima do lançamento na rede principal

Mithril se aproxima do lançamento na rede principal

Agora em seus estágios finais de teste, a Mithril está se preparando para o lançamento na rede principal. Mergulhe para recapitular o que é a Mithril, como ela ajuda e como se envolver

19 de julho de 2023 Olga Hryniuk 5 minutos de leitura

Mithril é um esquema de assinatura baseado em participação e um protocolo que melhora a velocidade e a eficiência dos tempos de sincronização dos nós. Mithril aumenta o tempo de sincronização do nó, oferece segurança e capacita a tomada de decisão descentralizada. Com a Mithril, a rede da Cardano se torna mais eficiente, simplificada e capaz de suportar uma ampla gama de aplicações e casos de uso.

A prova de conceito da Mithril foi lançada em agosto de 2022. Em dezembro, a equipe apresentou oficialmente a Mithril , revelando mais sobre seus benefícios, aplicações e roteiro. A Mithril está agora nos estágios finais de teste antes de seu lançamento na rede principal neste verão.

Este post recapitula a funcionalidade do protocolo Mithril, explica a arquitetura do Mithril e oferece maneiras de se envolver.

Por que Mithril?

Juntar-se ao próspero ecossistema Cardano significa alimentar seu crescimento saudável. A rede combina milhares de nós distribuídos em um sistema unificado, permitindo uma comunicação perfeita para compartilhar dados em novos blocos e transações.

Existem duas formas de participar da rede Cardano:

  1. Execute um nó completo, que requer o download e a validação de uma cópia completa do blockchain (~ 100 GB hoje)
  2. Execute um cliente leve acessando APIs confiáveis ​​de terceiros.

A sincronização de cada nó demanda tempo e pré-requisitos específicos de software e armazenamento, enquanto os clientes leves dependem de APIs de terceiros.

Mas, e se pudéssemos ter o melhor dos dois?

Mudando o jogo com Mithril

Aproveitar a Mithril para inicializar de maneira rápida e eficiente um nó Cardano completo é o primeiro caso de uso que vem com o lançamento beta inicial na rede principal.

A Mithril recupera um instantâneo do estado atual da blockchain, aumentando o tempo de sincronização dos nós e facilitando as configurações de segurança fortes. Assista a esta apresentação do IO ScotFest para saber mais sobre como a Mithril fornece inicialização de nó leve, rápida, eficiente e segura.

Com a evolução da Mithril, os desenvolvedores de DApp poderão implantar clientes leves e aplicativos móveis ou simplificar as operações de sidechain. A Mithril também capacitará aplicativos de votação baseados em participação e soluções de governança, independentemente da complexidade do protocolo. A verificação de contagem segura e leve por meio de assinaturas Mithril pode simplificar a tomada de decisões descentralizada, fornecendo resultados verificáveis.

evolução da mithril

O artigo de pesquisa ’ Mithril: Stake-based Threshold Multisignatures ’ foi publicado por pesquisadores do IOG em 2021, e esta postagem no blog discutiu como o protocolo atua como um esquema de assinatura de limite baseado em estaca, permitindo uma alavancagem de estaca transparente, segura e leve.

Após o lançamento da prova de conceito da Mithril em 2022, a rede foi apoiada e testada por um grupo de operadores voluntários de pool de participações (SPOs). Esse estágio de teste permitiu que a equipe entregasse os nós de assinante, agregador e cliente em distribuições lançadas quinzenalmente. A equipe também implementou o esquema de múltiplas assinaturas com limite baseado em participação e estabeleceu o processo para produzir certificados de snapshot de nó completo por SPOs.

A rede Mithril agora está sendo testada em ambientes de teste de pré-produção e visualização, em breve estará disponível como uma versão beta na rede principal.

A Mithril possui um roteiro de alto nível que inclui os seguintes lançamentos:

  • Mithril beta: protocolo mainnet lançado com um grupo de SPOs voluntários que auxiliam nos testes e na prototipagem.
  • Mithril MVP (2023): um protocolo incentivado com recursos adicionais para oferecer suporte a casos de uso básicos, como inicialização rápida e carteiras leves seguras.
  • Mithril (2024): um ecossistema de Mithril totalmente descentralizado e autossustentável.

Como funciona: a arquitetura

A arquitetura Mithril compreende três componentes principais: o agregador, o signatário e o cliente. Juntos, eles formam uma rede de nós que aumenta a eficiência de inicialização de um nó Cardano.

Figura 1. Arquitetura de rede Mithril

Signatário de Mithril

O signatário Mithril é um nó que opera de forma transparente sobre o(s) nó(s) Cardano do SPO. Funciona em conjunto com o agregador Mithril e realiza as seguintes tarefas:

  • Funciona ao lado do nó Cardano para integrar-se perfeitamente à infraestrutura Cardano existente.
  • Gera novos pares de chaves a cada época assinada por chaves KES. As chaves de verificação são então transmitidas para todos os outros signatários dentro da rede Mithril.
  • Periodicamente, tira instantâneos do estado completo do blockchain Cardano, especificamente indexados por índices imutáveis ​​de arquivos de banco de dados. Em seguida, ele assina esses instantâneos individualmente usando as primitivas criptográficas Mithril, que garantem a integridade e a autenticidade do estado do registro.

agregador de mithril

O agregador Mithril é um nó confiável responsável por coordenar as atividades dos nós assinantes Mithril. Ele opera ao lado do nó Cardano e executa várias funções cruciais:

  • Fornece a cadência necessária para que os nós assinantes do Mithril registrem suas chaves e participem do processo de assinatura do instantâneo, garantindo a devida sincronização e organização das operações de assinatura.
  • Uma vez que os nós assinantes assinam individualmente o estado completo da blockchain Cardano, o agregador coleta essas assinaturas e as combina em multi-assinaturas Mithril usando as primitivas criptográficas Mithril. O agregador usa essas assinaturas agregadas para gerar certificados associados.
  • O agregador se encarrega de criar e armazenar o arquivo instantâneo completo do banco de dados Cardano. Este nó é responsável por garantir a disponibilidade e distribuição dos instantâneos do arquivo e dos certificados associados aos clientes que os requerem para a restauração do nó.

cliente Mithril

O cliente Mithril é um nó atualmente usado para a restauração de um nó completo Cardano. O cliente interage com o agregador Mithril para recuperar componentes essenciais para a restauração do nó:

  • Entra em contato com o agregador Mithril para obter um instantâneo remoto da blockchain Cardano. Juntamente com o instantâneo, ele também recupera a cadeia de certificados associada ao instantâneo.
  • Para garantir a integridade e a validade do instantâneo e da cadeia de certificados, o cliente emprega as mesmas primitivas criptográficas Mithril usadas pelo agregador e pelo signatário para produzir as assinaturas múltiplas. Esses mecanismos criptográficos permitem ao cliente verificar a autenticidade dos componentes recuperados, facilitando assim um processo de restauração seguro e confiável.

Em iterações futuras, o cliente também será usado para verificar qualquer certificado gerado pelo protocolo para os dados correspondentes.

Observe que a arquitetura de rede Mithril é um trabalho em andamento e está sujeita a alterações. A equipe de desenvolvimento está trabalhando ativamente para descentralizar ainda mais a arquitetura para aumentar sua robustez e segurança.

Como se envolver?

A Input Output Global (IOG) agora está incentivando os SPOs a se juntarem aos testes beta do Mithril na rede principal!

Para começar, junte-se a este canal do Discord e participe das discussões do GitHub . Por fim, consulte a documentação da Mithril para obter mais detalhes sobre a rede.