🇵🇹 Grupos de Trabalho Cardano: como se envolver

Grupos de Trabalho Cardano: como se envolver

2 de fevereiro de 2023 Ivan Irakoze 3 minutos de leitura

O ecossistema Cardano teve um crescimento tremendo no ano passado. Com esse crescimento, surgiram áreas de desenvolvimento que precisaram se expandir paralelamente. Uma maneira de lidar com esses domínios de usabilidade e interoperabilidade por meio da colaboração da comunidade é a montagem de vários Grupos de Trabalho (WG) de desenvolvedores informais. Continue lendo para saber o que são e como você pode se envolver.

O que é um Grupo de Trabalho?

Um Grupo de Trabalho reúne especialistas e membros da comunidade comprometidos em torno de um tópico específico de discussão. Cada grupo define suas próprias metas em relação às soluções para impulsionar o sucesso e a adoção do ecossistema no futuro.

Atualmente, a Input Output Global (IOG) está facilitando a criação e inicialização desses grupos. O objetivo final é o empoderamento da comunidade para se automobilizar e colaborar nos processos de tomada de decisão e implementação de soluções.

Tipos de Grupos de Trabalho

Embora mais WGs possam ser criados com base na necessidade e na vontade de mobilização da comunidade, a IOG está atualmente incentivando os membros da comunidade a ingressar nos seguintes grupos:

Experiência do desenvolvedor

Este grupo procura identificar os problemas e pontos problemáticos dos desenvolvedores de DApp. Os participantes do grupo poderão ajudar na triagem e priorizar as áreas de melhoria e solicitações de recursos que atenderão ao ecossistema de maneira eficaz. Ao colaborar com outros participantes do ecossistema, eles poderão participar da construção de soluções para o desenvolvimento do DApp da Cardano. A participação neste grupo também inclui identificar as principais partes interessadas, criar e contribuir com as Propostas de Melhoria Cardano (CIPs) e (se necessário) auxiliar no fornecimento de fundos e recursos (ou seja, por meio do Projeto Catalyst).

Certificação

Este grupo visa promover os benefícios da certificação na Cardano e na indústria em geral. O grupo também busca incentivar mais DApps a passar pelo processo de certificação e criar boas práticas e padrões nos processos de certificação e auditoria.

Interoperabilidade

Este GT foi criado para apoiar o desenvolvimento de pontes descentralizadas cross-chain entre Cardano e outras cadeias. Quanto mais soluções cross-chain houver, mais diversificada será a experiência do usuário, pois a comunidade não ficará isolada em um único ecossistema.

Stablecoins

As stablecoins são essenciais para lidar com a volatilidade das criptomoedas – um dos obstáculos para a adoção mais ampla da blockchain. Com várias soluções já em andamento, este grupo busca combinar as melhores práticas e expertise para apoiar a implementação de stablecoins na Cardano.

Como se envolver?

Os convites para os GTs já estão abertos! Qualquer membro da comunidade pode se inscrever para se tornar um membro de seu grupo preferido. O ingresso no GT dependerá da aprovação de seus membros e da qualificação do candidato.

Se você estiver interessado em ingressar em qualquer um dos WGs acima e tiver o conhecimento necessário para fazê-lo, não hesite em se inscrever hoje mesmo por meio deste formulário de inscrição .