Cardano Summit 2022: Relembre o primeiro dia
O Cardano Summit 2022 começou em 19 de novembro - com uma noite no Museu Olímpico patrocinada pela Fundação Cardano e EMURGO. Frederik Gregaard, CEO da Fundação Cardano, deu as boas-vindas a todos, lembrando uma citação de Pierre de Coubertin, fundador do Comitê Olímpico Internacional, sobre a importância crucial de incluir todas as nações nos Jogos Olímpicos. Assim como as Olimpíadas, Cardano é para todos.
Quanto mais as pessoas constroem na Cardano e participam do ecossistema, mais ele cresce, melhora e evolui
Após o início entusiástico da noite passada, o Dia 1 do Summit contou com mais de 20 sessões e mais de 45 palestrantes.
Uma tecnologia para o futuro
A palestra de Gregaard refletiu sobre o que torna a Cardano Foundation especial, observando que, ao contrário de outras fundações de blockchain, ela não controla o blockchain nem constrói a infraestrutura, mas representa o reconhecimento dos fundadores da Cardano de que, para impulsionar a mudança, aumentar a adoção e garantir a resiliência, uma organização independente e entidade imparcial era necessária.
Entre a ampla missão da Fundação, a educação e o engajamento assumem um papel crucial. Gregaard ficou, portanto, particularmente entusiasmado em anunciar um novo e inovador curso de educação em blockchain e convocou a comunidade para participar do programa alfa do curso. O feedback de quem se inscrever ajudará a aprimorar esse programa de educação e contribuirá para ensinar blockchain ao mundo.
Como afirmou Gregaard, “Cardano é feito para a mudança”.
Com o advento da era Voltaire, os planos para desenvolver uma nova organização baseada em membros, um programa educacional sob medida e o próximo ambicioso Desafio de Impacto Global, a Fundação está focada em garantir que essa mudança aconteça não apenas com base no que a comunidade deseja, mas também com a prosperidade e a saúde de longo prazo do ecossistema na frente e no centro.
O Auditório A apresentou uma série de painéis de especialistas, incluindo uma discussão sobre proof of stake (PoS) entre Gregaard e Massimo Morini, Economista Chefe da Algorand Foundation, moderado por Inbar Preiss do The Block. Gregaard e Morini abrangeram o terreno regulatório, técnico e filosófico, com ambos os palestrantes concordando com a necessidade de melhorar a educação em torno da proposição de valor das blockchains da próxima geração. Gregaard encerrou com a observação de que “se a Web3 deve fazer algum sentido, ela deve ser descentralizada” e construída “pelas pessoas, para as pessoas”.
Em seguida, foi um mergulho profundo sobre como incorporar os princípios de código aberto na Cardano, apresentando Mathias Benkort da Cardano Foundation, Jonny Nguyen e Arnaud Bailly do IOHK e Santiago Carmuega do TxPipe. O painel enfatizou a necessidade de aprender com a longa história do movimento de código aberto e olhar para ela ao projetar novos arranjos de governança para Cardano, como a proposta de organização baseada em membros.
Uma blockchain adequada para finanças e impacto global
Seguiu-se uma discussão entre alguns dos pensadores mais inovadores em finanças, que abordaram questões relacionadas à infraestrutura, custódia e banco de ativos digitais. Sandro Knöpfel, da Cardano Foundation, moderou excelentes contribuições de Jacek Trzmiel (Coinfirm), Godefroy Schrago (FiveT Fintech), Christian Rau (Mastercard) e Lamine Brahimi (Taurus). O palestrante destacou a necessidade de aumentar a confiança em blockchain e bancos.
A sessão antes do almoço abordou o futuro da Web3 e o staking, com foco nos desafios de garantir a adoção social, bem como a aprovação regulatória para soluções de identidade descentralizadas. Moderado por Jide Fashola da Cardano Foundation, o painel contou com Philip Schmidt (Coinbase Cloud), Yves Holenstein (Bitcoin Suisse), Danish Chaudhry ( FMFW.io Exchange) e Emma Li (Bitrue).
Após o almoço, palestrantes de toda a comunidade blockchain se reuniram no auditório A para abordar as várias maneiras pelas quais a blockchain pode ser otimizado para criar mudanças positivas.
Nicholas Niggli moderou um painel com Katherine Foster, Safeya Zeitoun, Duncan Brown, Michele Soavi e Vincent Peikert. Coletivamente, eles exploraram maneiras pelas quais, durante a era da Web3, as cadeias de valor com foco no clima estão sendo usadas para enfrentar a crise climática.
A Cardano Summit 2022 também é uma oportunidade para mostrar novos produtos que estão sendo construídos na blockchain Cardano. Sebastian Zilliacus, da EMURGO Media, forneceu detalhes sobre a Cardano Spot, uma nova plataforma de mídia social projetada para Web3 e rodando na Cardano.
Fechando a agenda do Auditório A no primeiro dia, Gregaard voltou ao palco com Duncan Brown, da veritree, para falar sobre os Desafios de Impacto Global da Fundação Cardano. Com base no Global Impact Challenge do ano passado, Gregaard teve o prazer de anunciar a Suíça para o ACNUR como o novo e mais recente parceiro do desafio. O segundo Desafio de Impacto Global se baseará no compromisso da Fundação de alavancar o blockchain para mudanças positivas e alinhar-se com parceiros estratégicos para ajudar causas fundamentais.
Utilizando blockchain em múltiplos contextos
O dia 1 no Auditório C abrangeu vários tópicos, desde blockchain para modelos operacionais bons e inovadores até educação, com base em Cardano na Suíça e o papel do capital de risco (VC) na Web3.
A manhã começou com um painel detalhado sobre como utilizar a tecnologia blockchain para a melhoria da humanidade. Apresentando o Dr. Markus Franke (Mento Labs), Micky Watkins (World Mobile), Duncan Brown, Mariana de la Roche (INATBA), Tyler Wales (EMURGO) e Trishala Suresh (SmartChain), a sessão discutiu o impacto social e de sustentabilidade. Ricardo Garcia (Scantrust), Mel McCann (Cardano Foundation), Jeremy Firster (Cardano Foundation), Jack Krosinski (Oceidon Corporation) e Niall Dennehy (Aid:Tech) consideraram diferentes estilos de modelos operacionais e como os negócios baseados em Cardano estão se desenvolvendo soluções inovadoras.
Após o almoço, Claudio Tessone, professor de Blockchain e Distributed Ledger Technologies, delineou o curso de tecnologia blockchain em execução na Universidade de Zurique desde 2020. Tessone e Gregaard também expuseram os mecanismos de incentivo, métodos de ensino, a evolução do blockchain e a educação em torno dele. Ambos os palestrantes concordaram que mais pesquisa e educação são essenciais e que as colaborações desempenham um papel vital nesse processo.
Na penúltima sessão do dia, Dr. Sothy Kol-Men (Genius X), Jürg Baltensperger (JayBee), Aliya Das Gupta (Sygnum Bank), Sirpa Tsimal (Switzerland Global Enterprise) e Paola Valencia (Home of Blockchain.swiss ) considerou os benefícios regulatórios, sociais e culturais da construção de organizações blockchain na Suíça. Das Gupta afirmou que a supervisão regulatória rigorosa na Suíça, em comparação com alguns mercados menores com supervisão mínima, é uma característica positiva do mercado suíço.
O dia terminou com Yosuke Yoshida fornecendo uma visão geral esclarecedora das atividades de VC da EMURGO na Web3. Yoshida destacou as duas entidades que desenvolvem atividades de investimento na EMURGO: Mercados Emergentes e Países Desenvolvidos. Até o final de 2022, a EMURGO terá investido com sucesso em 30 empresas em mercados emergentes e 20 em países desenvolvidos, com expectativa de expandir ainda mais em 2023.
Uma celebração do ecossistema Cardano
Com as palestras, painéis e workshops do primeiro dia encerrados, os indicados a Cardano Summit Awards inaugural se prepararam para o Jantar de Gala. Seja participando da cerimônia no Centro de Convenções SwissTech em Lausanne ou assistindo no Summit Lodge virtual, qualquer pessoa pode ver os vencedores anunciados ao vivo:
- SSPO de maior impacto: SM₳UG - pool.pm
- Blockchain for Good: Glen Jordan - CEO da Empowa
- Projeto NFT: HOSKY
- Desenvolvedor ou Ferramentas de Desenvolvedor: Patrick Tobler - NMKR
- Padrões (CIPs): Alessandro Konrad - pool BERRY
- Plataforma DeFi / DEX: Minswap
- Carteira: Eternl
- Mercado: Jpeg.store
- Embaixador: Peter Bui
- Influenciador educacional: Bullish Dumpling
Hoje, nos reunimos novamente para um dia inteiro de cúpula sobre a construção da comunidade em Cardano.