🇵🇹 Plutus e Marlowe no centro das atenções na WyoHackathon 2019

Plutus e Marlowe, as linguagens de programação de contratos inteligentes da IOHK terão as suas novas gerações lançadas na WyoHackathon 2019


A rede Cardano foi concebida para ser a melhor fundação possível para o futuro da tecnologia descentralizada - mas a fundação é tão boa quanto o que pode ser construído nela. Contratos inteligentes são das mais formas poderosas da rede distribuída gerar valor, permitindo a indivíduos e organizações a concordarem condições e automaticamente executar trocas de informação e riqueza, tudo num ambiente sem confiança e depender de terceiros. Contudo, contratos inteligentes são apenas código, o que significa que as linguagens e as ferramentas em que são redigidas fazem a diferença para os níveis pretendidos de segurança, eficiência e fiabilidade.

Dito isso, compreender o potencial dos contratos inteligentes é diferente de realizar a sua integração e adoção. Linguagens de programação de contratos inteligentes existentes fornecem a base para a solução, mas não são a resposta final. Contratos inteligentes atuais são complexos e difíceis de programar e são vulneráveis a atores maliciosos. A tecnologia blockchain mudou drasticamente desde a sua primeira aparição e as condições que determinaram as primeiras linguagens já não são verdadeiras. A primeira resposta a um problema raras vezes é a melhor e qualquer solução focada numa empresa ou algo que ameace a segurança da rede não pode ser impedido devido à complexidade do protocolo.

Trazer a programação funcional a contratos inteligentes com Plutus

Somos grandes fãs da programação funcional aqui na IOHK e com orgulho dizemos que o código inerente à rede de Cardano é redigido em Haskell, a linguagem de programação funcional mais proeminente a nível mundial. Plutus é menos diferente. Quando com parado com as linguagens de programação orientada a objetos, as linguagens de programação funcional são menos propensas a ambiguidade e erro humano - sempre uma coisa boa - além de ser mais fácil de verificar e testar. Com o uso de Plutus para redigir contratos inteligentes na rede de Cardano, programadores beneficiam todas as condições acima além da capacidade de usar a mesma linguagem que na blockchain quer fora da mesma.

Enquanto programadores terão que esperar que a era Goguen chegue para lançarem os seus contratos inteligentes na rede Cardano, podem começar a testar as suas competências sobre contratos inteligentes com o Plutus Playground. IOHK também criou um livro eletrónico sobre Plutus e um curso Udemy para ajudar programadores a ir para o terreno uma vez que Plutus esteja disponível na rede principal de Cardano.

Trazendo Plutus a toda a gente com Marlowe

O problema com os contratos inteligentes é que as pessoas que sabem como escrever o código não tem o conhecimento da indústria para saber estruturar os contratos eles próprios. Assim entra Marlowe, a linguagem de domínio específico (DSL). Marlowe foi concebido para ser usado por qualquer um que queira escrever contratos financeiros inteligentes sem ter competências de programação para o implementar. Utilizadores pode experimentar Marlowe via o Marlowe Playground, uma ferramenta online com um interface gráfico agradável e com componentes drag and drop onde podem criar contratos financeiros inteligentes que, quando completos irão gerar código totalmente funcional e pronto a execução em Plutus.

Marlowe fornece a todos a possibilidade de familiarizarem-se com contratos inteligentes enquanto se protegem de consequências nefastas. Também protege o programador e o sistema assegurando que contratos inteligentes mal concebidos não possam ser executados. Por fim, Marlowe foca-se no compromisso de fundos e tempo de expiração. Estas propriedades asseguram que ambas as partes envolvidas nos contratos têm fundos dedicados no acordo enquanto que assegura que dinheiro não continuará no sistema após a conclusão do contrato.

Criar fundações sólidas

Plutus, Marlowe e o ecossistema Cardano continuam a evoluir para fornecer as condições mais seguras e eficientes para construir aplicações descentralizadas. As próximas gerações de Plutus e Marlowe serão lançadas na WyoHackathon na Universidade de Wyoming a 20 de setembro antes do seu lançamento na rede principal no início da era Goguen. Avanços de Marlowe incluem um sistema de desenvolvimento de alta fiabilidade que ajuda à redação de contratos executáveis e a nova iteração de Plutus permitirá aos utilizadores de acederem aos contratos inteligentes online e com aplicações móveis. Para obter as notícias mais recentes do evento podes seguir o feed do Twitter da WyoHackathon.

Na IOHK estamos focados em criar a plataforma mais segura e eficiente para executar aplicações descentralizadas. Plutus e Marlowe serão os primeiros blocos construtores a serem colocados nas fundações da rede de Cardano - e não serão os únicos. Com esta nova gama de ferramentas inclusivas e acessíveis, Cardano torna-se mais capaz de servir audiências mais alargadas que beneficiam de uma plataforma de rede segura e descentralizada.

1 Like

Thanks for the contribution on portuguese posts.

Good work team

1 Like