Introdução aos fundamentos do Cardano

Prefere consumir em vídeo? Assista abaixo!

Resumo de Cardano

Cardano é um projeto de blockchain que aprimora & expande as ideias da primeira e segunda geração de blockchain.

Eles construíram o protocolo com uma estratégia de desenvolvimento baseada em pesquisas rigorosas. Por exemplo, no Cardano, primeiro se fazem artigos acadêmicos revisados por pares, para depois ser escrito o código de programação.

A IOG começou a fase de Pesquisa & Desenvolvimento em 2015, e lançou o Cardano em 2017 com um sistema de proof of stake federado. (Eu já fiz um post sobre Proof of Stake).

Objetivos do Cardano

O objetivo principal deles era de trazer o melhor do sistema financeiro para bilhões de pessoas ao redor do mundo, especialmente em países em desenvolvimento.

No quesito tecnologia, os objetivos do Cardano são de:

  • Ter um blockchain rápido sem sacrificar propriedades de segurança e estabilidade da rede
  • Ser altamente descentralizado em várias métricas
  • Ter interoperabilidade tanto com o mundo real e quanto com outros projetos do mercado
  • Deixar o desenvolvimento e decisões nas mãos da comunidade com um sistema de democracia líquida.

Pilares de desenvolvimento do Cardano

Para isso, definiram-se 5 pilares de desenvolvimento para o projeto, e eles foram nomeados em referência a figuras famosas: Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire.

O pilar do Byron já está completo. O objetivo dessa era foi construir uma base para o Cardano começar a funcionar: por exemplo, foi feita a primeira carteira oficial da rede e foi também desenvolvido o eficiente algoritmo de consenso (chamado Ouroboros), dentre várias outras coisas.

Shelley transformou a rede do Cardano dum sistema federado para um sistema distribuído. Em outras palavras, foi aqui que começou a produção de blocos descentralizada. Como pilar, ele está praticamente completo.

Já o Goguen é sobre trazer programabilidade para o Cardano. Contratos inteligentes e tokens já foram lançados na rede, e uma atualização importante foi feita em Setembro melhorando a performance e trazendo mais funcionalidades, solidificando esse pilar.

O Basho representa as estratégias de escalabilidade que fará o Cardano atingir uma performance na escala dos milhões. Na data desse vídeo, esse pilar ainda está majoritariamente em desenvolvimento, e atualizações devem chegar ao longo de 2023.

E fechando o ciclo, Voltaire ressalta o aspecto de governança. Uma “versão Beta” desse pilar já tem rodado nos últimos 2 anos, nomeado Catalyst. Onde a comunidade vota em projetos que serão financiados pela Tesouraria descentralizada.

Até a data desse post, +/- 38 milhões de dólares financiaram um pouco mais de mil projetos no Cardano.

Em resumo, como definido pelo próprio Charles Hoskinson (CEO da IOG, empresa que lançou o Cardano):

“Cardano é uma criptomoeda de 3ª geração baseada em evidências e revisada por pares que busca trazer identidade econômica e bancarização para aqueles que não tem, construído com princípios descentralizados, liderado e operado por sua comunidade.”