Atala PRISM: identidade digital pioneira com soluções descentralizadas

Atala PRISM: identidade digital pioneira com soluções descentralizadas

A identidade descentralizada é a pedra angular do estado da rede e dos sistemas que a IOG está construindo. Aqui está mais sobre o progresso mais recente

10 de maio de 2023 Olga Hryniuk 4 minutos de leitura

A identidade é fundamental para todos os aspectos de nossas vidas. Serve como um conceito central nas interações diárias, seja na esfera pessoal ou profissional, com indivíduos, organizações e instituições como seguradoras, bancos, prestadores de serviços e muito mais. Documentos físicos como passaportes, carteiras de habilitação ou carteiras de identidade (ou seja, credenciais) oferecem um meio simples de provar a identidade, idade, residência e outros detalhes de uma pessoa. Da mesma forma, as credenciais educacionais ajudam a autenticar as qualificações acadêmicas ou a conclusão de um programa.

No entanto, com o ritmo acelerado da inovação digital, a verificação da identidade online continua sendo um desafio.

Tony Rose, chefe de produto da IOG, deu recentemente uma entrevista na Cardano Hotel Podcast discutindo o Atala PRISM e a identidade descentralizada. Vamos dar uma olhada nos principais tópicos.

identidade descentralizada

A identidade descentralizada, também conhecida como identidade auto-soberana (SSI), permite que os indivíduos mantenham e controlem seus dados. SSI é uma solução para o desafio de verificar identidade e dados online. Este modelo promove a descentralização, transferindo o controle das autoridades centrais para usuários individuais.

Os usuários podem criar seu identificador descentralizado (DID) e armazená-lo em uma carteira digital. Qualquer pessoa (por exemplo, empregadores, instituições educacionais, médicos ou governos) pode emitir Credenciais Verificáveis ​​(VCs) para usuários. Depois que o emissor e o DID do indivíduo assinam um VC, ele se torna imutável e pode ser facilmente verificado examinando o DID de assinatura disponível na blockchain. As assinaturas digitais fornecem a confiança de que as informações sobre o indivíduo vêm de uma fonte confiável e são inalteradas. O usuário detém e controla esses VCs e pode apresentá-los para verificação quando necessário.

O World Wide Web Consortium (W3C) padronizou recentemente os DIDs, facilitando o trabalho dos desenvolvedores com essas credenciais.

O Atala PRISM, um conjunto de gerenciamento de identidade digital de produtos de infraestrutura para identidade digital e dados verificáveis ​​construídos na Cardano, permite criar, armazenar e compartilhar VCs em um ambiente descentralizado e sem confiança, onde nenhuma autoridade central está no controle dos dados de um indivíduo. A equipe Atala PRISM está profundamente envolvida com órgãos de padronização para garantir que suas soluções sejam interoperáveis ​​com os padrões emergentes de DIDs desenvolvidos pelo W3C .

Atala PRISM v2: aproveitando as lições aprendidas

A equipe por trás do Atala PRISM está trabalhando em uma versão atualizada chamada Atala PRISM v2. Esta versão é uma solução escalável de classe empresarial que adere aos mais recentes padrões de identidade descentralizada. Isso também inclui a especificação W3C DID para padronização e interoperabilidade, DIDComm v2 – um chat para comunicação e, em breve, AnonCreds, que garantem maior privacidade das credenciais usando divulgação seletiva e provas de conhecimento zero (ZKP).

Atala PRISM agora está fazendo ondas em espaços de identidade digital, mostrando seu potencial com pilotos e colaborações em andamento.

O piloto do Ministério da Educação: capacitando estudantes etíopes

Em abril de 2021, a IOG anunciou uma colaboração com o governo etíope para implementar um sistema nacional de registro de alunos e professores baseado em blockchain.

O Ministério da Educação da Etiópia está testando o Atala PRISM, integrando continuamente alunos do ensino médio. Este piloto inovador permite que professores e alunos usem o sistema de gerenciamento de dados à prova de adulteração para registrar e rastrear credenciais e desempenho educacional. Esse processo agiliza as inscrições para empregos e faculdades sem a necessidade de solicitar históricos escolares. O piloto foi bem recebido e é uma prova do impacto no mundo real das soluções de identidade descentralizadas.

Integração com Renda

Lace, a nova plataforma de carteira light da IOG, é uma carteira Cardano segura, rápida e amigável que abre todas as possibilidades da Web3. A IOG está trabalhando na integração do Atala PRISM na Lace. Embora o cronograma ainda não tenha sido determinado, esse desenvolvimento tornará mais fácil para os usuários gerenciar suas identidades descentralizadas juntamente com seus ativos digitais.

Colaborando com Book.io: NFTs e educação

O Atala PRISM tem colaborado com o StudentReader.io para cunhar o Atala PRISM Foundations of SSI Reader em NFTs verificáveis ​​(vNFT) por meio do Book.io , cujas receitas irão para uma carteira multi-sig fornecida pela Summon Platform que financia bolsas de estudo por meio do Power Learn Projeto começando no Quênia.

Essa colaboração inovadora permite que os usuários comprem, leiam e vendam livros na blockchain enquanto financiam bolsas de estudos para estudantes no Quênia. Ele demonstra o potencial da tecnologia de identidade descentralizada no contexto de NFTs e educação e oferece acesso antecipado a futuras coortes do programa PRISM Pioneer.

O programa Atala PRISM Pioneer: apoiando desenvolvedores e organizações

Para apoiar desenvolvedores e organizações, a equipe Atala PRISM relançou o Programa Pioneer em 5 de abril de 2023. O programa educará e apoiará desenvolvedores e organizações interessadas em implementar soluções de identidade descentralizadas. Os programas anteriores foram bem recebidos, com vários participantes e vários projetos em desenvolvimento, incluindo implementações de DocuSign, identificadores tribais descentralizados e passaportes de produtos da cadeia de suprimentos.

O futuro do gerenciamento de identidade digital

A Atala PRISM continua avançando em sua tecnologia e explorando novos casos de uso, parcerias e integrações. À medida que mais organizações e indivíduos adotam soluções de identidade descentralizadas, o Atala PRISM está pronto para desempenhar um papel significativo no futuro do gerenciamento de identidade digital, revelando mais casos de uso corporativos e do mundo real.