ūüáĶūüáĻ Grupos de Trabalho Cardano: como se envolver

Grupos de Trabalho Cardano: como se envolver

2 de fevereiro de 2023 Ivan Irakoze 3 minutos de leitura

O ecossistema Cardano teve um crescimento tremendo no ano passado. Com esse crescimento, surgiram áreas de desenvolvimento que precisaram se expandir paralelamente. Uma maneira de lidar com esses domínios de usabilidade e interoperabilidade por meio da colaboração da comunidade é a montagem de vários Grupos de Trabalho (WG) de desenvolvedores informais. Continue lendo para saber o que são e como você pode se envolver.

O que é um Grupo de Trabalho?

Um Grupo de Trabalho re√ļne especialistas e membros da comunidade comprometidos em torno de um t√≥pico espec√≠fico de discuss√£o. Cada grupo define suas pr√≥prias metas em rela√ß√£o √†s solu√ß√Ķes para impulsionar o sucesso e a ado√ß√£o do ecossistema no futuro.

Atualmente, a Input Output Global (IOG) est√° facilitando a cria√ß√£o e inicializa√ß√£o desses grupos. O objetivo final √© o empoderamento da comunidade para se automobilizar e colaborar nos processos de tomada de decis√£o e implementa√ß√£o de solu√ß√Ķes.

Tipos de Grupos de Trabalho

Embora mais WGs possam ser criados com base na necessidade e na vontade de mobilização da comunidade, a IOG está atualmente incentivando os membros da comunidade a ingressar nos seguintes grupos:

Experiência do desenvolvedor

Este grupo procura identificar os problemas e pontos problem√°ticos dos desenvolvedores de DApp. Os participantes do grupo poder√£o ajudar na triagem e priorizar as √°reas de melhoria e solicita√ß√Ķes de recursos que atender√£o ao ecossistema de maneira eficaz. Ao colaborar com outros participantes do ecossistema, eles poder√£o participar da constru√ß√£o de solu√ß√Ķes para o desenvolvimento do DApp da Cardano. A participa√ß√£o neste grupo tamb√©m inclui identificar as principais partes interessadas, criar e contribuir com as Propostas de Melhoria Cardano (CIPs) e (se necess√°rio) auxiliar no fornecimento de fundos e recursos (ou seja, por meio do Projeto Catalyst).

Certificação

Este grupo visa promover os benef√≠cios da certifica√ß√£o na Cardano e na ind√ļstria em geral. O grupo tamb√©m busca incentivar mais DApps a passar pelo processo de certifica√ß√£o e criar boas pr√°ticas e padr√Ķes nos processos de certifica√ß√£o e auditoria.

Interoperabilidade

Este GT foi criado para apoiar o desenvolvimento de pontes descentralizadas cross-chain entre Cardano e outras cadeias. Quanto mais solu√ß√Ķes cross-chain houver, mais diversificada ser√° a experi√™ncia do usu√°rio, pois a comunidade n√£o ficar√° isolada em um √ļnico ecossistema.

Stablecoins

As stablecoins s√£o essenciais para lidar com a volatilidade das criptomoedas ‚Äď um dos obst√°culos para a ado√ß√£o mais ampla da blockchain. Com v√°rias solu√ß√Ķes j√° em andamento, este grupo busca combinar as melhores pr√°ticas e expertise para apoiar a implementa√ß√£o de stablecoins na Cardano.

Como se envolver?

Os convites para os GTs já estão abertos! Qualquer membro da comunidade pode se inscrever para se tornar um membro de seu grupo preferido. O ingresso no GT dependerá da aprovação de seus membros e da qualificação do candidato.

Se você estiver interessado em ingressar em qualquer um dos WGs acima e tiver o conhecimento necessário para fazê-lo, não hesite em se inscrever hoje mesmo por meio deste formulário de inscrição .