PORQUE A CARDANO É IMPORTANTE?

PORQUE O CARDANO IMPORTA?

As pessoas podem se perguntar por que a IOHK trabalha com a Cardano se nós temos Bitcoin e Ethereum. Nós realmente precisamos de mais redes públicas? Essas são perguntas justas. Vamos respondê-las!

A TECNOLOGIA PRECISA EVOLUIR

Nós não conhecemos nenhuma tecnologia que já tenha sido criada e tenha sobrevivido sem ter sofrido melhorias e atualizações ao longo do tempo. A tecnologia precisa evoluir ou ela se torna obsoleta mais cedo ou mais tarde. Porque isso acontece? A resposta é simples: Toda tecnologia evolui e quando isso não acontece, outros projetos tecnológicos acabam por se tornar mais populares. Pelo menos, nós temos alguma experiência com a história.

Você já ouviu falar algo da empresa Yahoo! ? Ela foi fundada em Janeiro de 1994 e oferecia um portal web, um mecanismo de buscas, e serviços relacionados incluindo e-mail, finanças, compartilhamento de videos e etc. A rede social MySpace surgiu em 2005 e ultrapassou o Yahoo! E até mesmo o Google em 2006. Esse era o site mais visitado nos Estados Unidos. Você nunca ouviu falar do MySpace? É bem possível, isto porque em 2008 o MySpace foi superado pelo Facebook em número de visitantes a nível global! Em 2009 o Facebook ultrapassou o MySpace em números de visitantes dos Estados Unidos. Espera um pouco… voce não usa o Yahoo! para pesquisar coisas na internet? Claro que não! Provavelmente você usa o Google. A história sempre se repete…de novo e de novo.

Parece que empresas como Google, Amazon, Microsoft, Facebook, Twitter e algumas outras estarão aqui para sempre. Elas são gigantes demais para falharem e tem um enorme domínio de mercado. Quando startUps promissoras aparecem, empresas de TI de grande porte apenas compram seus direitos e incluem novas tecnologias e uma nova base de usuários. Se essas grandes empresas continuam aqui, isso significa que elas investem em novas tecnologias e as evoluem. Com certeza elas não estariam aqui hoje se não possuíssem um grande centro de pesquisas e desenvolvimento e uma excelente serviço de suporte ao cliente. É possíve ser o número um no mercado por um longo tempo mas isso não acontece de forma automática e tampouco é de graça. Muito dinheiro é gasto no desenvolvimento de novas tecnologias e em marketing para que atraia novos usuários e mantenha os antigos. Existe alguma chance dessas grandes empresas desaparecem ou serem superadas por seus competidores? A verdade é que ninguem sabe. A história nos diz que é possível porém não é garantido. Está tudo bem em não saber o que vai acontecer. Se as pessoas gostam da tecnologia e não tem uma razão para buscarem outra, então talvez seja possível sobreviver por um longo tempo. Evolução é a chave para a sobrevivencia no mundo digital. Evolução é um processo dinâmico e não um processo estático.

As pessoas sempre querem usar a melhor tecnologia disponível. Mas o que significa “ser a melhor tecnologia”? Vai depender do contexto. No mundo digital as pessoas esperam que tudo aconteça em segundos e que isso custe barato, senão totalmente de graça. Isso deve ser de facil disponibilidade, de confiança, e user-friendl, isto é, fácil do usuário mexer. Quanto menos impecílios, melhor.

Criptomoedas são tecnologias com potencial de desbancar serviços financeiros e se tornarem dinheiro e ainda guardar valores. Você acha que o dinheiro deveria evoluir?

Cédulas e moedas não são os únicos “dinheiros” que usamos atualmente. Nós usamos dinheiro em sua forma digital. Usamos internet banking para transferências de dinheiro, por exemplo. Frenquentemente realizamos pagamentos utilizando cartões de crédito. Tudo acontece na internet. Essas tecnologias evoluem. Geralmente é um processo lento já que bancos não são um dos maiores inovadores de TI. Bancos são dinossauros e a tecnologia evolui devagar, mas não podemos dizer que eles não fazem nada. Não há duvidas que a tecnologia de uma blockchain descentralizada tem o potencial para superar os bancos. O espaço cripto ainda não está tecnologicamente pronta para competir com os atuais sistemas financeiros, somente com mais estudos e avanços estaremos prontos para que isso aconteça.

O dinheiro realmente deveria evolui sob um ponto de vista tecnologico. O que deveria e pode ser estático é a base monetária. Ativos que poderiam ser usados como uma reserva de valor querem um número fixo ou previsto de de unidades no mercado. Dinheiro utilizado para transações no dia a dia e para fins de câmbio requerem uma taxa de inflação previsível. As taxas de inflação deveriam ser mantidas a um nível bem baixo e algumas teorias dizem que deveriam ser até mesmo zero.

Podemos concluir então que o desenvolvimento de tecnologias deve ser dinamico porém a base monetária deve ser estática.

EVOLUÇÃO NO MUNDO DAS CRIPTOMOEDAS

As equipes por trás da Cardano sabem que a tecnologia deve evoluir e que ainda não é possível se tornar um meio alternativo aos bancos tradicionais. O Bitcoin não evolui. O seu progresso tecnológico é extremamente lento. Então as pessoas inteligentes do mundo não devem fazer nada só porque se trata do Bitcoin? Não há um motivo plausível pra esse tipo de pensamento . O mundo cripto não é somente o Bitcoin. Deveriamos contar então com apenas algumas pessoas trabalhando no Bitcoin? Isso pararia ou tornaria extremamente lento a evolução das criptomoedas.

O Bitcoin está se tornando aos poucos uma reserva de valor estável e as pessoas estão com medo de mexer nisso e acabar por quebrarem tudo. E tudo bem, mas porque não construir outras redes voltados para outros propósitos? A equipe IOHK pensa que a Cardano, como uma plataforma descentralizada, pode se tornar uma alternativa melhor para bancos tradicionais afim de torná-los mais justos e transparentes. Isso é um projeto de infraestrutura baseada em SmartContracts.

Bitcoin não possui SmartContracts e provavelmente nem terá. Então não deveriamos trabalhar com SmartContracts só porque o Bitcoin não o possui em sua primeira camada? Isso seria loucura! Não deveriamos desenvolver a ideia só porque um pequeno grupo de pessoas acha que não há uma usabilidade real para isso? Como eles podem saber disso? Muitas pessoas perdem dinheiro devido a bugs nos SmartContracts na plataforma Ethereum. O conceito da tecnologia SmartContract é segura mas devemos tornar isso ainda melhor. Porque não lutar por isso? Quanto mais equipes tivermos trabalhando em SmartContracts maiores serão as chances de termos SmartContracts de confiança em um futuro proximo.

Não é somente sobre SmartContracts. Isso é também sobre a evolução da qualidade da descentralização. Deveríamos confiar no Proof-of-work (PoW) e acreditar que o Bitcoin permanecerá descentralizado pra sempre? Como poderíamos saber disso? Nós já temos dúvidas. Deveríamos trabalhar em um consenso alternativo após vermos que o PoW não funciona bem? Parece ser mais inteligente trabalharmos em consenso no Proof-of-Stake (PoS) paralelamente. PoS nos permite construir uma rede ainda mais descentralizada e expandível. Vamos ser honestos. As maiores redes atualmente, Bitcoin e Ethereum, possuem taxas completamente altas. Taxas altas matam a usabilidade da rede. Talvez etseja tudo em pagar uma taxa alta quando você usa o Bitcoin para reserva de valor e fazer uma transação por mês. Isso significa que não podemos fazer mais transações de maneira descentralizada? Só porque as taxas são altas? Nós podemos ter uma rede global descentralizada com transações rápidas e baratas. É uma evolução natural das tecnologias. Não há mágica, somente a mais pura matemática e ciência.

A Cardano pode ser considerada um tipo de seguro onde estaremos aptos a contruir uma rede descentralizada e expansível independente do que venha a acontecer com o Bitcoin.

Nós também podemos perceber o enorme impacto ambiental que o Proof-of-Work causa. O Bitcoin consome muita energia elétrica. Há quem diga que é como se fosse uma Argentina. A Argentina possui 45 milhões de habitantes e o consumo de energia é equivalente a 120 bilhões kWh por ano! No momento em que esse artigo está sendo escrito, o preço do Bitcoin está avaliado em aproximadamente 50 mil dolares (271.360 reais). Se o bitcoin alcançar 1 milhão de dolares (5 milhões e 427 mil reais) em uma alta histórica no mercado ele consumirá 20x mais eletricidade. Seria assim até a próxima era. O Bitcoin consumiria eletricidade equivalente a 20 estados do tamanho da Argentina. Isso seria a mesma quantidade de eletricidade que 900,000,000 de pessoas precisariam pra viver. As pessoas precisam perceber que 50 dolares (271 reais) de taxa pode ser a mesma quantia que uma pessoa que mora sozinha na europa paga pela sua conta de luz ao mês. Isso é sustentável? Imagine que as pessoas queiram fazer cada vez mais transações e esteja dispostas a pagar taxas cada vez mais altas. Isso seria loucura! Nós não podemos fingir que isso não seria um problema e que somente energia renovavel seria utilizada para a mineração de Bitcoin. Não será se a consumação for enorme. Nós deveríamos diferenciar energia renovável e energia suja de usinas de carvão? Provavelmente não. Não há sentido em usar energia renovável para minerar Bitcoin e deixar o resto do mundo utilizar uma energia não sustentável. A existência do Bitcoin tem um impacto negativo no planeta. Nós poderíamos discutir se o Bitcoin nos traz mais beneficios ou maleficios mas isso seria uma longa conversa e as pessoas provavelmente não concordariam umas com as outras. Então pra que perder tempo?

Nós podemos trabalhar em PoS e então entrar num consenso. Ninguém pode nos forçar a usar PoW pra sempre. Assim que o PoS provar que é seguro, então não haverá nenhuma razão para continuar utilizando PoW. Isso é somente uma evolução natural que já testemunhamos muitas vezes no passado. Vamos pelos menos admitir a possibilidade e pensar no nosso futuro. Nós podemos inventar novas tecnologias porém pode ser dificil consertar o meio ambiente no futuro.

O orçamento seguro do Bitcoin também é uma grande incerteza no momento. E se as pessoas não quiserem mais pagar taxas altas? Tudo bem pagar 50 dolares mas se isso se tornar 500 em 2030? Essa tecnologia dificilmente seria usada por países mais pobres onde 1 dolar de taxa já é considerado muito. Nós não queremos estar sendo repetitivos mas não podemos esperar pra ver o que vai acontecer no futuro. Cardano é um projeto de blockchain alternativa, com diferentes parâmetros, equipes, comunidade e missão.

CONCLUSÃO

As pessoas tem muitas ideias e queremos saber delas. Se isso não é possível em alguns ecossistemas, então o jeito é começar a criar um novo ecossistema. Evolução é sobre apresentar novas coisas e chegar com novas ideias. A maioria das tentativas falham, mas algumas dão certo. Ninguém pode prever quais irão falhar e quais darão certo. Essa é a beleza da evolução. Competição é algo saudável e o mundo cripto necessita disso. Quanto os projetos são aderidos pelas pessoas maiores são as chances do conceito de descentralização sobreviver. Não deveríamos nunca contar somente com um único projeto.

Nós acreditamos que haverão mais projetos de blockchains de sucesso. Não há provas de que o projeto com a melhor tecnologia irá vencer. Em contrapartida, não há provas de que o primeiro projeto no mercado definitivamente irá ganhar. Os projetos mais recentes tem a vantagem de aprender com seus antecessores. Os primeiros a se movimentar geralmente conseguem a melhor base de usuários por um periodo de tempo. A adoção de tecnologias também é indispensável para a alegria das pessoas. Reserva de valor não será a única utilidade da tecnologia de uma Blockchain e em nenhum lugar está escrito que só pode ser o Bitcoin. Ainda não temos a definição exata do que realmente são as Criptomoedas. As narrativas mudam todos os anos. A única coisa que é certa é que a tecnologia de Blockchain veio pra ficar!

Traduzido por: Matheus Arantes (TheMattArantes)
Fonte; Cardanians.io

2 Likes

Excelente artigo.