🇧🇷 Charles Hoskinson: O fundador da Blockstream Adam Back "preenche todos os requisitos" para ser considerado um candidato a Satoshi Nakamoto

Dentro do modelo mental que Charles Hoskinson criou de Satoshi.

Em uma entrevista recente ao Cointelegraph, e co-fundador da Ethereum e fundador do Cardano, Charles Hoskinson, disse acreditar que Adam Back “preenche todos os requisitos” para ser considerado um candidato a Satoshi Nakamoto.

O enigma da verdadeira identidade de Satoshi nunca parece envelhecer. Embora Hoskinson admita que não tem nenhuma evidência concreta para conectar o fundador da empresa Blockstream ao pseudônimo criadoe do Bitcoin, ele fez um perfil mental de Satoshi – e Dr Back aparentemente se encaixa perfeitamente.

Hoskinson acredita que Satoshi era alguém que vivia ou Europa Ocidental ou no litoral dos Estados Unidos, estava à vontade com o inglês britânico e possuía experiência em sistemas distribuídos e criptografia:

“E então, considerando algumas das peculiaridades do código Bitcoin, como o uso do Forth, por exemplo, como base para a linguagem de script do Bitcoin, indica uma educação em inglês ou uma educação na Europa Ocidental, porque é exatamente isso que os manuais estavam usando em as décadas de 1980 e 1990 e essas coisas. Então, quando você começa a adicionar todas essas coisas, bem como uma familiaridade íntima do movimento Cyberpunk. Logo, eles tinham que ser um contemporâneo de Hal Finney, um contemporâneo de caras como David Chaum e assim por diante e cientes de seu trabalho.”

Dr Back continuou trabalhando de Hashcash para Bitcoin.

E, de acordo com Hoskinson, Back é uma das poucas pessoas que satisfaz essas condições. Back criou um sistema de prova de trabalho(PoW) com Hashcash enquanto estava na Microsoft e, além disso, teve o conhecimento para criar um pseudônimo seguro como “Satoshi Nakamoto”:

“Estes são alguns ótimos exemplos do que você esperaria do inventor de um sistema que é quase o Bitcoin, para continuar fazendo essa pesquisa. A outra coisa é que Back é um especialista em criptografia e ele tem muita experiência em privacidade. Então, você diz: OK, quem teria conhecimento de segurança operacional suficiente para criar um alias muito seguro e capaz de se defender? Isso seria Dr Back. Back era amigo de Hal Finney, eles se conheciam há muito tempo. A segunda pessoa a entrar no espaço Bitcoin.”

A avaliação de Hoskinson diverge notavelmente da do co-inventor da blockchain Scott Stornetta. Stornetta acredita que algumas centenas de pessoas tinham as qualificações para construir o Bitcoin.

Algumas opções caultelosas no Bitcoin

Hoskinson também observou algumas inconsistências na recontagem de Back de seu relacionamento com Satoshi:

“Houve algumas histórias que mudaram por lá. Primeiro, ele disse que ignorou Satoshi, mas parece que ele tinha alguns e-mails com ele. Tipo, ok, novamente, isso é importante? Não … Se é Adam Back, suspeito que no leito de morte ele vai deixar o mundo saber."

Além disso, Hoskinson disse que algumas das decisões de Satoshi no design do Bitcoin (BTC) estavam bem fora da curva:

“Havia algumas escolhas extremamente prescientes de parâmetros no nível do sistema que só se tornaram conhecidas após muita revisão rigorosa acadêmica. Como o objetivo de reajuste da dificuldade. Acontece que isso foi definido acima de um limite teórico.”

Satoshi tem alguns negócios inacabados na Blockstream.

Hoskinson postula ainda que o criador do Bitcoin estava intimamente familiarizado com o Hashcash, e as escolhas feitas por Satoshi foram brilhantes:

“A escolha da curva elíptica também foi muito curiosa, secp256k1 não era uma curva padrão no momento em que o Bitcoin saiu. Mas acabou sendo uma escolha muito boa de uma curva. E acabou sendo uma curva que foi construída sobre fundações muito sólidas. Então você precisava pelo menos entender muito sobre criptografia de curva elíptica para saber que isso seria uma escolha razoável.”

O design da prova de trabalho indicaria que essa pessoa estava pensando na prova de trabalho como um conceito há algum tempo, portanto, eles precisavam ter uma familiaridade significativa com o Hashcash como mecanismo. Hoskinson também acredita que faria sentido Satoshi estar trabalhando em uma empresa como a Blockstream, porque a Blockstream parece estar tentando remediar alguns dos problemas com o código Bitcoin original:

“O que é realmente curioso é que parece que houve algumas tentativas na Blockstream para reparar o dano na linguagem de script do Bitcoin como negócio inacabado. De fato, havia um artigo chamado Simplicity que eles escreveram, onde eles estão realmente revisando e tentando redesenhar o script Bitcoin de uma maneira um pouco melhor. Portanto, parece uma daquelas coisas que, se eu fosse o criador do sistema, eu naturalmente voltaria e tentaria corrigi-lo mais tarde.”

Ao mesmo tempo, Hoskinson ainda acredita que a única maneira de provar que Adam Back é Satoshi é através da estilometria de código, comparando o código que Back havia escrito antes do Bitcoin.

Felizmente, boa parte da codificação anterior de Back está disponível para possíveis detetives de criptografia.