Hydra para pagamentos – apresentando ferramentas de desenvolvedor para desbloquear micropagamentos na Cardano

Hydra para pagamentos – apresentando ferramentas de desenvolvedor para desbloquear micropagamentos na Cardano

Uma postagem no blog de convidados da equipe Hydra da Obsidian Systems

9 de novembro de 2022 - Obsidian Systems - 6 minutos de leitura

A IOG está colaborando com a equipe da Obsidian Systems para conduzir o desenvolvimento de casos de uso baseados no protocolo Hydra Head. O Hydra for Payments é um desses casos de uso.

Introdução

A escalabilidade é a chave para garantir que um blockchain possa processar milhões de transações sem grandes aumentos nas taxas e nos tempos de liquidação das transações. Abordar questões de escalabilidade foi um dos princípios fundadores da Cardano e é o foco da fase de desenvolvimento da era Basho.

A plataforma Cardano será dimensionada melhorando o poder de processamento da cadeia principal implementando aprimoramentos da camada 1 e também adicionando poder de processamento que funciona fora do blockchain principal – soluções de camada 2. Juntas, essas soluções aumentam o desempenho da rede, proporcionando maior rendimento e baixo custo de processamento de transações.

A família de protocolos Hydra é um dos principais componentes da jornada de dimensionamento da camada 2 da Cardano. O Hydra Head é o primeiro neste conjunto de protocolos. Ele fornece a base sobre a qual construir mais escalabilidade. O Hydra Head é um mini-livro off-chain entre um grupo relativamente pequeno de participantes, que funciona de forma semelhante, mas mais rápido do que o principal livro de registro on-chain.

Aqui apresentamos o Hydra for Payments – ferramenta de desenvolvedor de código aberto para implementar soluções de pagamento no ecossistema Cardano.

Apresentando Hydra para pagamentos

O Hydra for Payments simplificará o uso do protocolo Hydra Head para uma variedade de casos de uso de pagamento. Assim como a primeira geração da funcionalidade light wallet serviu como um facilitador para o acesso básico à rede, o Hydra for Payments liberará o poder dos micropagamentos no ecossistema Cardano.

O Hydra for Payments oferecerá um kit de ferramentas para desenvolvedores de carteira leve para alavancar continuamente a família de protocolos Hydra para criar produtos que atendam melhor às necessidades do usuário, reduzam os custos operacionais e permitam maior rendimento na crescente rede Cardano.

Serão feitos esforços para garantir que a experiência do desenvolvedor seja familiar, mantendo-se flexível o suficiente para acomodar o conjunto diversificado de provedores de carteira da Cardano.

Em fases posteriores, o Hydra for Payments incluirá a interface básica de back-office que os provedores de carteira leve exigirão para:

  • manter seu próprio serviço Hydra Head

  • inspecionar sua infraestrutura de nó

  • escalar significativamente as operações

  • oferecer tal serviço a outras pessoas

Assim como a Hydra é apenas uma parte da estratégia geral de escalabilidade da Cardano, a Hydra for Payments acabará por fazer parte de uma história maior de carteira leve de camada 2.

Recursos do Hydra for Payments

  • Disponível: Hydra for Payments é de código aberto e acessível hoje.

  • Familiar: a interação com a camada 1 é direta e não apresenta novos contextos ou técnicas significativas para os desenvolvedores dominarem.

  • Rápido: as transações tendem a ser restritas apenas pela velocidade da rede na qual os nós conversam.

  • Simples: devido à natureza isomórfica do Hydra, o Hydra for Payments não apresenta uma complexidade de implementação significativa para os desenvolvedores.

  • Isomórfico: O design isomórfico também permite a reutilização de ferramentas de desenvolvedor existentes com poucas modificações.

Ao longo do desenvolvimento do kit de ferramentas Hydra for Payments, duas perspectivas irão coexistir e progredir em paralelo:

  • Primeiro, os fundamentos técnicos descritos no protocolo genérico Hydra Head serão continuamente validados para garantir que sejam preservados no Hydra for Payments. Isso é especialmente crítico no que se refere a garantias sobre confiança, segurança e correção.

  • Em segundo lugar, as considerações práticas dos desenvolvedores de carteira leve permearão todo o kit de ferramentas. Os recursos sempre serão projetados para serem razoáveis ​​para desenvolver, implantar e manter. Uma vez integrado, o Hydra for Payments melhorará de forma mensurável os custos operacionais dos desenvolvedores de carteira leve, a capacidade de monitorar sua infraestrutura e aprimorar a experiência de seus usuários.

Figura 1. Integração básica da carteira leve com Hydra for Payments e Hydra Heads

Uma variedade de soluções de camada 2 amplamente variadas existe atualmente ou está em projeto e desenvolvimento. Múltiplas abordagens são discutidas ou endossadas com paixão, mas permanecem longe da implementação ou implantação.

Sidechains e rollups são ótimos candidatos para resolver conjuntos específicos de problemas, oferecendo diferentes compensações em relação aos custos de desenvolvimento, tempo de lançamento no mercado, segurança e complexidade de sua implementação inicial. Uma desvantagem, por exemplo, é que algumas dessas soluções exigem pontes de ativos explícitas, aumentando a superfície de ataque geral a ser considerada pelo desenvolvedor. Da mesma forma, as soluções que não são isomórficas também aumentam a sobrecarga do desenvolvedor divergindo da semântica da rede principal.

Roteiro Hydra para pagamentos

Inicialmente, a API mapeará diretamente as primitivas e o domínio do protocolo Hydra Head e fornecerá uma manipulação conveniente de Heads. Com o tempo e em resposta aos desenvolvedores que integram o Hydra for Payments, adicionaremos recursos especializados ou auxiliares que atendem a casos específicos de uso de micropagamento.

Q4 2022

A ferramenta Hydra for Payments será implementada gradualmente para ajudar os desenvolvedores a gerenciar credenciais, gerenciar todo o ciclo de vida do Hydra Head e interagir com os Heads por meio de uma interface conveniente comum.

O protocolo Hydra Head está passando por algumas melhorias importantes no quarto trimestre, que não afetarão imediatamente a interface inicial do Hydra for Payments.

Uma parte de demonstração funcional do Hydra for Payments se concentrará em um sistema de pagamento rápido limitado, permitindo que um grupo de pessoas opte por um Head e transfira ativos com velocidade e custo incomparáveis.

Padrões

Assim como os desenvolvedores de carteira leve se beneficiaram do padrão CIP-30 para conexão DApp leve de uso geral, as soluções baseadas em Hydra devem se beneficiar da formação de padrões para gerenciar a infraestrutura Hydra. Eventualmente, isso permitirá a interação com os DApps da camada 2 para atender às necessidades dos usuários finais.

Além de participar da discussão e formação de tais padrões, a Hydra for Payments contribuirá com a implantação e criação de uma referência compartilhada que garanta que os padrões em evolução sejam práticos.

2023

Avançando, continuaremos a ver novos recursos, aprimoramentos nos protocolos Hydra e seu uso ávido no Hydra for Payments. Um dos primeiros exemplos será uma implementação completa do Hydra for Payments que adiciona a capacidade de comprometer e cancelar fundos em cabeças abertas existentes. Isso permitirá que os canais de pagamento permaneçam abertos enquanto os usuários adicionam ou retiram seus ativos.

Uma futura implementação de referência no mundo real pode ver a integração total do Hydra for Payments em uma carteira leve de consumidor existente. Isso poderia ser acompanhado pelo lançamento de um produto Hydra-Head-as-a-Service dedicado, para reduzir ainda mais o tempo de lançamento no mercado para desenvolvedores de carteira leve, mantendo os custos operacionais gerais relativamente baixos.

À medida que continuamos a validar novos recursos interagindo com uma única cabeça, podemos considerar a transição para a implementação inicial e o uso de uma topologia de rede de cabeça em forma de estrela. As lições aprendidas na fase inicial do Hydra Head serão aplicadas para garantir que o Hydra for Payments seja rapidamente estendido para integrar novas funcionalidades, como comunicação entre chefes. Um dos primeiros exemplos disso pode ser a capacidade de conectar Hydra Heads para formar uma rede Hydra Head adequada, proporcionando uma experiência de usuário aprimorada para quase todos os casos de uso de pagamento.

Por fim, para que o kit de ferramentas evolua com o crescente ecossistema Cardano, será fundamental acumular feedback, discussão e contribuições da comunidade.

Se você estiver interessado em saber mais, entre no canal Hydra Discord para uma discussão mais aprofundada.

1 Like