Design da Cardano

Princípios do Design Cardano

Desde o início, a Cardano optou por uma aborgadem diferente para as soluçoes e esforços que empreendem. Ela adopta uma aproximação científica nas bases fundamentais que guiam os seus objectivos. Tudo que a Cardano faz é baseado nestes três princípios de design:

Escalabilidade
Interoperabilidade
Sustentabilidade

Escalabilidade

A Cardano tenta resolver o problema da escalabilidade desde o inínio. Para o atingir, avalia o problema da escalabilidade não apenas do ponto de vista do aumento de transacções por segundo (TPS) que a rede consegue processar, mas também no aumento da disponibilidade da rede e escala. Cada um destes aspectos requer muito trabalho, existem white papers e soluções em processo de criação que não iremos comentar neste artigo, mas são de menção.

Interoperabilidade

Refere-se à abilidade da blockchain interagir com outras blockchains. Como o fundador da Cardano, Charles Hoskinson, disse, "Não haverá uma moeda que governa todas. É bastante provável que no futuro, existirão vários tokens e blockchains para diferentes usos. A intenção da Cardano é posicionar-se commo “A Internet das Blockchains”, que significa que pode proporcionar uma interoperabilidade perfeita entre blockchains, para que todos os projectos estejam conectados entre si. Para o conseguir, a intenção é desenvolver soluções “sidechain” que possam implementar transacções “crosschain”.

Sustentabilidade

De acordo com Charles Hoskinson, pode ser o maior desafio a a mitigar. Ele refere como a Cardano vai pagar o desenvolvimento e o crescimento futuro. A ideia mais proeminente é implementar um Sistema do Tesouro dentro da blockchain Cardano, bastante similiar ao funcionamento do Sistema do Tesouro da Dash. Resumidamente, este sistema irá trabalhar usando alguns dos blocos de recompensa como um depósito no Tesouro. Sempre que sejam feitas alterações ou adicionadas funcionalidades na rede, os developers terão que apresentar propostas, e os “Cardanians” interessados poderão votar e decidir se a proposta deve ser aceite ou não. A ser aceite, recebe o submitter a garantia de a desenvolver.

Design de camadas

Uma das principais abordagens que a Cardano aplicou no design é aguentar o passar do tempo e estar apta a desafios futuros; com a estructura de duas-camadas. A blockchain está claramente dividida em duas camadas independentes:

A Camada Transaccional Cardano
A Camada Computacional Cardano
Camada Transaccional Cardboard

Esta é a camada em que o registo vive com os balanços. Como o nome indica, é a camada on as transacções são aprovadas, e o protocolo de concenso Ouroboros é executado.

Camada Computacional Cardano

Nesta camada é onde toda a computação é executada, ou seja, onde toda a execução dos Smart Contracts acontece.

Esta camada está separada da camada transaccional, por forma a ter mais flexibildade no caso de futuras alterações. Um bom exemplo de como esta abordagem difere da utilizada pela blockchain Ethereum, é que na última, ambas as camadas estão juntas, sendo que qualquer alteração no núcleo da Ethereum pode acabar num fork e eventualmente dividir a rede (como aconteceu com o Ethereum Classic). Ao separar as duas camadas, a Cardano evita futuras bifurcações e problemas consequentes, mantendo a flexibilidade.

Linguagens de programação

A Cardano tem um foco particular nas linguagens de programação para os seus intelligent contracts. Ao contrário dos competidores como o Ethereum ou a EOS que usam um paradigma Object Oriented Proramming (Solidity or Vyper no Ethereum, e C++ no EOS), a Cardano optou por um paradigma de Functional Programming.

As linguagens usadas para desenvolver na plataforma Cardano são Haskell e Plutus. Haskell é uma linguagem de programação funcional antiga, e Plutus é a nova linguagem desenvolvida para a Cardano baseada em Haskell. A principal vantagem em ter uma base de linguagem funcional é que cada peça de código pode ser verificada matematicamente; isto significa que é muito mais difícil introduzir erros aquando da programação de intelligent contracts. Esta é a abordagem da Cardano para evitar problemas inesperados ao providenciar os developers com uma linguagen de programação mais segura e fiável.

A desvantagem é que não existem muitos functional programmers, e muitos terão que aprender paradigma para poderem programar na plataforma. Au contrere, a Ethereum usa a linguagem Solidity, que é muito semelhante a JavaScript, uma web language muito conhecida.

Algoritmo de Concenso Ouroboros

O algoritmo de concenso usado na Cardano é o Ouroboros 1, e é uma versão do Participation Test da prórpia Cardano. É dito ser seguro por providenciar segurança matematicamente verificada contra ataques de rede. O protocolo é garantido ser seguro, enquanto 51% da participação da rede - no caso da Cardano, ADA - estiver na posse de participantes honestos, que, juntamente com outros novos conceitos, é atingida através da selecção aleatória de líderes. O protocolo continua a evoluir através de novas iterações, rigorosa e segura análise.
A característica do mecanismo de incentivo, que atribui uma recompensa aos participantes, do protocolo Ouroboros é feita através da gestão de uma Stake Pool ou delegando ADA a uma Stake Pool.

As recompensas (na forma de ADA) são obtidas completando uma ou ambas as actividades.

ADA

ADA é a moeda nativa da Cardano, em honra de Ada Lovelace: uma matemática do século XIX conhecida por ser a primeira programadora. É filha do poeta Lord Byron.

Cada ADA holder tem um stake na rede Cardano. As moedas guardadas numa carteira podem ser delegadas a uma Stake Pool para adquirir recompensas - participando portanto no successo das operações da rede - ou delegada a uma Stake Pool com o objectivo de aumentar a probabilidade de a pool receber recompensas. Ao longo do tempo, as ADA irão poder ser usadas numa enorme variedade de aplicações e serviços dentro da plataforma Cardano.

A Cardano tem um limite fixo de moeda e apenas 45,000,000,000 circularão. O chamado limite máximo.

Nunca será alterado, de forma que tornam as moedas ADA um recurso precioso. Actualmente ~ 31,600,000,000 moedas estão em circulação (Circulating Supply) e 13,400,000,000 moedas serão gradualmente libertadas pelo protocolo nos próximos anos.

Autor: @Arielfavio Tradutor: @jpsrrv