Glossário de termos comuns no meio blockchain e Cardano

ADA

O nome da criptomoeda da blockchain Cardano. Recebeu o nome da matemática e escritora inglesa Ada Lovelace.

1 ADA = 1.000.000 Lovelace

ADDRESS

Um tipo de estrutura de dados de rede que contém informações sobre propriedade de ADA, saída de transação, tipo de rede e preferências de delegação.

ASSET (DIGITAL)

Um item digital de propriedade que contém o valor armazenado em um livro razão distribuído. Um ativo que pode representar tokens de segurança ou de utilidade de natureza fungível ou não fungível

BASHO

A quarta (4ª) fase de desenvolvimento do Cardano. Esta fase apresentará melhorias de desempenho. Nomeado após Matsuo Basho, o poeta mais famoso do período Edo no Japão.

BFT

Do inglês (Byzantine Fault Tolerance) Tolerante a Falha Bizantina, é uma propriedade de um sistema de rede que permite que alguns elementos da rede falhem ou ajam de forma maliciosa, sem prejudicar a rede como um todo.

BLOCK

Um bloco é um contêiner para os registros relacionados às transações recentes. Cada bloco contém não apenas registros de transação, mas também informações sobre o bloco anterior e, à medida que cada novo bloco é verificado pela rede, ele é adicionado à cadeia.

BYRON

A fase inicial de bootstrap, ou fase 1 da rede Cardano. Recebeu o nome do poeta e político britânico Lord Byron.

CONSENSO

Processo pelo qual os nós da rede chegam a um acordo sobre o estado da rede e sobre quais blocos devem ser produzidos. Cardano usa o protocolo Ouroboros para chegar a um consenso.

PARTICIPAÇÃO CONTROLADA

O montante total de ADA delegada a uma piscina de participação. Isso inclui qualquer promessa que o operador possa ter feito mais as ADAs delegadas por outros delegados.

CUSTO POR ÉPOCA

A taxa fixa, denominada em ADA, cobrada por uma piscina de participação aos delegados. A taxa é subtraída do total de recompensas da época antes que a margem de lucro seja aplicada.

DAEDALUS

Daedalus é uma carteira para ADA que permite enviar, receber, armazenar e delegar suas criptomoedas. A carteira Daedalus é um nó completo, que gerencia uma cópia completa do blockchain Cardano. Daedalus é uma boa opção para pessoas que são novas na Cardano, pois é tem uma interface intuitiva.

DAPP

Um aplicativo descentralizado que interage com uma blockchain. Os dApps foram popularizados pela Ethereum e agora podem ser encontrados em uma variedade de plataformas de blockchain.

DELEGAÇÃO

Delegação é o ato de delegar seu direito de produzir blocos na rede Cardano a uma piscina de participação e por isso possa ganhar recompensas.

ÉPOCA

Um período de tempo definido por um determinado número de slots. Na blockchain Cardano, uma época consiste em quatrocentos e trinta e dois mil (432.000) slots que leva aproximadamente cinco (5) dias.

FEE

Cada transação custa uma taxa para ser processada. As taxas de transação são usadas para evitar ataques à rede, introduzindo um pequeno custo que se torne excessivamente caro spammar a rede em grande escala.

TOKEN FUNGÍVEL

Um token fungível é um ativo digital construído de forma que cada token ou fração de um token seja equivalente ao próximo. Por exemplo, um (1) ADA detido pela pessoa “A” é igual a um (1) ADA detido pela pessoa “B”.

GOGUEN

Terceira (3ª) fase de desenvolvimento do Cardano. Esta fase irá introduzir contratos inteligentes. Esta fase recebeu o nome do cientista da computação e professor americano Joseph Goguen.

HARD FORK

Um hard fork é uma atualização incompatível com versões anteriores que faz uma mudança fundamental na forma como a criptomoeda funciona. Cardano teve um hard fork na transição da fase Byron para fase Shelley.

INCENTIVO

Uma forma de incentivar os indivíduos a participarem do sistema, recompensando-os com um retorno proporcional ao seu investimento.

INTEROPERABILIDADE

A capacidade de acessar e compartilhar informações em diferentes redes de blockchain sem a necessidade de intermediários.

LIVRO RAZÃO (LEDGER)

O livro razão é um banco de dados distribuído que é operado de maneira descentralizada por vários nós em várias localizações.

LOVELACE

A menor unidade da criptomoeda ADA. Recebeu o nome da matemática e escritora inglesa Ada Lovelace.

1 Lovelace = 0,000001 ADA

MARLOWE

Marlowe é uma linguagem de programação de domínio específico desenvolvida com o propósito de escrever contratos financeiros inteligentes.

TOKEN NÃO FUNGÍVEL

Um ativo digital exclusivo com propriedade gerenciada por blockchain que representa coisas como um cartão colecionável, arte digital, ingressos para eventos ou registros de ativos físicos. Um token não fungível não pode ser dividido em partes menores.

Protocolo OBFT

Ouroboros Byzantine Fault Tolerant. Uma versão do protocolo Ouroboros que inclui tolerância a falhas bizantinas.

OUROBOROS

Um protocolo de consenso de prova de participação comprovadamente seguro. A blockchain Cardano usa Ouroboros para fornecer a mecânica para delegação de ADAs, piscinas de participação, incentivos e recompensas.

DESEMPENHO

É uma métrica de desempenho que afere piscinas de participação e mostra qual porcentagem de slots atribuídos a elas são feitos com sucesso. Por exemplo, se uma piscina de participação tiver quatro (4) slots, mas produzir apenas dois (2) deles, o “desempenho” dessa pool seria de cinquenta por cento (50%).

PLEDGE

É um caução em ADA alocado para a piscina de participação pelo operador. Os operadores de piscinas não precisam incluir um caução para operá-la, mas, se o fizerem, devem certificar-se de manter sua participação delegada acima desse número para que sua piscina possa receber recompensas.

PLUTUS

Uma plataforma de programação Turing-completa projetada para escrever contratos inteligentes usando métodos de programação funcional. Plutus é baseado na linguagem de programação Haskell.

BLOCOS PRODUZIDOS

O número de blocos que uma piscina de participação produziu com sucesso na época atual.

MARGEM DE LUCRO

Também conhecida como “taxa da piscina de participação”. A margem de lucro é a porcentagem das recompensas totais que o operador recebe depois que a taxa fixa foi aplicada, mas antes que as recompensas sejam distribuídas aos delegados.

PROTOCOLO

Os métodos implementados em uma rede blockchain que são usados ​​para chegar a um consenso e validar transações. Cardano usa o protocolo Ouroboros e suas variantes em sua rede blockchain.

PROOF-OF-STAKE

Proof-of-stake é um tipo de mecanismo de consenso usado para chegar a um acordo sobre quais registros devem ser adicionados ao blockchain. A prova de participação chega a um consenso com base na participação ou riqueza dos participantes da rede.

RECOMPENSA

A quantia de ADA que é paga a piscina de participação e delegados por participarem na rede.

SATURAÇÃO

O ponto em que uma piscina de participação tem mais do que o valor ideal de ADAs delegadas e suas recompensas para os delegados começam a diminuir.

Securitização

Securitização (do inglês securitization), ou titularização, é uma prática financeira que consiste em agrupar vários tipos de ativos financeiros (notadamente títulos de crédito tais como faturas emitidas e ainda não pagas, dívidas referentes a empréstimos entre outros), convertendo-os em títulos padronizados negociáveis.

TOKEN DE SEGURANÇA

Um ativo digital que obtém seu valor de um ativo externo que pode ser negociado. Muitas vezes representando ações, títulos ou outros ativos de compartilhamento de receita. Os tokens de segurança estão sujeitos a regulamentações federais e devem ser emitidos de acordo.

SHELLEY

A segunda (2ª) fase de desenvolvimento do Cardano. Nesta fase Cardano se tornará uma rede descentralizada. Recebeu o nome de Percy Bysshe Shelley, amplamente considerado um dos maiores poetas filosóficos da língua inglesa.

SLOT

Um período de tempo dentro de uma época. Existem quatrocentos e trinta e dois mil (432.000) slots em uma época.

SLOT LEADER

O líder do slot é a piscina de participação que foi eleita para criar um bloco em um determinado slot. A eleição dos líderes de slots ocorre no início de cada época e determina quais piscinas de participação irão produzir os blocos nos próximos 5 dias.

SOFT FORK

Um soft fork é uma atualização compatível com versões anteriores que faz alterações na maneira como a criptomoeda funciona, de uma forma que não entre em conflito com as regras de blockchain existentes.

PISCINA DE PARTICIPAÇÃO

Um nó de rede de produção de blocos, que mantém a participação combinada de várias partes interessadas em uma única entidade.

TOKEN

Um ativo comercializável fungível ou não fungível que também pode ser usado como uma unidade de pagamento, recompensa ou armazenamento de informações.

TOKENIZATION

A representação de ativos do mundo real como tokens em ambiente digital

TPS

Transações por segundo. O número de transações que uma blockchain pode processar em um segundo.

TRANSAÇÃO

Também conhecida como “Tx”. Uma transação representa a ação de enviar ou receber fundos na rede. Todas as transações são visíveis no explorador de rede blockchain.

TESOURARIA

Uma parte das recompensas ganhas em cada época é reservada para a tesouraria. As reservas dessa tesouraria serão usadas para financiar o futuro desenvolvimento e melhorias da rede e do ecossistema. A receita atual da tesouraria é de vinte por cento (20%) por época.

TOKEN UTILITÁRIO

Um token que é emitido para financiar o desenvolvimento de um projeto e, posteriormente, é usado para comprar bens ou serviços desse projeto, uma vez concluído.

UTXO

“(U)nspent (Tx)ransaction (O)utput” ou a quantidade de criptomoeda que você deixou em sua carteira após fazer uma transação.

VOLTAIRE

A quinta (5ª) fase de desenvolvimento do Cardano. Nesta fase, Cardano vai incorporar a tesouraria e a governança à rede. Também conhecido como François-Marie Arouet, Voltaire foi um escritor iluminista, filósofo e historiador francês.

YOROI

Uma carteira leve para Cardano rodando como uma extensão de navegador no que suporta carteiras de hardware ou na versão móvel para Android ou IOS.

1 Like

Essa é um tradução livre sobre vário termos, caso tenham alguma sugestão ou correção por favor comentem, pois ainda falta uma padronização de vários termos.