🇧🇷 De Byron a Shelley: Parte um, as redes de teste

(Postagem retirada do Blog IOHK de Kevin Hammond no dia 28 de Abril de 2020, por Joselmo Cabral)

De Byron a Shelley: Parte um, as redes de teste
A evolução no caminho da descentralização continua com uma série de três redes de teste Haskell Shelley

Após o bem-sucedido Byron reboot da Cardano, estamos começando nossa transição em etapas para a rede principal Shelley. Isso significa mudar de um sistema federado estático para um blockchain Cardano dinâmico e descentralizado.

O processo começa com uma série de redes de teste Haskell Shelley, culminando na fase híbrida de melhoria da Shelley.

As redes de teste Haskell Shelley terão uma experiência diferente da anterior Rede de Testes Incentivada (RTI) para operadores de stakepools e usuários em geral. Isso ocorre porque as redes de teste incentivada e Haskell Shelley foram criadas com diferentes objetivos em mente.

A rede de testes incentivada foi projetada para fornecer aos operadores de stakepools uma experiência na construção de sua infraestrutura crítica, ao mesmo tempo em que permite que os engenheiros da IOHK testem os novos mecanismos de incentivo com ADA real, delegadas por titulares de ADA reais. A rede de testes Haskell Shelley tem como objetivo garantir que a rede principal Shelley seja calibrada para ser a melhor experiência do setor desde o primeiro dia. Ao contrário da Rede de Testes Incentivada, a rede de teste Haskell Shelley não envolverá detentores de ADA reais: ou seja, a rede de teste não será incentivada. Cada fase deve durar um período muito menor - semanas no lugar de meses. Certamente, testaremos a operação da carteira, do explorador e assim por diante, mas usando uma faucet que distribui ADA de teste que não oferece recompensas. Os detentores de ADA poderão experimentar a carteira Daedalus e o explorador na rede de testes pública e fornecer feedback, mas sem usar sua ADA real.

A experiência Shelley será implementada em etapas claramente definidas. As três primeiras fases envolverão explorar e testar os novos recursos da Shelley bem como a transição para uma situação em que estaremos prontos para a implantação completa da rede principal Shelley.

Fase 1: Pioneiros e "Amigos e familiares"

O lançamento começará com uma rede de teste “amigos e familiares” apenas para convidados. Durante essa fase, a IOHK primeiro ativará e executará internamente uma rede de testes Shelley. Em seguida, convidaremos cerca de 20 operadores confiáveis de stakepools - os chamaremos de ‘pioneiros’ - para ingressar nesta rede (inicialmente fechada). Esses operadores incluirão um pequeno grupo que demonstrou um alto nível de habilidade técnica e contribuição para com a comunidade durante a rede de testes incentivada.

Esses pioneiros abrirão o caminho para que outros possam seguir, enquanto caminhamos para a implantação completa do Shelley na rede principal da Cardano. Nesta importante primeira fase, solicitaremos que eles realizem testes de funcionalidade específicos para coletar seus valiosos comentários enquanto exploram os recursos da plataforma Haskell Shelley. Esperamos convidar mais pioneiros para se juntarem a nós – pouco a pouco - à medida que adicionarmos recursos e comprovarmos a confiabilidade da rede de teste.

Nesta fase de teste ‘alfa fechado’, a IOHK se concentrará nos parâmetros do sistema de ajuste, como o limite de saturação, resiliência da rede e descentralização. Além disso, os engenheiros da IOHK verão o mecanismo de consenso Ouroboros Praos trabalhando em um ambiente fora da simulação. A fase pioneira dará aos engenheiros da IOHK a oportunidade de resolver qualquer problema em um ambiente controlado, com feedback e apoio dos operadores de stakepools, antes de passar para a próxima fase. Os resultados serão comunicados à comunidade de Cardano e serão aproveitadas oportunidades para aprender e melhorar o sistema Shelley.

Essa fase também terá como objetivo produzir documentação e suporte técnico de alta qualidade. Os pioneiros (apoiados pela comunidade como um todo) nos ajudarão a produzir documentação que facilitará a configuração e a execução de stakepools , além de fornecer à nossa equipe de suporte técnico uma compreensão dos problemas que nossos usuários enfrentarão.

Fase 2: abrindo a rede de teste - a fase pública

A resposta da comunidade a rede de testes incentivada foi incrível, e somos abençoados por ter uma riqueza de operadores qualificados de stakepools na comunidade. Manteremos todos informados em todas as etapas do processo e, como sempre, nossos repositórios serão totalmente abertos. Mas, por razões puramente práticas, trabalharemos um a um com apenas um pequeno grupo de cerca de 20 operadores no início. Mas nosso objetivo é abrir as coisas o mais rápido possível, com acesso público total na próxima fase.

Isso permitirá que todos os operadores de stakepools que participaram da rede de testes incentivada reimplemente sua infraestrutura construída anteriormente e ajustem seus stakepools às novas configurações Haskell. Essa rede de teste funcionará o mais próximo possível das condições da rede principal, incluindo a mistura dos blocos da era Byron e Shelley.

Durante cada evolução na transição para Shelley, a IOHK coloca uma ênfase no treinamento e na colaboração da comunidade. A descentralização do conhecimento é tão importante quanto a descentralização da plataforma. Os participantes pioneiros na primeira fase fornecerão suporte crucial para aconselhar os demais operadores de stakepools na configuração e uso do sistema Shelley. E à medida que os operadores se acostumam, também solicitaremos que eles apoiem e tragam novos operadores.

Fase 3: A verificação do saldo

A terceira e última fase anterior à implantação da rede principal é a verificação do saldo. Isso reunirá o histórico de transações da Byron e da rede de testes incentivada e preparará a rede principal para a era Shelley. Neste ponto, as recompensas geradas na RTI e os saldos da rede principal serão consolidados. Após esse ponto, não será mais possível ganhar recompensas na RTI. No entanto, os usuários poderão verificar suas recompensas e confirmá-las nas carteiras da rede principal. Compartilharemos detalhes completos sobre o que os titulares de ADA precisam fazer para recuperar suas recompensas na RTI quando nos aproximarmos do momento. A fase de verificação do saldo durará apenas algumas semanas antes de começarmos a avançar para os stakepools descentralizados e a era Shelley.

Como os pioneiros serão selecionados

Estamos selecionando o grupo pioneiro com base em vários critérios, criados em colaboração com a equipe da Fundação Cardano. Os operadores de pools devem ter um conhecimento profundo da execução de pools de participação na RTI, além de competência para trabalhar com Linux, e estarem localizados em uma variedade de localizações geográficas. Alguns trabalharão com fornecedores de soluções em nuvem para administrar seu pool, outros com seu próprio hardware - teremos uma mistura. Ao selecionar pioneiros de diferentes regiões geográficas, poderemos garantir um alcance global e testar nossa nova implementação de rede.

Espera-se que os pioneiros comprometam um número definido de horas por semana para apoiar o programa de lançamento, dar feedback direto e fornecer conselhos à comunidade e orientar outros nas fases subsequentes. Convocar outras pessoas e apoiá-las ao longo do caminho será uma parte crucial do papel. Para deixar claro, como sempre, todos os nossos repositórios serão abertos, por isso incentivamos todos a se envolverem. Como sempre, os desenvolvedores da IOHK valorizam a entrada de todos os membros da comunidade Cardano. Quem quiser é incentivado a criar seus próprios nós. Se eles forem desenvolvedores qualificados, também podem recomendar aprimoramentos na base de código Shelley Haskell, porque todas as informações serão publicadas no GitHub.

Buscaremos expandir a rede rapidamente com mais pools assim que essa fase inicial de testes fornecer os resultados desejados.

Assegurando um início simples para todos

A base de código Haskell Shelley foi desenvolvida com métodos formais e a linguagem de programação de alta garantia Haskell. Portanto, embora possamos prever que alguns elementos menores precisem ser abordados, acreditamos que a experiência inicial deve estar livre de quaisquer problemas importantes. Essa é a abordagem que usamos para o Byron reboot, com grande sucesso, e estaremos desenvolvendo em cima da base de código que foi desenvolvida lá. A abordagem trará benefícios ainda maiores para a Shelley e além, ao permitir a implantação de software muito mais rapidamente do que no passado, com novos recursos sujeitos a verificações rigorosas e cuidadosas, mesmo antes da conclusão do código.

Nosso objetivo é fornecer uma solução do tipo plug-and-play para colocar os operadores de stakepools em funcionamento. Isso significa que eles devem poder escolher uma imagem pré-preparada ou uma instância da AWS, por exemplo, e seu stakepool será lançado. Naturalmente, também forneceremos binários e códigos fonte independentes para aqueles com mais experiência ou que tenham requisitos de configuração específicos.

Agora estamos nos estágios finais de preparação e as coisas estão esquentando (você pode ter visto recentemente um tweet de que o novo nó produziu seu primeiro bloco). Com essa primeira etapa bem-sucedida concluída, compartilharemos datas e mais detalhes em breve. Também publicaremos outros blogs, descrevendo as outras etapas e marcos importantes do processo. Fique de olho e, enquanto isso, fique atento as redes sociais da IOHK. Nós avisaremos quando começarmos a lançar mais novidades.

3 Likes