O que é Cardano (Cardano 101)

O que é Cardano (Cardano 101)

Fernando Sanchez 13/07/2022

Palavras-chave

ada, Ouroboros, código aberto, NFT, tokens nativos, blog, glossário, carteira, recompensas, apostando, stake pool, contratos iteligentes, 101, circulo catalyst, hard fork, combinador de hard fork, código, catalyst

O que é Cardano?

O universo Cardano está se expandindo com a chegada de uma ampla gama de aplicativos e trocas descentralizadas. De jogos a finanças descentralizadas (DeFi), Cardano cobre toda a gama de versatilidade baseada em blockchain.

À medida que Cardano cresce, também cresce seu alcance, sua comunidade, valor e adoção. Este artigo reflete tudo o que Cardano é, o que representa e o que pode oferecer ao mundo.

Fundação e organização IOG

O projeto para criar a Cardano foi iniciado por um grupo de entusiastas de criptomoedas, investidores e empreendedores concentrados na Ásia no final de 2014. Charles Hoskinson e Jeremy Wood fundaram a Input Output (inicialmente, IOHK) para projetar e implementar a Cardano. Além disso, a Fundação Cardano foi criada para vigiar e supervisionar o desenvolvimento da Cardano e atuar como defensora de seus usuários. A fundação está sediada na Suíça. Uma terceira entidade, Emurgo, foi criada para exercer atividades comerciais em nome do ecossistema e da comunidade. As três entidades têm propriedade e liderança separadas.

A blockchain Cardano e ada, sua criptomoeda nativa fundadora, foi lançada em 2017 e se estabeleceu como uma das principais blockchains.

A IOHK evoluiu para a Input Output Global, Inc. (IOG) com Charles Hoskinson como CEO. A IOG está incorporada no estado de Wyoming, EUA.

A equipe por trás do Cardano

Como a empresa de engenharia e pesquisa de blockchain que está participando, juntamente com a Fundação Cardano, Emurgo e outros terceiros, no desenvolvimento da plataforma principal Cardano, a IOG montou uma equipe global multitalentosa de mais de 600 pessoas. Isso inclui cientistas da computação, pesquisadores acadêmicos, engenheiros de software, especialistas em produtos e arquitetos técnicos.

Com mais de 600 funcionários (em maio de 2022), a IOG é uma constelação em constante expansão para o desenvolvimento de aplicativos descentralizados, soluções de identidade, carteiras e uma variedade eclética e temática diversificada de aplicativos descentralizados para blockchain.

A blockchain Cardano

Cardano é uma plataforma blockchain de prova de participação de código aberto de terceira geração. Seu nome deriva de Gerolamo Cardano, um médico e matemático italiano de meados do século XVI. As plataformas blockchain de terceira geração são projetadas para resolver os problemas que as duas primeiras gerações (Bitcoin e Ethereum) sofrem, incluindo escalabilidade e interoperabilidade, enquanto cumprem uma agenda ambiciosa de descentralização.

A plataforma Cardano combina tecnologias pioneiras baseadas em pesquisas revisadas por pares para fornecer segurança e sustentabilidade incomparáveis ​​a aplicativos, sistemas e comunidades descentralizados em todo o mundo. Cardano é sobre abertura, justiça e inclusão.

O protocolo de prova de participação da blockchain, Ouroboros, oferece uma solução escalável e com eficiência energética para acomodar milhões – e, finalmente, bilhões – de usuários em todo o mundo.

O desenvolvimento da Cardano é liderado por uma abordagem deliberada para construir uma infraestrutura de nível empresarial robusta e confiável.

Compromisso com a descentralização

A descentralização é um dos principais impulsionadores da Cardano, construída em torno de três pilares centrais:

  • Produção e consenso em bloco

  • Rede

  • Governança

Esses três elementos combinados formam um ambiente totalmente descentralizado, onde o poder muda de entidades monopolistas para o indivíduo. A descentralização dissolve a concentração de poder, permitindo que os pares façam escolhas e decisões, e devolvendo a propriedade das informações pessoais onde elas pertencem - com os usuários.

Em 31 de março de 2021, a produção de blocos da Cardano tornou-se totalmente descentralizada. Nesse dia, a comunidade de SPO (Stake Pool Operator) começou a produzir 100% dos novos blocos. Este foi um marco importante no caminho para o destino final da Cardano; a criação de uma plataforma total e democraticamente operada e controlada por meio de uma comunidade global de SPOs, desenvolvedores e detentores de ada.
Tecnologia

Como a Cardano funciona?

A arquitetura Cardano apresenta três camadas:

  • Camada de consenso

  • Camada de razão

  • Camada de rede

Camada de consenso

Essa camada desempenha duas funções fundamentais:

  • Executando o protocolo de consenso Ouroboros. Essa camada toma decisões como adotar blocos, escolher entre cadeias concorrentes (se houver) e decidir quando produzir seus próprios blocos; e
  • Manter todo o estado necessário para adotar as decisões tomadas na camada de consenso.

Camada de livro razão

Esta camada especifica:

  • Como é o estado do livro-registro; e

  • Como o livro-registro deve ser atualizado para cada novo bloco.

A camada do livro-registro consiste exclusivamente em funções puras que especificam as transições entre estados sucessivos, conforme derivado das regras formais do livro, usando o modelo contábil Extended UTXO (EUTXO). As transições de estado são conduzidas pelo conjunto de transações contidas nos blocos Cardano e por eventos importantes, como transições de limite de época e eventos combinadores de hard fork.

A camada de consenso não precisa conhecer a natureza exata do livro-registro, nem o conteúdo dos blocos, além de alguns campos de cabeçalho necessários para executar o protocolo de consenso.

Camada de rede

Essa camada mantém as conexões entre todos os nós distribuídos na rede Cardano, obtém novos blocos da rede à medida que são produzidos por nós produtores de blocos, constrói transações recém-criadas em blocos e transmite blocos entre nós.

Criptografia

Cardano usa fortes primitivas criptográficas para criar e enviar transações com segurança e para proteger a segurança e a integridade do protocolo.

Cardano utiliza pares de chaves assimétricas para:

  • Assinar e validar pagamentos e certificados de staking;

  • Execução de contrato inteligente

  • Transações com várias assinaturas

  • Identificando e definindo endereços na blockchain Cardano

Os pares de chaves incluem uma chave pública e uma chave privada. Ao usar sua chave privada, os usuários fornecem provas criptográficas de que realmente possuem as moedas ou ativos que estão usando.

A criptografia também fornece segurança para o protocolo de consenso. Os dois principais mecanismos são:

  • Chaves de nó, que são usadas para registrar e operar pools de participação, e são subdivididas em chave Operador/operacional, pares de chaves de Assinatura Evolutiva de Chave (KES) e chaves de Função Aleatória Verificável (VRF); e

  • Credenciais de pagamento e aposta, que são usadas para autorizar transferências de fundos ou delegar participação a pools de participação. Estes podem ser hashes de chave ou hashes de script.

Comunicação ponto a ponto entre nós

A comunicação ponto a ponto (P2P) permite que os nós se auto-organizem em uma rede globalmente distribuída de produtores e propagadores de blocos Cardano, e também se auto-otimizem, escolhendo os nós conectados com melhor desempenho e desconectando-se dos menos eficientes.

As informações são trocadas entre os nós para permitir uma topologia de rede flexível que se adapta automaticamente às condições de rede que mudam dinamicamente. Isso aumenta ainda mais a descentralização, a resiliência e o poder da rede.

A arquitetura P2P da rede inclui quatro elementos:

  • Governador P2P

  • Gerenciador de conexões

  • Servidor

  • Governador de protocolo de entrada

Leia mais sobre comunicação P2P em Cardano.

Leia mais sobre a unidade de descentralização da Cardano.

Ouroboros

Protocolo de consenso de prova de participação da Cardano.

Na mitologia, Ouroboros (também Uroboros) é geralmente descrito como uma cobra (ou às vezes um dragão) comendo sua própria cauda em um círculo fechado. A própria palavra Ouroboros deriva do grego antigo, seu significado literal é ‘comedor de rabo’ ou ‘devorador de rabo’.

Como símbolo, Ouroboros representa a infinidade do tempo fluindo de volta para si mesmo, em um ciclo sem fim, como se estivesse preso em um loop eterno. Ouroboros apareceu pela primeira vez no Egito, no século 13 aC. Mais tarde, os alquimistas adotaram Ouroboros em seu simbolismo místico.

Então, por que essa criatura mítica foi escolhida para representar o protocolo de consenso de prova de participação subjacente a Cardano? Nesse contexto, Ouroboros representa a possibilidade de crescimento e escalabilidade infinita e ética da blockchain, e também, o protocolo se alimenta de épocas anteriores pela aleatoriedade utilizada na época atual. Isso é conhecido como “comer o próprio rabo”, como faz a representação pictórica de Ouroboros.

A mensagem central da Ouroboros é a entrega de maiores oportunidades para o mundo e sua preservação através de um consumo de energia muito reduzido.

O que torna a Ouroboros única?

Ouroboros é o primeiro protocolo blockchain de prova de participação comprovadamente seguro. Em outras palavras, Ouroboros oferece segurança matematicamente verificável contra invasores. O protocolo é garantido como seguro, desde que 51% da participação seja detida por participantes honestos.

A Ouroboros realiza o que é conhecido como “consenso no estilo Nakamoto” com base na prova de participação. Isso fornece a robustez do Bitcoin, mas garante eficiência energética significativa, maior velocidade e um mecanismo de recompensa justo. Além disso, o protocolo garante segurança contra ataques à rede e possui um mecanismo rigoroso de teoria dos jogos projetado para desencorajar a monopolização.

As atualizações do Ouroboros são suaves devido à tecnologia de combinação hard-fork, que não causa interrupções para os usuários. Já foram vários os ‘sabores’ de Ouroboros, lançados em etapas.

Esta é apenas uma visão geral de alto nível do protocolo da Cardano. Para mais informações sobre Ouroboros, visite a página da biblioteca de pesquisa da IOG.

EUTXO

A Cardano usa um modelo inovador de contabilidade Extended Unspent Transaction Output (EUTXO) para oferecer suporte a vários ativos e contratos inteligentes.

Contratos inteligentes são acordos digitais, escritos em código, que podem ser executados sem intermediários, uma vez que certas condições sejam atendidas. Contratos inteligentes possibilitam tokens não fungíveis (NFTs) e aplicativos financeiros descentralizados.

Com base no modelo UTXO do Bitcoin, o modelo EUTXO fornece um ambiente seguro e versátil para processar várias operações sem falhas do sistema. Esse modelo oferece melhor escalabilidade e privacidade, além de uma lógica de transação mais simplificada, pois cada UTXO só pode ser consumido uma vez e como um todo, o que torna a verificação da transação muito mais simples.

A EUTXO oferece vantagens exclusivas em relação a outros modelos contábeis. O sucesso ou falha da validação da transação depende apenas da própria transação e de suas entradas, e não de qualquer outra coisa na blockchain. Como consequência, a validade de uma transação pode ser verificada fora da cadeia, antes que a transação seja enviada para a blockchain. Uma transação ainda pode falhar se alguma outra transação consumir simultaneamente uma entrada que a transação está esperando, mas se todas as entradas ainda estiverem presentes, a transação terá sucesso garantido.

Interoperabilidade

A interoperabilidade é sobre duas ou mais blockchains interagindo para mover ativos e dados para frente e para trás. Isso geralmente é alcançado por mecanismos bidirecionais chamados pontes.

As cadeias interoperantes podem estar em um relacionamento simétrico ou assimétrico. Duas cadeias principais que interoperam (Ethereum e Cardano, por exemplo) formam o caso simétrico. Uma cadeia principal e uma cadeia lateral que interoperam formam o caso assimétrico.

No caso simétrico, se uma cadeia morre, a outra não é afetada. A situação é diferente com o caso assimétrico, porque o sidechain depende do mainchain, mas não o contrário. Se o sidechain morrer ou for comprometido, uma propriedade de firewall normalmente protege o mainchain contra danos. No entanto, se a cadeia principal estiver comprometida, a cadeia lateral geralmente não poderá mais funcionar com segurança. No entanto, as consequências precisas dependem da natureza da dependência da cadeia lateral na cadeia principal.

O blockchain principal e suas propriedades (como taxa de transferência e dimensionamento) representam a camada 1. Sidechains e soluções off-chain (como ZK-rollups) que são executadas independentemente ao lado do blockchain principal são chamadas de soluções de camada 2.

Sidechains

Sidechains oferecem duas vantagens imediatas para uma rede:

  1. Fácil adição de novos recursos; e

  2. Escalabilidade

Novas características

A adição de sidechains permite que os desenvolvedores de blockchain adicionem novos recursos a uma rede sem introduzir riscos de segurança adicionais. Esses recursos adicionados abrem a possibilidade de os desenvolvedores construírem sobre a rede para explorar novos casos de uso.

Além disso, as sidechains podem herdar alguns (ou todos) recursos (modelo de contabilidade, mecanismo de consenso, etc.) de sua cadeia pai e combiná-los com recursos que podem não existir na cadeia principal. Por exemplo, uma sidechain pode combinar diferentes modelos de segurança, protocolos de consenso ou modelos de governança para criar uma nova blockchain que pode interoperar com outras redes blockchain.

A sidechain EVM é uma sidechain Cardano - que está atualmente em andamento - esta sidechain permitirá que os desenvolvedores de Solidity DApps e EVM construam na plataforma Cardano. Dessa forma, os desenvolvedores podem expandir facilmente o alcance de sua comunidade para Cardano e se beneficiar dos recursos existentes do blockchain.

Escalabilidade

Sidechains permitem um alto grau de versatilidade e escalabilidade. Uma blockchain pode gerar uma série de sidechains e ‘delegar’ trabalho de processamento para eles para aumentar o rendimento, por exemplo. Pense nisso como um gerente delegando tarefas a outros funcionários para que mais trabalho possa ser feito simultaneamente.

As sidechains têm uma desvantagem: na maioria dos casos, elas não são operadas pelos mesmos nós ou rede que a mainchain, o que significa que os nós da sidechain precisarão confiar no modelo de segurança da sidechain. A sidechain EVM, no entanto, implementará uma sidechain que herdará o modelo de segurança de Cardano.

Hydra

Hydra é uma solução de camada 2 para Cardano. Não é um protocolo único, mas sim uma família de protocolos de camada 2 projetados para atender aos recursos de segurança e escalabilidade da rede. Como parte da fase de desenvolvimento do Basho, a Hydra se concentra em otimizações e melhorias de rede constantes para estabelecer uma blockchain escalável, versátil e de alto rendimento. O conjunto de protocolos Hydra inclui o protocolo Hydra Head, Interhead Hydra, Hydra Tail, etc.

O protocolo Hydra Head é o primeiro neste conjunto e um elemento importante da jornada de dimensionamento da Cardano. Ele fornece a base sobre a qual construir soluções avançadas de escalabilidade e será o primeiro elemento a ser entregue enquanto a pesquisa sobre os outros é concluída.

Os Hydra Heads são canais de estado multipartidários isomórficos e formam caminhos de comunicação off-chain rápidos e seguros entre dois ou mais participantes para processar transações. Ser isomórfico significa que este canal funciona da mesma forma que o mainchain, mas é mais rápido e mais barato de operar devido ao seu escopo local. É muito semelhante ao Bitcoin Lightning, mas estende elegantemente a cadeia principal com mini-razões EUTXO totalmente capazes para colocar soluções mais complexas no topo. Os casos de uso do Hydra Head básico incluem transferências privadas de banco a banco para processar várias transações entre 2 ou mais peers, um serviço de API pay-per-use para pagar um provedor de nuvem privada virtual por recursos, um leilão entre um vendedor e vários licitantes, etc

Essa tecnologia também pode produzir soluções avançadas de camada 2, incluindo redes de Hydra Heads que dariam suporte a pagamentos de consumidor a consumidor rápidos e baratos, ou Interhead Hydra, que poderia introduzir escalabilidade de contrato inteligente perfeita.

Mithril

Mithril é um esforço de pesquisa e engenharia realizado pela IOG para aumentar a eficiência e a velocidade da sincronização de dados, inicialização de estado e problemas de confiança em aplicativos blockchain. Como parte da fase de desenvolvimento do Basho, o Mithril está agora em desenvolvimento para ser aplicado como um protocolo na Cardano.

A sincronização de dados e o bootstrap de estado são essenciais para garantir a precisão das operações no blockchain. Para determinadas mensagens ou ações, é importante que um determinado número de partes interessadas forneça suas assinaturas criptográficas.

Para o caso base, passamos de um número linear de participantes (sem Mithril) para um logarítmico (com Mithril), que é mais eficiente. Isso significa que quanto maior o número de participantes que precisam concordar com as operações, mais complexo se torna a agregação eficiente de suas assinaturas. Em um cenário básico, para presumir uma assinatura que fale pela maioria das partes interessadas, todas as partes precisam assinar a mensagem individual apropriada. Isso resulta em atrasos em termos de escalabilidade e velocidade.

O Mithril foi projetado para resolver esses problemas e garantir dados eficientes e sincronização de estado, preservando configurações de segurança rigorosas. Simplificando, o Mithril permite que uma variedade de aplicativos funcione mais rápido na blockchain. A agregação do Mithril não exige que os signatários coordenem com outros signatários para produzir assinaturas: eles podem assinar independentemente e qualquer pessoa pode realizar a agregação, mesmo posteriormente. O esquema de assinatura também permite que diferentes partes interessadas validem apenas um determinado ponto de verificação da cadeia (onde ‘ponto de verificação’ é um estado da cadeia em algum momento, mais provas do Mithril para dar suporte a isso) sem passar por todo o histórico de transações do estado fornecido . Isso resulta em bootstrapping de estado de cadeia rápida.

No geral, o protocolo também é benéfico para aplicativos de clientes leves, como carteiras leves, que precisam trabalhar rapidamente sem uma sincronização de cadeia completa. As assinaturas do mithril também podem ser úteis para verificação leve de contagem ou tomada de decisões de governança de criptomoedas. ​​Quando aplicado a clientes de nó completo como Daedalus, o Mithril pode aumentar a sincronização de dados de nó completo, garantindo velocidade e diminuindo o consumo de recursos.

DApp Store

Desde o hard fork Alonzo em setembro de 2021, a Cardano oferece um ambiente blockchain para dar suporte a contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (DApps). A “DApp Store” – atualmente em desenvolvimento – será uma porta de entrada para o ecossistema Cardano DApp.

Para os desenvolvedores, a Dapp Store fornecerá um caminho para aumentar a conscientização sobre o produto e impulsionar a adoção do usuário, além de uma maneira de estabelecer a legitimidade de seus DApps e construir reputação.

Para os usuários finais, a DAppStore será uma rampa de acesso, o principal ponto de contato para uma ampla gama de produtos blockchain e um caminho para a descoberta de novos casos de uso e recursos oferecidos pelos DApps. A DApp Store fornecerá acesso sem atrito ao ecossistema por meio de uma interface fácil de usar. Os usuários finais estarão equipados com todas as informações sobre as ofertas de DApps, incluindo o nível de garantia de segurança de DApps certificados e estatísticas de uso para ajudá-los a fazer as escolhas certas.

Combinador de Hard fork

Hard forks tendem a ser eventos ‘traumáticos’ em que uma blockchain se divide (‘forks’), tornando a blockchain ‘antigo’ inválido, juntamente com seu histórico de transações, protocolo, etc.

O combinador hard fork é uma tecnologia de código aberto projetada pela IOG que, em vez de descartar os dados antigos, combina dois protocolos em um único protocolo. Chamamos isso de combinação sequencial dos dois protocolos porque ele executa o primeiro protocolo por um tempo e, em algum momento, muda para o segundo. A atual cadeia Cardano combina blocos das seguintes fases de desenvolvimento: Byron, Shelley, Allegra, Mary e Alonzo. Após futuras transições, também combinará os blocos Goguen, Basho e Voltaire - todos como uma única propriedade.

Usamos com sucesso essa tecnologia para todos os hard forks que a Cardano passou (exceto o primeiro, onde a Cardano trocou de Ouroboros Classic para Ouroboros BFT).

Linguagens de programação

Haskell

Cardano é escrito em Haskell, uma linguagem funcional que enfatiza funções ‘puras’. Ou seja, funções que produzem o mesmo resultado para a mesma entrada.

Haskell é particularmente adequado ao código de alta garantia da Cardano e à necessidade de maior verificação formal na blockchain. A Cardano pretende se tornar um sistema social e financeiro global, que requer um alto grau de confiabilidade e verificação.

Muitas outras empresas usam Haskell, tanto por suas propriedades de segurança quanto por sua natureza funcional pura. Empresas conhecidas como Oracle e Facebook usam Haskell para pesquisa e publicidade de blockchain, respectivamente, enquanto empresas menos conhecidas, como Atos IT e Jotron, a usam para criar aplicativos para a indústria aeroespacial.

Plutus

Plutus é a linguagem de contrato inteligente nativa da Cardano. Os contratos inteligentes Plutus são efetivamente programas Haskell.

O Plutus se baseia na pesquisa de linguagem moderna para fornecer um ambiente de programação seguro e completo baseado em Haskell, a principal linguagem de programação puramente funcional. Ao usar o Plutus, os usuários podem confiar na execução correta de seus contratos inteligentes.

Assista ao vídeo mais recente da atualização do Plutus.

Marlowe

Marlowe é uma linguagem específica de domínio (DSL) para escrever e executar contratos financeiros.

Os contratos Marlowe são otimizados para transações financeiras, plataformas de desenvolvimento e garantem um caminho rápido para os provedores de serviços financeiros construírem experiência em contratos inteligentes e tecnologia blockchain.

A Marlowe fornece um conjunto de produtos para a comunidade que promoverá a adoção da Cardano nas finanças. Marlowe cria uma maneira específica de blockchain para replicar os principais processos nos serviços financeiros, facilitando o desenvolvimento de contratos inteligentes para os desenvolvedores desse setor.

A Marlowe também visa facilitar novas possibilidades de inovação financeira e pretende se tornar a tecnologia que alimenta uma série de serviços financeiros baseados em contratos inteligentes.

Comparações em cadeia

Como a Cardano difere do Bitcoin?

Cardano e Bitcoin possuem algumas diferenças fundamentais em termos de design, propósito e usabilidade.

A Cardano usa um mecanismo de consenso de prova de participação, enquanto o Bitcoin depende de prova de trabalho para minerar novas moedas e adicionar blocos à cadeia. Funcionalmente, o Bitcoin foi projetado para transferir moeda digital de forma descentralizada e ponto a ponto. A Cardano, por outro lado, suporta uma gama muito mais ampla de funções. Cardano pode lidar com contratos inteligentes, tokens personalizados e aplicativos descentralizados (DApps).

Outra diferença importante entre Cardano e Bitcoin é a utilização de energia. O design de prova de trabalho do Bitcoin consome enormes quantidades de energia, na ordem de 204,50 Terawatts/hora. Cardano é muito mais ambientalmente sustentável. Charles Hoskinson estima que o consumo de eletricidade de Cardano seja cerca de 0,01% do Bitcoin.

Como a Cardano difere da Ethereum?

A Cardano difere da Ethereum de maneiras fundamentais.

Cardano é uma blockchain de prova de participação, enquanto a Ethereum usa um mecanismo de consenso de prova de trabalho. Isso confere a Cardano várias vantagens importantes, incluindo uma taxa de consumo de energia muito mais eficiente (a Cardano é conhecida como uma blockchain verde). A Ethereum decidiu recentemente seguir a abordagem da Cardano e mudar para PoS. Essa transição ocorrerá em algum momento de 2022, de acordo com fontes da Ethereum.

Além disso, a Cardano suporta tokens personalizados nativamente, sem a necessidade de contratos inteligentes. A Ethereum também suporta tokens personalizados, mas requer contratos inteligentes, o que adiciona uma camada de complexidade e a possibilidade de erros. Na Cardano, o ledger lida com todas as funcionalidades do token.

Outra diferença fundamental é o modelo contábil. Cardano apresenta um modelo de saída de transação não gasta estendida (EUTXO). Ethereum usa um modelo de contabilidade baseado em contas. Isso é significativo por muitas razões. Por exemplo, o modelo da Cardano permite uma verificação de transação mais simples, pois cada UTXO individual só pode ser consumido uma vez e como um todo. A lógica de transação da Ethereum é mais complexa, pois cada transação individual atualiza o estado global da cadeia. Como as transações da Ethereum são processadas sequencialmente, a paralelização é difícil de implementar, em detrimento do rendimento.

O modelo contábil EUTXO da Cardano é determinístico, o que significa que as transações podem ser validadas antecipadamente. As taxas e os resultados das transações são previsíveis. Além disso, se uma transação falhar na validação da fase 1, nenhuma taxa será cobrada. Este não é o caso de um modelo baseado em contas, como a Ethereum, onde os usuários perderão todas as taxas pagas nesse mesmo cenário.

Como Cardano difere de Polkadot?

Cardano e Polkadot compartilham um ponto de partida comum: a resolução de algumas das deficiências inerentes ao design da Ethereum, incluindo congestionamento crônico da rede, altas taxas de gás, resultados de transações imprevisíveis etc.

Os caminhos evolutivos das cadeias divergiram, no entanto, pois ambas as cadeias diferem de maneira substantiva, começando com seus mecanismos de consenso. Cardano usa prova de participação, enquanto Polkadot conta com uma variação desse sistema, chamada Prova de participação nomeada, que é projetada com os papéis de validadores e nominadores para maximizar a segurança da cadeia. Os validadores produzem novos blocos, validam blocos de parachain e garantem a finalidade. Os nominadores podem optar por apoiar validadores selecionados com sua aposta. Os nomeadores podem aprovar candidatos em quem confiam e apoiá-los com seus tokens. O design de Polkadot foi de fato fortemente influenciado pela Cardano.

Outra diferença fundamental está na arquitetura das redes. O design da Cardano inclui três camadas (consenso, razão e rede), enquanto a arquitetura de Polkadot está ancorada em uma única camada, a Relay Chain.

Como Cardano difere de Solana?

Existem algumas semelhanças entre Cardano e Solana, e a mídia geralmente se refere a ambas as cadeias como “rivais” diretos. Ambas as cadeias usam um mecanismo de consenso de prova de participação, por exemplo, mas Solana adiciona uma tecnologia conhecida como prova de história, onde o consenso é alcançado pela validação da diferença de tempo entre dois eventos na blockchain. A prova de histórico permite que os carimbos de data e hora sejam construídos no próprio blockchain (em vez de depender de programas fora da cadeia para calcular o tempo, como a Ethereum faz). A tecnologia de prova de histórico é obtida por meio de uma função de atraso verificável (VDF).

Mas em contraste com a Cardano, a blockchain Solana não é tão descentralizado. Foi relatado que quase 50% de todos os tokens da Solana são de propriedade de entidades de capital de risco, os desenvolvedores do blockchain e a empresa Solana Labs. Além disso, a Fundação Solana é atualmente a única entidade capaz de adicionar novos blocos à cadeia.

Outra característica bem conhecida da blockchain Solana são os custosos requisitos de hardware necessários para executar um nó validador. Os nós do Cardano podem ser executados de forma eficiente com especificações de hardware muito mais baixas.

Cardano oferece apostas líquidas sem cortes, portanto, não há risco de os delegantes perderem fundos. Em contraste, o sistema de delegação da Solana envolve cortes, de modo que os delegantes podem perder fundos.

A força e a resiliência da Cardano estão em princípios de pesquisa e design revisados ​​​​por pares.

Como Cardano difere de Algorand?

Cardano e Algorand têm algumas semelhanças.

Ambos são apoiados por uma forte pesquisa acadêmica (Algorand foi fundado por um professor do MIT e vencedor do prêmio Turing) e ambos enfatizam a descentralização como um princípio central.

Cardano e Algorand operam protocolos de consenso de prova de participação, o que significa eficiência energética significativamente melhor e tempos de transação mais rápidos do que cadeias de prova de trabalho como Ethereum ou Bitcoin. Mas cada cadeia usa uma implementação diferente do mecanismo de consenso. A Algorand implementa o que chama de Pure Proof of Stake (PPoS), que seleciona aleatoriamente um detentor de token como o próximo produtor de bloco. O bloco então precisa ser aprovado por 1.000 validadores antes de ser adicionado à cadeia. A Cardano usa Ouroboros, o primeiro mecanismo de consenso de prova de participação comprovadamente seguro.

Cardano é escrito em Haskell (com Plutus como linguagem de script), enquanto Algorand usa JavaScript, Python, Java e Go.

Ambas as cadeias também diferem em sua arquitetura principal: Algorand possui duas camadas, enquanto Cardano usa três.

Em termos de tokens não fungíveis (NFTs), os usuários da Algorand podem criar NFTs usando um sistema embutido no protocolo, sem a necessidade de contratos inteligentes. Os usuários da Cardano podem criar NFTs de várias maneiras.

Aspectos financeiros

O token ada: definição e funcionalidade

Ada (da escritora e matemática inglesa do século XIX Ada Lovelace) é a moeda digital nativa da Cardano. É o único meio de pagar por transações na blockchain Cardano. As regras formais do livro-registro determinam os efeitos dessas transações, gerando um registro imutável e verificável de forma independente que rastreia o movimento de ada e outros ativos ao longo do tempo. As transações são autorizadas usando chaves criptográficas seguras de propriedade do titular da ada.

Conforme descrito abaixo, os detentores de ada podem optar por apostar sua participação em ada para participar do mecanismo de consenso de prova de participação da Ouroboros, que determina como as transações são incluídas em sucessivos blocos Cardano. Eles recebem recompensas por isso na proporção da aposta que foi delegada. Além disso, a ada permite que os titulares:

  • participar de atividades de governança, incluindo votação nas propostas do ecossistema Catalyst

  • pagar os custos de criação e transferência de ativos, como tokens não fungíveis (NFTs)

  • pagar os custos do uso de contratos inteligentes

  • pagar os custos de gravação de dados no blockchain

  • transferir tokens ada para outros usuários

1 ada é dividido em 1.000.000 lovelace.

Staking

Como uma blockchain totalmente descentralizada, uma grande rede de pools de participação Cardano cria 100% dos blocos. Esses pools reúnem o ada que foi delegado (‘apostado’) pelos detentores de ada, ganhando recompensas baseadas nos blocos que a pool contribui para a cadeia.

A cada 5 dias (uma epoch cardano), a Ouroboros escolhe certas piscinas para adicionar blocos à cadeia, na proporção da ada que é realizada por cada piscina. No final da época, as recompensas de criação de blocos são dadas aos grupos que foram selecionados e que criaram com sucesso seus blocos atribuídos. Essas recompensas são distribuídas entre os detentores de ada que apostaram seu ada, bem como o operador da pool, e contribuem para a manutenção, crescimento e sustentabilidade da pool.

Como a chance de um pool de participação ser selecionado para a criação de blocos aumenta com base na quantidade de ada delegada a ele, é importante que o pool atraia o maior número possível de delegadores, até o ponto em que o pool se torne ‘saturado’. Quando o pool está saturado, atingiu o pico de retorno sobre o investimento (ROI) para seus delegantes. Qualquer ada a mais delegada a um pool saturado diluirá as recompensas para outros delegantes, reduzindo o ROI. A propriedade de saturação foi projetada para evitar que um único pool domine a criação de blocos, incentivando a distribuição de ada apostada entre muitos pools não saturados de participação.

Confira este tutorial de staking para mais informações.

RealFi

A identidade está no centro de tudo que uma blockchain pode fazer. As soluções de identidade Blockchain permitem que os participantes criem vínculos e acessem serviços essenciais.

Cardano integra identidade descentralizada para abrir uma nova gama de oportunidades e inclusão que confluem no RealFi – Finanças reais voltadas para as pessoas que realmente precisam de novas maneiras de acessar as finanças, criando esse valor real que muitas vezes falta no DeFi.

RealFi é um ecossistema de produtos que eliminam os atritos entre as atividades econômicas do mundo real para oferecer maior acesso e produtos de crédito/financeiros mais baratos para pessoas reais.

Wallets/Carteiras

Daedalus

Daedalus é uma carteira de desktop determinística hierárquica (HD) de nó completo para ada.

O Daedalus vem com um nó Cardano completo, portanto, requer uma máquina de desktop de especificação relativamente alta para um bom desempenho. A carteira armazena todo o histórico da blockchain Cardano e valida todos os blocos e transações para uma operação totalmente confiável e autônoma.

Yoroi

Yoroi é uma carteira leve para ada rodando como uma extensão do navegador. Ele se conecta a um nó Cardano completo hospedado por um terceiro (Emurgo).

Yoroi permite configuração inicial instantânea, além de operação rápida e fácil com o uso mínimo de recursos do sistema. Também está disponível como um aplicativo móvel.

Carteiras de hardware

Daedalus suporta uma variedade de carteiras de hardware para manter a ada segura.

  • Razão Nano X

  • Livro-registro Nano S

  • Trezor modelo T

Outras carteiras compatíveis

Cardano se orgulha de uma comunidade de desenvolvedores próspera e muito ativa que desenvolveu várias carteiras compatíveis. Esses incluem:

Governança

Democracia Líquida

Um dos pilares fundamentais para a viabilidade da Cardano é o envolvimento e a participação ativa da comunidade. Isso requer um mecanismo de governança eficaz. Usando uma abordagem iterativa e antifrágil e estabelecendo altos padrões para uma tomada de decisão eficaz, a IOG fornece à comunidade Cardano os mecanismos e processos humanos necessários para ajudar a decidir e construir o futuro da Cardano.

A IOG planeja entregar isso por meio da democracia líquida absoluta - tomada de decisão coletiva por meio da participação direta e representação dinâmica.

A democracia líquida é um conceito de sistema de governança híbrido que fica em algum lugar entre a democracia representativa e a direta. Os detentores de Ada podem optar por votar diretamente ou delegar seus votos a especialistas de domínio chamados Representantes Delegados (dReps_)_. Essa cultura democrática desempenha um papel fundamental na sustentabilidade de longo prazo da Cardano como um sistema público da blockchain.

A democracia líquida também tem a ver com os benefícios da aposta. O mecanismo de delegação da Cardano é baseado em uma democracia líquida, o que significa que as ada apostadas nunca são bloqueadas e podem ser utilizadas a qualquer momento. Outras plataformas usam um protocolo de terceiros para tornar líquidos os tokens apostados, o que tem o potencial de introduzir problemas de segurança.

Projeto Catalyst

O Projeto Catalyst é um programa que permite que os titulares de ADA votem diretamente e aloquem fundos do Tesouro Cardano para iniciar projetos de criação de aplicativos, ferramentas e produtos para a Cardano.

A Catalyst traz governança para a Cardano, permitindo que a comunidade autodetermine as prioridades de crescimento.

Para isso, o Projeto Catalyst é dividido em uma série de fundos, que são implantados aproximadamente a cada doze semanas. Esses fundos são usados ​​para obter ideias na forma de propostas dos participantes. Cada proposta é focada em um desafio lançado pela equipe do Projeto Catalyst ou pela comunidade do Projeto Catalyst. As propostas passam então por um processo de refinamento da comunidade, onde são avaliadas quanto à viabilidade, auditabilidade e impacto por um grupo de conselheiros comunitários incentivados. Uma vez finalizadas as propostas, elas são votadas pela comunidade e os fundos ada são distribuídos para os projetos bem-sucedidos.

O Catalyst permite que as pessoas realizem grandes ideias e as implementem, mas o financiamento é apenas parte da jornada para o sucesso. Outros fatores, como educação, orientação, colaborações e desenvolvimento de roteiros de produtos também são necessários para nutrir projetos e ajudá-los a formalizar um plano de negócios e uma estratégia efetiva de entrada no mercado.

Círculo Catalyst e Participação da Comunidade

O Círculo Catalyst é uma “matriz de sensores humanos” que atua como órgão representativo de todos os diferentes grupos que participam do Projeto Catalyst. O Círculo monitora o estado atual e os planos futuros em relação à governança no Catalyst. Ele detecta e discute preocupações, objeções e oportunidades que surgem no ecossistema. O Círculo pode discutir, por exemplo, a definição de montantes destinados aos desafios Fundo sobre Fundo; alterações ou condições de parâmetros de incentivo; a API do Catalyst, etc.

Ao gravar reuniões e capturar ações em um backlog acessível a todos, essa atividade fornece uma visão das esperanças, desejos, necessidades e preocupações da comunidade dentro do Projeto Catalyst. O Círculo também é responsável por determinar sua própria forma futura e definir os processos de eleição para o Círculo v3.

O Círculo existe para cumprir quatro objetivos principais:

  • Para facilitar a comunicação entre os diferentes grupos funcionais

  • Para fornecer um aviso quando as linhas vermelhas são cruzadas dentro de um determinado grupo

  • Para sugerir melhorias em planos e processos que moldam o Projeto Catalyst

  • Para definir o processo de eleição para os próximos Círculos

Há também vários exemplos de iniciativas de governança lideradas pela comunidade além do Catalyst. Um exemplo significativo é a Aliança Cardano DeFi. A Cardano DeFi Alliance é um consórcio de projetos com a missão principal de padronizar as melhores práticas de Plutus e Cardano dentro do ecossistema Cardano. Ele visa impulsionar a composição nos protocolos Cardano DeFi. A DeFi Alliance oferece uma estrutura para as equipes de desenvolvimento do protocolo Plutus que estão focadas na colaboração de questões-chave e seu desenvolvimento estratégico.

O ecossistema da Cardano também incentiva a ampla participação da comunidade. O programa de propostas de melhorias Cardano (“CIP”) permite que titulares de ada e outros terceiros construam aplicativos na blockchain Cardano. O CIP descreve padrões e processos e fornece diretrizes e informações gerais para a comunidade Cardano. É um processo de comunicação formal e técnico que existe fora da cadeia.

Identidade Digital

Atala PRISM

A identidade é fundamental para acessar uma série de serviços públicos e privados. Desde a abertura de uma conta bancária até a obtenção de empréstimos ou carteira de motorista, acesso à educação etc., a necessidade de provar aos outros quem somos é quase onipresente na vida cotidiana.

Atala PRISM é a solução de identidade descentralizada da IOG. Ele permite que as pessoas possuam seus dados pessoais e interajam com organizações de forma transparente, privada e segura. Visite o site do Atala PRISM para obter mais informações.

Comunidade

Stake pools

Um pool de participação é um nó de rede que contém a ada combinada (‘aposta’) de vários delegantes. Stake pools rendem recompensas para os detentores de ada que optam por delegar seu ada a eles. Stake pools são usados ​​para garantir que todos possam participar da Cardano Blockchain, independentemente da experiência técnica ou disponibilidade para manter um nó em execução. Esses pools de participação se concentram na manutenção e mantêm a participação combinada de várias partes interessadas em uma única entidade. As Stake Pools são responsáveis ​​pelo processamento das transações que serão colocadas no ledger, bem como pela produção de novos blocos.

Os pools de apostas podem ser públicos ou privados. Qualquer usuário Cardano pode delegar ada a pools públicos. Os pools de participação privada, no entanto, só entregam recompensas aos seus proprietários.

Visite esta página para obter mais informações sobre pools de apostas.

Iniciativas educacionais

A educação é central para a missão Cardano. É por isso que a IOG, a Fundação Cardano, a Emurgo e outros participantes da Cadano estão todos comprometidos em aprimorar os desenvolvedores para desenvolver a blockchain Cardano.

Por meio desse alcance educacional, a comunidade Cardano está sendo equipada com as habilidades essenciais necessárias para desenvolver Cardano. Uma comunidade capacitada significa um ecossistema mais forte.

Durante 2021, a IOG lançou os programas Plutus Pioneer e Atala Pioneer. Juntos, esses programas tiveram mais de 3.500 participantes treinados em Plutus e Atala e foram muito bem recebidos pela comunidade. Um Programa Marlowe Pioneer será lançado em meados de 2022.

No início de 2022, a IOG lançou a IOG Academy, uma biblioteca de vídeos e materiais educacionais que abrangem Haskell, Plutus e Marlowe.

A IOG também estabeleceu recentemente uma parceria com a European Business University of Luxembourg (EBU), com o objetivo de tornar a educação acessível a todos nos países em desenvolvimento. Até agora, a EBU lançou cursos sobre Haskell e Plutus.

Além disso, a IOG trabalha com várias universidades em todo o mundo.

NFTs

A implementação do recurso de tokens nativos permitiu a criação de tokens não fungíveis (NFTs) na Cardano.

O recurso de tokens nativos estende a infraestrutura de contabilidade existente definida no modelo de razão (originalmente projetado para processar transações somente ada) para acomodar transações usando uma variedade de ativos.

O suporte nativo oferece vantagens distintas para os desenvolvedores: não há necessidade de criar contratos inteligentes para lidar com tokens personalizados, por exemplo, o que remove uma camada de complexidade adicional e potencial para erros manuais, pois o ledger lida com todas as funcionalidades relacionadas a tokens.

Devido em parte à facilidade de criação e aos baixos custos de cunhagem, o espaço NFT cresceu rapidamente para ser um dos elementos mais vibrantes e criativos do ecossistema Cardano inicial, com mais de 400 projetos e mercados NFT lançados e ativos até o início de 2022. no final de março de 2022, mais de 4 milhões de NFTs foram cunhadas na Cardano.

Mercado de tokens não fungíveis Cardano (CNFT)

Os tokens não fungíveis Cardano (CNFT) são um mercado criado e liderado pela comunidade para NFTs construídos em Cardano.

Lançado em 2021 por uma equipe multinacional de criadores de NFT, o site se tornou o primeiro mercado para todos os NFTs Cardano.

Outro marketplace de NFTs com grande reconhecimento da comunidade e volume de transações é o https://jpg.store

Recursos Cardano e leitura adicional

Documentação técnica

Nosso site de documentação técnica abrange todos os tópicos sobre a tecnologia, recursos, etc. da Cardano.

Portal do desenvolvedor

Encontre todas as ferramentas e recursos que você precisa para construir na Cardano.

Fórum Cardano

Converse e interaja com outros entusiastas da Cardano de todo o mundo.

Mídia social

Twitter

IOG

Comunidade Cardano

Canais de discórdia

IOG

Comunidade Cardano

Portal do desenvolvedor

Telegram

Canal oficial da IOG no Telegram

Reddit

Mantenha-se atualizado com todas as histórias sobre a Cardano.

Artigos de pesquisa

Navegue em nossa extensa biblioteca de artigos publicados.

Blogs

Publicamos regularmente postagens refletindo atualizações, novos recursos e histórias relevantes da Cardano.

Glossário

Navegue por todos os termos relacionados a Cardano.