🇧🇷 Cardano pode lembrar ao mundo o que adoção de cripto realmente significa. Charles Hoskinson @MariaCarmo369

Cardano pode lembrar ao mundo o que adoção de cripto realmente significa.

Cripto moedas vieram ao mundo com uma visão clara de construir alternativas ao atual mundo financeiro. Nós chegamos em uma fase onde as pessoas celebram a entrada de investidores institucionais e bancos ao invés de tentar usar cripto no dia a dia. Vamos mergulhar nesse fenômeno.

O grande mal entendido sobre adoção.

Nós vimos um exemplo recentemente em Maio de 2020. Goldman Sachs fez um webinar sobre Bitcoin e Ouro. Um grande numero de pessoas da comunidade cripto comemorou isso como se fosse a promessa de subida de preços. Vários Yoububers falaram sobre o evento e recomendaram a compra de um pouco de Bitcoin o mais rápido pois essa seria a ultima vez que você compraria Bitcoin a preços baixos. Dias depois descobrimos que que o Banco não recomendou a compra de Cripto para seus clientes. Os clientes aprenderam que em primeiro lugar o Bitcoin não é nem mesmo considerado um ativo. E que Bitcoin não oferece fluxo de caixa ou qualquer proteção contra inflação. Eles também assistiram uma apresentação de slides:

“Nós acreditamos que a segurança de um ativo que esta no fato de alguém querer pagar a mais por isso, não é um investimento para nossos clientes”

Cripto comunidade entende que o potencial do interesse de instituições investindo em cripto investimentos como uma razão para comprar cripto moedas. Isso contraria a visão original de Satoshi e fortalece uma visão erronea de que cripto é majoritariamente apenas um investimento ao invés de ser uma alternativa ao sistema atual. Ao invés de usar cripto no dia a dia, temos uma grande comunidade de holders. Isso tem uma consequência negativa. As pessoas não abandonam o sistema bancário, continuam usando papel moeda, e esperando por preços mais altos para vender. A maioria das novas pessoas que então nas criptos estão somente interessados apenas nos redimentos que é possivel com criptos. A ideologia ficou am segundo lugar. Isso é um paradoxo. A tecnologia inventada para lutar contra os bancos se tornou uma especulação financeira e as pessoas estão aguardando os bancos entrarem nesse jogo.

Bancos e instituições estão dispostos a comprar cripto moedas para seus clientes e oferecer serviços de custódia. Alguns banco publicamente criticam cripto mas secretamente eles estão comprando cripto. Grandes apostadores então tirando vantagem das criptos e isso são negócios e especulações para eles. E é preciso dizer que não há nada que possa prevenir isso. Todas as pessoas podem usar uma conexão pública e aberta. A questão que percebemos é a volatilidade e o possível alto retorno do investimento. É um fato conhecido que a adoção de criptomoedas é muito baixa e um grande número de moedas ficam em algumas carteiras. Além disso, uma quantidade significativa de moedas é comprada por grandes investidores. Isso significa que apenas algumas entidades desconhecidas podem despejar essas moedas no mercado rápida e drasticamente. Isso tem consequências muito negativas. Se a criptografia é vista apenas como uma especulação, o preço de mercado é a razão mais importante para mantê-la. Mesmo se você tentar ganhar criptomoedas e pagar com ela, não ficará satisfeito com a alta volatilidade. No momento, temos 3 anos de mercado em baixa. Muitas pessoas que entraram no espaço criptográfico provavelmente perderam dinheiro recentemente. A manipulação de preços pode ser uma boa proteção dos bancos contra criptomoedas. É o suficiente para aterrorizar novos usuários e é fácil para eles se eles podem manipular o preço. E qual é mesmo a razão pela qual os bancos compram e mantêm criptomoedas? Nós não sabemos. Mas não se esqueça que os bancos querem ganhar dinheiro através da especulação e precisam se proteger contra alternativas. Ambos podem ser alcançados comprando cripto moedas.

E ainda há mais consequencias negativas. O modelo de segurança da cripto moedas é baseado no preço de mercado da moeda. Se a moeda perder valor rapidamente e de forma drástica o nível de seguraça diminue. Poof of work projetos são mais vulneraveis do que Proof of Stake network. Proof of work network como Bitcoin remunera os mineradores por cada bloco minerado. Em um projeto Proof of Stake como Cardano, o budget com segurança é sempre presente e é constituído de mais ou menos metade das moedas em Stake. O preço das moedas em Stake sera provavelmente sempre mais alto do que o bloco ganho em um projeto que usa Proof of Work consenso. De qualquer forma, não tem halving em Proof of Stake então o montante de moedas não se torna menor com o tempo.

Não me entenda mal. É normal especular o preço. O outro ponto é, temos que admitir que a missão original das criptomoedas esta ofuscada. A verdade é que você ainda pode fazer transações e ninguém pode para ou proibir isso. As pessoas tendem a serem racionais. Ele simplesmente não vão usar criptomoedas pois são muito voláteis no dia a dia isso significa perder dinheiro se comparado com papel moeda. A alta volatividade fará com que as criptos sejam vistas como investimento mais do que cripto moedas. Isso provavelmente não vai mudar mesmo em décadas por vir.

Até o momento, a adoção de cripto moedas na maioria das vezes esta ligada a adoção de uma classe de investimentos especulativo. As habilidades de transação são usadas para enviar moedas para corretoras ou para carteiras. Apenas um número muito pequeno de pessoas se dispõe se a comprar produtos com criptomoedas. Isto só compensa para usuários que já fizeram 10x. Apenas pessoas ricas podem perder uma pequena quantia de dinheiro de tempos em tempos. Todos os holders e profissionais investidores em classes de investimentos voláteis devem considerar o preço da moeda. Isso é necessário observar para pelo menos saber se o protocolo de segurança é seguro.

É necessário entender que segurando as cripto moedas por especulação apenas nós não podemos construir uma alternativa para o sistema financeiro. Isso é válido para os primeiros usuários, varejo, e também bancos e instituições. Existe uma opinião que criptomoedas podem ser usadas como proteção contra um papel moeda volátil ou volatibilidade caso uma crise nos atinja. As pessoas acreditam na ideia de que se uma cripto moeda se torna rara isso garante os preços estáveis ou ainda uma valorização. É o mesmo comportamento com ouro. Isso seria válido se mais pessoas fossem beneficiadas. Ouro ainda é o rei para a maioria das pessoas. Um novo parâmetro com grande impacto pode ser estabelecido apenas se 33% da população concordar com isso e ativamente usar criptomoedas. Nós não estamos nesse ponto ainda. Como nós dissemos, alguns indivíduos tem o poder de enfluenciar a narrativa holdando ou despejando moedas no mercado em momentos críticos quando uma crise se aproxima.

Bancos e papel moeda não vão a lugar algum, há uma possibilidade de que eles vão ficar entre nós por um longo tempo. Construir alternativas não significa que vamos destruir os bancos. Nós precisamos construir uma infraestrutura que possa ser usada por pessoas da mesma forma que papel moeda é usado. O alcance tem que ser semelhante. O ponto chave é a decentralização, e que se a prova de censura e com acesso global. Nós precisamos construir uma estrutura funcional e ai gradualmente atrair pessoas. As pessoas vão provavelmente adotar a ideologia mas o uso tem que ser parecido com o que eles usam hoje. De qualquer forma as pessoas esperam ganhar certas vantagens quando usam soluções alternativas. As cripto moedas tem que satisfazer essa necessidade.

Cardano irá permitir que pessoas usem a tecnologia blockchain

Para fazer do mundo um lugar melhor para viver nós precisamos utilizar todo o potencial da tecnologia blockchain. Limitando o uso e mantendo a escassez da criptomoeda é bom para especulação do preço mais nada ou muito pouco isso ajuda na construção de uma alternativa ao sistema financeiro atual. O uso universal de uma cripto moeda tem que permitir aos usuários usarem blockchain para pagamentos diários e outras interações financeiras ou sociais. A adoção será devagar no inicio. É necessário construir uma solução e permitir a co-existência do dinheiro tradicional com blockchain. O problema com volatibilidade tem que ser resolvido. Nós imaginamos que as pessoas vão tentar pagar com stable coin desde que não haja risco relacionado a perda de valor ou não seja preciso esperar para um preço mais alto. O aspecto especulativo da cripto moeda tem que ser eliminado.

Cardano é da terceira geração de blockchain que irá tecnologicamente estar preparada para ser usada como peça principal ao mundo financeiro. As transações serão escaláveis, ficando muito mais rápido e barato. A taxa das transações tem que ser consideravelmente baixa do contrario as pessoas não vão concordar em pagar por produtos no dia a dia. Se você paga algo em uma loja normalmente você usa o cartão em um terminal. O processo demora segundos e você paga por um cafezinho sem preocupação se a taxa vai ser mais cara do que o próprio café.

Cardano usa Proof of stake consenso então é mais barato manter a rede funcionando e a segurança da rede continua alta. O alto rendimento da rede permite processar muitas transações com baixa taxas. É exatamente o que é necessário para o computador financeiro do mundo. Cardano é uma rede muito inclusiva. O usuário precisa apenas instalar a carteira e começar a enviar transações por alguns centavos. Proof of work são o oposto. São mais caras para manter a rede pois é necessário pagar as conta de eletricidade e a rede é lenta. Como resultado, as transações são caras e demoradas. Talvez seja o motivo pelo qual desviamos a visão original de Satoshi e mudamos a narrativa do Bitcoin como uma forma de preservar valores. Não é necessariamente algo ruim. Isso é a evolução. Bitcoin pode ser uma alternativa para preservação da patrimônio mas não consegue ser uma blockchain que processa um grande numero de transações por segundo. Bitcoin pode ser exclusiva mesmo com a Lightning Network. Sempre haverá a necessidade de fazer transações na rede e isso pode custar um pouco caro para pessoas em países em desenvolvimento. Só faz sentido usar a blockchain apenas se as pessoas forem responsáveis por suas chaves privadas. De qualquer forma, a segunda camada não tem nada a ver com Blockchain então em vários casos não pode ser usada. E se precisarmos de um livro de registro onde todas as transações são transparentes a segunda camada não vai nos ajudar muito.

Cardano pode manter as taxas de transações baixas para sempre e o orçamento de segurança não vai ser colocado em perigo. Escalabilidade irá melhorar. Hydra, a segunda camada da Cardano, será suficiente por um longo tempo. A emissão de tokens permite a criação de stable coins. Seria fantástico se a ADA fosse usada como apoio para Stable coins. As pessoas podem começar a construir novas comunidades e empresas na blockchain da Cardano. Se alguma dessa empresas tiver sucesso local então vamos poder ver um crescimento global. Pode ser difícil implementar um sistema global com valor agregado. Talvez seria mais fácil permitir pessoas criarem valores locais e depois nós podemos permitir que outras pessoas ao redor do mundo tenha acesso global a esses valores ou ideias.

Haverá sempre algumas organizações e instituições nas quais nós teremos que confiar. Nós podemos usar blockchain para criar alternativas que nos permita evitar essas instituições. Ou essas instituições poderiam concordar em usar blockchain e dar parte desse poder de volta para nossas mãos. Bancos pode comprar e vender cripto moedas usando a infraestrutura do sistema antigo. Eles sabem muito bem usar esses sistemas e como esconder informações ou cometer fraudes. Isso não resolve nenhum problemas do ponto de visto das pessoas. Blockchain é mais sobre distribuição de confiança e imutabilidade dos registros. Isso também pode ser sobre a prevenção de sistemas ditatoriais com regras claras e justas para todos os usuários. Não há privilégios ou super usuários na blockchain. Para usar as funções da blockchain nós temos que insistir na integração da tecnologia com o atual sistema financeiro. Um dia, nós poderemos substituir sistemas obsoletos. Isso parece uma tarefa difícil ou um sonho. De qualquer forma, nós temos o direito de construir alternativas e decidir em qual sistemas nós queremos viver. Esse é o maior poder da tecnologia blockchain.

Pessoas sempre precisam confiar em grupo de pessoas ou instituições que podem tomar conta de um assunto ou resolver um problema. Nunca vamos poder ter apenas pessoas independentes no mundo, precisamos delegar funções para as organizações. A mudança que a blockchain pode trazer é a habilidade e liberdade de escolher quem vai ser responsável por o que e se não funcionar podemos pegar de volta o poder e o dinheiro.

Por exemplo se as pessoas escolhem juntar dinheiro e construir um novo centro comunitário. Vamos dizer que organização X será capaz de construir o novo centro se uma determinada quantia de dinheiro for coletado. As pessoas tem que confiar na organização X. A vantagem é que as pessoas podem verificar exatamente o que esta acontecendo com o dinheiro e até mesmo cancelar o contrato se algo der errado e a maioria dos investidores concordar. Isso dificilmente iria acontecer sem os smart contracts e um tipo de sistema de votos. Cardano estará tecnicamente preparada por para essas funções. Será fácil criar um smart contract que irá gradualmente liberando partes do dinheiro para a obra. As pessoas podem acompanhar o progresso da obra e votar pela liberação de mais dinheiro. A organização X não pode simplesmente pegar todo o dinheiro e desaparecer. O que é bacana é que todos os investidores são donos do centro comunitário com todos as obrigações e benefícios. Claro que uma conexão com o sistema tradicional é necessária e o registro de propriedade será registrado. Isso não é apenas sobre a integração de sistemas e sim mais sobre problemas politicos e não problemas tecnológicos. Felizmente vamos superar isso.

Sumário

Nós poderíamos achar exemplos similares ao do ultimo paragrafo. O real valor da tecnologia blockchain esta em devolver o poder de decisão para as pessoas e nos permitir não usarmos mais uma terceira pessoa (bancos) nas transações entre eu e você por exemplo. Cardano foi construída com essa proposta. Um sistema como esse vai ser muito valioso para a sociedade e nós vamos conseguir isso com a criptomoeda ADA. Que nesse momento também é uma especulação de preço. De qualquer forma, a tecnologia da Cardano vai permitir mudanças no mundo que não seria possível sem a Cardano. E se conseguirmos essa mudança naturalmente a Ada irá valorizar. A Tecnologia tem que ser usada e ter benefícios para as pessoas. Só assim a tecnologia tem uma valor real. Nós acreditamos que em alguns anos a Cardano será usada por muitas pessoas.

Original

:calling: TELEGRAM: Tresseisnove
:fire: FACEBOOK: Canaltresseisnove
:framed_picture:INSTAGRAM: @tresseisnove2020
:baby_chick:Twitter: @tresseisnove
:brazil: www.tresseisnove.com.br

6 Likes

Legal esse exemplo de prestação de contas de um projeto. Fi uma das primeiras coisas que me chamou atenção no projeto Cardano. Pois me envolvi nele naquela época em que tinha uma onda de ICOs. Pensava em como seria a prestação de contas e liberação de recursos

1 Like

Esse seria mais uma parte interessante da Cardano.

1 Like

Mais um texto excelente do Cardanians! Parabéns pela tradução Maria. Então… hoje em dia já é meio que consenso a questão do Proof of Stake ser mais efetivo que o Proof of Work,porém eu vejo que o ponto forte pra uma adoção clara só virá quando algum sistema de fato for implementado e regularizado. Por exemplo, existem projetos crypto que se propõe a utilização no ramo imobiliário, para venda de imóveis, tokenização de espaços etc. O mesmo pode ser visto pra arte, processos de regulação de tokens como securities também estão correndo na tentativa de tornar viável o uso da tecnologia, porém não existe uma regulamentação efetiva sobre esses tramites e isso não passa confiança para investidores ou mesmo pessoas que poderiam alavancar na indústria os projetos. Imaginar um novo mundo com um sistema mais igualitário pode até parecer utopia (só o tempo dirá) mas uma coisa é certa, tem que começar de algum lugar, então não temos que brigar com bancos, nem grandes empresas mas sim inovar nas tratativas e processos que as pessoas geralmente já utilizam no seu dia a dia. Através de empresas maiores, com leis e tratativas legais corretas a questão da utilização virá como consequência, uma vez que a tecnologia possui vantagens intrínsecas. Mesmo que bancos ou o sistema financeiro brigassem contra algo tão disruptivo (como alguns clamam), acredito que eles iriam perder seria só questão de tempo. Então concluindo a ideia, acredito que estamos no caminho certo, não vai ser rápida essa mudança mas ela vem ocorrendo devagar. Sobre a questão da especulação é natural, sempre haverão os que enxergam o potencial de forma fundamental e aqueles que enxergam de forma técnica que pensam no retorno rápido(o que também não é errado). Hoje não existe muito incentivo senão o especulativo pras pessoas manterem seus investimentos em crypto mesmo após um bullrun por exemplo, e isso não deve mudar tão cedo. O que mantém as pessoas com Bitcoin nas carteiras holdando é simplesmente acreditarem que vai subir um dia.Talvez com uma stablecoin lastreada no Cardano, sistemas de uso efetivo dentro da rede, jogos, sistemas de votos, formas de pagamento e principalmente parcerias com empresas atuais, governos …somente assim num futuro é possível imaginar um game change nesse cenário. Espero um dia ver o Charles anunciando parcerias grandes Amazon / Google / Tesla … e melhor ainda, ver essas empresas usando a tecnologia.

2 Likes

Fico imaginando um dia ligando pra analisar meu portifólio de ações e saber que estão todos na rede blockchain, e que cada empresa ali se utiliza da tecnologia blockchain pra se certificar quem é ou não dono das shares. Como isso ocorreria? Só com regulação,somente. O dia que aprovarem algo do tipo e uma empresa fizer, provavelmente vai arrastar o resto.

2 Likes

Eu acho que vai ser uma cripto forte em cada setor. Tem espaço para todas. Nós em quanto sociedade precisamos amadurecer a tecnologia no nosso dia a dia. Aprender e usar. É isso que ele fala
Sua análise esta ótima

2 Likes

Prova de participação vs. prova de trabalho Proof of Work: Concordo que a Proof of Stake (PoS) tem vantagens significativas em termos de eficiência energética e escalabilidade em relação à Proof of Work (PoW). A PoS é vista por muitos como uma alternativa mais sustentável e eficiente para manter as redes de blockchain em funcionamento. Necessidade de implementação e regulamentação: É corretamente referido que a adoção generalizada das criptomoedas e da cadeia de blocos ocorrerá provavelmente após a implementação e regulamentação de sistemas específicos. A clareza regulamentar é fundamental para aumentar a confiança dos investidores e facilitar a integração destas tecnologias em sectores como o imobiliário, as artes e as finanças tradicionais. No entanto, ainda é possível encontrar jogos com esta tecnologia entre as avaliações do 1win roleta. Tokenização de activos: a tokenização de activos como o imobiliário e as obras de arte tem o potencial de democratizar o acesso ao investimento e criar novas oportunidades de mercado. Pode mudar a forma como os activos são transaccionados, partilhados e utilizados.