Avançando o tempo de sincronização do nó com Mithril

Blog > 2023 > Janeiro > Avançando o tempo de sincronização do nó com Mithril

Avançando o tempo de sincronização do nó com Mithril

Mithril é uma solução leve, rápida e eficiente para inicialização segura de nós Cardano

10 de janeiro de 2023 - Olga Hryniuk - 4 minutos de leitura

Mithril é uma solução que permite aos usuários obter o estado atual da blockchain Cardano sem recuperar seu histórico completo. Postagens anteriores discutiram como o protocolo Mithril funciona e atualizaram a comunidade sobre o lançamento da prova de conceito .

No IO ScotFest em Edimburgo, Jean-Philippe Raynaud, líder técnico da PaloIT, e Iñigo Querejeta Azurmendi, engenheiro de criptografia líder da Cardano na IOG, apresentaram o Mithril revelando mais sobre seus benefícios, aplicações e roteiro.

Alcançando maior escalabilidade

Um dos desafios para alcançar escalabilidade e adoção em massa da tecnologia blockchain são as interações rápidas e seguras com a cadeia. DApps e carteiras operando em um nó completo podem validar independentemente cada transação no histórico da blockchain, fornecendo um alto nível de segurança. No entanto, isso leva mais tempo e requer requisitos específicos de software e armazenamento.

Mithril vem como uma solução. É tanto um protocolo quanto uma rede baseada na tecnologia chamada esquema STM (stake-based threshold multi-signature). O protocolo permite que os nós da rede Mithril estabeleçam interações leves e eficientes com Cardano de maneira transparente, segura e sem confiança.

As interações atuais da carteira leve exigem a dependência de terceiros para recuperar o estado da cadeia. Essas interações também são baseadas em compensações de segurança ou descentralização. O Mithril, por outro lado, garante ambos e é capaz de desbloquear casos de uso como:

  • Inicialização rápida do nó completo: um nó pode sincronizar com o histórico da cadeia de 4 a 6 vezes mais rápido do que anteriormente, conforme avaliado na rede de teste de visualização.

  • Carteiras ‘leves’ sem confiança: as carteiras leves não precisam depender de terceiros para sincronizar o histórico da blockchain. O protocolo Mithril permite sincronização rápida enquanto conta com as propriedades de segurança da cadeia principal da Cardano.

  • Sistemas de votação eficientes: Mithril permite o estabelecimento de um sistema de votação altamente confiável e rápido em casos de uso de governança.

Os casos de uso mencionados acima mostram que, para o Mithril escalar, é necessário estabelecer a infraestrutura para suportar diferentes tipos de dados. É aqui que entra um processo de desenvolvimento aberto e colaborativo. Aproveitar o poder da comunidade permitirá o desenvolvimento de inúmeras aplicações inovadoras para o Mithril. O Mithril fornecerá, portanto, a capacidade de incluir rapidamente novos tipos de dados assinados conforme a necessidade.

Jean-Philippe Raynaud comenta:

“A Mithril pode ajudar a assinar qualquer tipo de dados que possam ser computados de forma determinística ou testemunhados pelas partes interessadas de um blockchain proof-of-stake (PoS). Isso prova as mesmas garantias de segurança da cadeia principal Cardano, bem como o mesmo nível de descentralização sem depender da entidade terceirizada.”

o roteiro

Figura 1: O roteiro do desenvolvimento do Mithril

Mithril é um projeto de código aberto atualmente operando como uma prova de conceito. A implementação de primitivas criptográficas foi o primeiro passo para estabelecer uma biblioteca independente e independente de blockchain, que os desenvolvedores podem usar para implementar seus próprios casos de uso de certificação descentralizada em um contexto PoS.

Atualmente, a rede de teste da Mithril inclui vários SPOs integrados como signatários para testar continuamente a rede Mithril. A equipe Mithril e a comunidade estão melhorando consistentemente a prova de conceito para prepará-la para o lançamento na rede principal. Eles fornecem os nós de assinante, agregador e cliente em distribuições lançadas quinzenalmente. Essas distribuições são testadas e qualificadas com os SPOs pioneiros em um processo de vários estágios na testnet de preview para, em seguida, serem lançados no testnet de pré-produção na Cardano.

Quando o teste for concluído, o Mithril será implantado na rede principal, fornecendo uma solução totalmente descentralizada para inicialização eficiente de nós.

Jean-Philippe Raynaud acrescenta:

“O Mithril já está provando sua eficiência com o rápido bootstrapping dos nós Cardano que, em nossos benchmarks, reduz significativamente seu tempo de sincronização. É uma tecnologia muito versátil que permitirá e ajudará a dimensionar muitos outros casos de uso no futuro.”

Por fim, para acompanhar o desenvolvimento do Mithril, consulte atualizações de desenvolvimento de alto nível no Essential Cardano ou relatórios técnicos mais detalhados aqui.