🇵🇹 Construir novas normas para a privacidade e escalabilidade

A IOHK junta-se à conversa sobre provas de conhecimento-zero na sessão de trabalho ZKP

image

Construir a privacidade e agência

Numa idade de capitalismo de informação, dados são a mercadoria que tem que ser protegida a nível individual e global. Cada vez que alguém realiza uma compra, faz o acesso a uma conta ou acede a um site na web, meta dados são ligados ao endereço IP individual. Enormes quantidades de informação movem-se por todo o mundo a cada segundo, mas se não for segura através da encriptação poderá ser explorada. Os efeitos a jusante podem ser benignos, tais como a receção de marketing direcionado. Ou pode ser perigoso tal como o alastramento de propaganda política.

A privacidade é central ao ethos do espaço criptográfico. Em termos de criptomoedas historicamente isto tem gerado desconforto. Muito do negativismo em torno de Bitcoin estava ligado à perceção de que era indetetável facilitando um sistema financeiro sombra para realizar lavagens de dinheiro do terrorismo global. Mas o crescimento e a maior atenção a brechas nos dados, vigilância de empresas e governos e a vigilância capitalista moveu a mentalidade das massas. A privacidade tem-se tornado uma preocupação significativa e legítima para muitos, particularmente com a chegada da pandemia e as consequências nefastas que pode trazer. A criptografia é reconhecido como uma ferramenta importante para manter o poder institucional e governamental em conta e assegurar que os dados são mantidos pelas pessoas.

A informação pessoal de um individuo e os metadados são sua propriedade. Se escolhem partilhar ou vender o acesso ao seu rasto digital então estão no seu direito. Contudo, entidades terceiras atualmente exploram a sua posição sobre a informação do utilizador. É por isto que na IOHK vemos como nossa responsabilidade para investigar todas as tecnologias que possam se aplicáveis para melhorar a privacidade, agência pessoal e a incluindo a responsabilidade.

Novas abordagens criptográficas para endereçar as preocupações com a segurança dos dados têm crescido e tornou-se uma área significativa de investigação da IOHK. Já produzimos mais de 60 artigos académicos com revisão de pares que tornamos abertos livres de patentes e recursos para todos. Cinco destes artigos relacionam-se com as provas de conhecimento-zero e a sua aplicação global. Cobrem inovações em zk-SNARKS, contratos inteligentes que preservam a privacidade e técnicas para a inicialização destes sistemas na blockchain de forma mais eficiente e sem depender de terceiros e serem confiáveis.

Sessão de trabalho ZKProof

Provas de conhecimento-zero, ou ZKPs são uma técnica criptográfica que, quando aplicado a blockchains, pode torná-los ultra privados e escaláveis. ZKPs permitem que a informação seja verificada sem que seja revelada a ninguém a não ser ao recipiente direcionado. Na sua essência, criptografia de conhecimento-zero permite-te provar que sabes de algo sem revelar o que é. No fim, ZKPs protegem a soberania individual e a auto-propriedade. Isto é garantido usando criptografia que assegura a informação enquanto assegura a certeza e a confidencialidade quando se interage com estes conjuntos de dados, finanças e aplicações.

A IOHK acredita que estas provas representam um passo importante para a inclusão universal, gestão de dados pessoal e segurança. É por isso que temos patrocinado e participado no terceiro sessão de trabalho anual ZKProof que conclui amanhã.

Esta conferência na web junta líderes criptográficos, investigadores e empresas a avançarem a conversa sobre ZKPs. Esta iniciativa académica aberta para a indústria da ZKProof está focado na adoção alargada da criptografia ZKP através do desenvolvimento de normas e enquadramentos. Estas normas internacionais criam uma linguagem comum para aplicações, segurança, garantia e interoperacionalidade.

A IOHK acredita que o mundo um dia irá funcionar através de nexo de razões distribuídos interoperacionais. Esta rede global irá combinar o legado de instituições financeiras, empresas de tecnologia correntes e organizações descentralizadas emergentes. Um sistema global deste género irá ter que trabalhar de forma igual para todos. Para tal, programadores e engenheiros precisam de construir especificações e normas de confiança em torno da privacidade. Também precisam de assegurar que as fintes de informação são inalteráveis e podem ser acedidos por todos. A sessão de trabalho visa definir este enquadramento para ZKPs. Assegurar a privacidade não é suficiente para construir um sistema global, também precisamos de garantir que é acessível por todos.

Poder para as extremidades

A IOHK já constatou que o seu objetivo é empurrar poder financeiro e social para as extremidades em vez de consolidar tudo no centro. Para esse fim, temos que assegurar que todos têm igual acesso a uma única fonte de verdade que é a blockchain. Aspetos como contratos dependentes de um estado e contratos inteligentes requerem uma elevada quantidade de espaço e poder de computação para o manter. Isto é um desafio dado que queremos que a nossa plataforma seja acessível de forma igual desde portáteis de elevado desempenho em Londres a telemóveis em zonas rurais em Uganda.

À medida que blockchains crescem têm que também incluir ativos de múltiplas funcionalidades, identidade e até capacidades de votação. Isto é muito mais do que simplesmente cambiar dinheiro ou tokenizar ativos. Todas estas interações envolvem o mantimento e cura de elevadas quantidades de informação. Para um indivíduo verificar a fonte de verdade ao nível do nó da blockchain, seria necessário peta bytes e eventualmente exa bytes de espaço de armazenamento. Isto é impraticável para o utilizador. Felizmente ZKPs fornecem uma solução para este problema.

A construção recursiva de provas de conhecimento-zero permitem que transações no razão distribuído possam ser truncados para que mesmo que a blockchain cresça, a capacidade necessária para hospedar do nó completo mantém alcançável para todos os participantes. ZKPs trazem quer a privacidade quer a escalabilidade em conjunto, o que os torna num fluxo de investigação crítica para os engenheiros da IOHK. O resultado é um aumento da compreensão e inclusão universal.

Responsabilidade inclusiva

Criptografia de conhecimento-zero não é apenas um ramo de investigação académica. Tem aplicação direta a uma variedade de desafios globais. ZKPs ajudam a criar mais inclusividade de responsabilidade. A responsabilidade inclusiva é a ideia de que há a possibilidade de verificação universal para todos os atores a correr um algoritmo nos seus computadores ou dispositivos. Enquanto que ZKPs podem ser usados para contabilizar transações monetárias privadas, podem também ser usados para realizar votações, transferir registos e garantir a segurança de informação pessoal. Na sua essência, a responsabilidade inclusiva inclui-se em todos os processos importantes que governam o mundo criando as fundações para a confiança para todos.

O foco na sessão de trabalho ZKProof é a de definir normas que irão desbravar o caminho para a adoção de criptografia de conhecimento-zero. A IOHK acredita que as ferramentas criptográficas são a chave para endereçar estes desafios emergentes dentro do nosso enquadramento financeiro e social do futuro. Se quiseres fazer parte da conversa em torno dos ZKPs podes-te juntar na sessão de trabalho online ZKProof.

Vê os nossos artigos recentes e implementações de código-aberto do protocolo Sonic:

1 Like