🇧🇷 Tutorial Marlowe 13/14

Acesse o conteúdo completo em Tutorial Marlowe 3.0 (Parte 13) – Educação Cardano

13. ACTUS e Marlowe

Este tutorial fornece uma introdução à idéia geral dos padrões ACTUS para a representação algorítmica de contratos financeiros, além de exemplos implementados em Marlowe.

13.1 ACTUS

A Fundação de Pesquisa Financeira ACTUS https://www.actusfrf.org criou um padrão para contratos financeiros, categorizados por meio de uma taxonomia e descritos em uma especificação técnica detalhada.

Os padrões da ACTUS se baseiam no entendimento de que contratos financeiros são acordos legais entre duas (ou mais) contrapartes na troca de fluxos de caixa futuros. Historicamente, esses acordos legais são descritos em linguagem natural, levando à ambiguidade e diversidade artificial. Como resposta, as normas da ACTUS definem contratos financeiros por meio de um conjunto de termos contratuais e funções determinísticas, mapeando esses termos em obrigações futuras de pagamento. Dessa forma, é possível descrever a grande maioria dos instrumentos financeiros por meio de um conjunto de pouco mais de 30 tipos de contrato ou modelos modulares, respectivamente.

As especificações do ACTUS fornecem uma variedade de exercícios para implementação em Marlowe, e ilustramos uma abordagem para isso no exemplo a seguir.

13.2 Exemplo simples de vínculo com cupom zero

Um título de cupom zero é um título de dívida que não paga juros (cupom), mas é emitido com desconto, gerando lucro no vencimento quando o título é resgatado pelo seu valor nominal integral.

Por exemplo, um investidor pode comprar um título que custa 1000 Lovelace com 15% de desconto. Ela paga 850 Lovelace ao emissor do título antes da hora de início , aqui 10.

Mais tarde, após a data de vencimento , hora 20 aqui, o investidor pode trocar o título pelo seu valor integral, ou seja, 1000 Lovelace.

Este contrato tem uma desvantagem significativa. Depois que o investidor depositar o 850 Lovelace, ele será imediatamente pago ao emissor (se o investidor não investir a tempo, o contrato será encerrado). Depois disso, dois resultados são possíveis

  • o emissor deposita 1000 Lovelace na conta do investidor e é então imediatamente pago integralmente ao investidor;

  • se o investidor não fizer o depósito, o contrato será fechado e todo o dinheiro do contrato será reembolsado, mas não há dinheiro no contrato nesse momento; portanto, o investidor perde seu dinheiro.

Como podemos evitar esse problema de inadimplência do emissor?

Existem pelo menos duas maneiras de resolver isso: poderíamos pedir ao emissor que depositasse o valor total antes do início do contrato, mas isso anularia o objetivo de emitir o título em primeiro lugar. Mais realisticamente, poderíamos pedir a terceiros que garantissem o acordo.

Exercício

Forneça uma variante do contrato zeroCouponBond, no qual é necessário que o emissor deposite o valor total antes da emissão do título.

Exercício

Forneça uma variante do contrato zeroCouponBond, que também inclua um fiador que efetue o pagamento integral antes da emissão do título e que pagará essa contraparte se o emissor não cumprir com o padrão; se o emissor efetua o pagamento a tempo, o fiador deve recuperar seu dinheiro.

13.3 Exemplo de Título de Cupom Garantido

Esse vínculo mais complexo envolve um investidor que deposita 1000 Lovelace, que é pago imediatamente ao emissor. O emissor deve então pagar como juros 10 Lovelace a cada 10 slots. No vencimento, o investidor deve receber de volta os juros mais o valor total do título.

Exercício

Forneça uma variante do contrato zcouponBondFor3Month12Percent, que também inclua um fiador que pague o pagamento integral antes da emissão do título e que pagará essa contraparte se o emissor não cumprir com o padrão; se o emissor efetua o pagamento a tempo, o garante deve recuperar seu dinheiro.

A IOHK planeja implementar o padrão ACTUS completo usando Marlowe e Plutus durante o próximo ano.

1 Like