O HARDFORK MARY - O QUE ISSO SIGNIFICA PARA A CARDANO?

O HARDFORK MARY – O QUE ISSO SIGNIFICA PARA A CARDANO?

A Blockchain da Cardano está pronta para entrar em uma fase de mudança significante no final de Fevereiro. Pela primeira vez na história do nosso protocolo, usuário poderão definir seus próprios tokens personalizados através do registro de multi-mercado, adicionando uma nova camada de funcionalidade e utilidade na Blockchain da Cardano.
Isso será possível graças ao Hardfork Mary, um dos eventos mais importantes que ocorrerá na blockchain da Cardano desde o lançamento da Shelley em Julho de 2020. Como parte de um lançamento ainda maior do Goguen, Mary representa uma mudança de etapa para Cardano – Entregando componentes da Cardano aguardados por muito tempo pela nossa comunidade.
Nomeada com o homonimo de nosso token nativo (ADA), Mary Lovelace, o Hardfork Mary será facilitado pelo combinador de Hardfork da IOHK. Isso irá lidar com as transições perfeitas da atual mainnet da Cardano para a Mary, e para os detentores de ADA em geral, nenhuma ação de usuário será necessária.
Estaremos publicando um FAQ para os usuários mais próximo do lançamento da Mary. Mas aqui nós iremos descobrir algumas coisas que você irá notar com a chegada da Mary na Cardano e explorar o potencial de impacto da Mary no nosso ecossistema. Abaixo, iremos conferir o impacto que isso trará para nosso ecossistema e comunidade.

QUE IMPACTO TERÁ O HARDFORK MARY NO ECOSSISTEMA DA CARDANO?

Sabemos que ativos e tokens nativos chegarão na Cardano em breve, mas para o que eles podem ser usados? Como outras Blockchains, os tokens serão o centro e a principal de diversas aplicações descentralizadas sendo lançadas na Cardano. É provavel que isso ocorra na forma de Utily tokens, tokens de governo e tokens que representam ativos do mundo real.
É importante lembrar que enquanto os SmartContracts estão brevemente chegando – e serão parte importante do nosso ecossistema – eles não serão necessários para criar um token nativo na Cardano. Isso significa que assim que o Hardfork Mary estiver completo, você poderá criar um Token nativo definido pelo usuário na Cardano e começar a usar o seu novo ativo digital.
Ativos nativos podem ser usados para cunhar tokens não fungíveis, ou NFTS’s (do inglês Non-Fungible Tokens), o que pode ser usado para representar um enorme alcançe de dinheiro físico e ativos digitais. Por exemplo, um NFT poderia ser cunhado para representar uma ação fracionária em uma iniciativa de biodiversidade florestal. Isso poderia sofrer trade em corretoras de ativos digitais, e ser mantido por aqueles que desejam compensar sua emissão de carbono por meio da Blockchain da Cardano.
Alternativamente, uma NFT nativa baseada na Cardano poderia ser usado para criar um trabalho artístico digital único, guardado para sempre na Blockchain. Tais tipos de NFTs tem crescido popularmente entre os entusiastas da Blockchain com utilidade tanto nos Games quanto no mundo dos colecionáveis.
Anteriormente nós já exploramos com que uma finança descentralizada se pareceria na Cardano e tokens nativos são uma parte importante nessa jornada. Tokens nativos representando stablecoins, wrapped assets e protocolo de empréstimo de utility tokens serão essenciais para trazer o mundo DeFi para a Cardano.

QUE IMPACTOS O HARDFORK MARY PODERIA TRAZER PARA UM MUNDO MAIS ABERTO?

A adoção por Blockchain tem acelerado e isso significa que diversos novos usuários estão entrando no nosso ecossistema. Recentemente, temos discutido em como podemos trazer novos usuários vindo de economias emergentes, especialmente aqueles do continente africano, para o ecossistema da Blockchain.
Os tokens nativos disponíveis no Hardfork da Mary poderia ser um dos primeiros recursos na Cardano que poderiam ser perfeitos para comunidades financeiramente carentes.
Vamos imaginar que um token é criado e que representa uma troca de valores a nível regional por nações com moedas com altas taxas inflacionárias. Esses tokens poderiam ser usados para pagar por serviços ou bens locais sem a necessidade de usar sistemas de trocas tradicionais limitados ou fazer troca física de bens.
O impacto e o poder de tal moeda definida pelo usuário poderia ser a diferença entre um agricultor de substência aumentando o seu mercado dentro de uma area local através de um acesso mais fácil ao capital liquido. Ou, isso poderia encorajar um jovem artista de uma pequena vila a ter uma carreira de sucesso com os seus talentos vendendo sua arte em escala global através de tokens digitais.
Tokens nativos poderiam também facilitar aos individuais de economias emergentes a receber pagamentos ao redor do mundo. Tokens nativos vinculados a a moedas fiduciárias, como as stablecoins, como o Tether (USDT), poderia facilitar a liquidação instantanea de ativos entre jurisdições. Isso facilitaria um freelancer da Venezuela, por exemplo, a aceitar uma stablecoin em dólar americano, sem depender dos altos tempos de espera para um banco validar a transação e evitando a alta volatilidade do Bolívar.
Se dermos a cada usuário a habilidade de gerar o token definido pelo usuário na Cardano, Mary abre uma porta para uma longa lista de novas aplicações, limitadas somente pela imaginação dos usuários. Isso assegura o poder de encorajar aqueles que vem de economias emergentes através da natureza sem fronteiras e pagável dos tokens nativos da Cardano. Enquanto alivia simultaneamente os pontos problemáticos associados aos tokens definidos por usuários em protocolos de Blockchain existentes.

QUAIS RECURSOS O HARDFORK MARY IRÁ ENTREGAR?

A parte mais importante do Hardfork Mary será a transição ordenada da Cardano de um único registro de ativos – Suportando apenas ADA – para um registro de multi-ativos. Isso fará com que a Cardano suporte diversos tokens definidos pelo usuário.
Mas na prática, como será isso? Em resumo, isso significa que você começará a perceber novos ativos sendo trocados na Blockchain da Cardano. Como Os tokens do ERC-20 que podem ser criados e transacionados na rede Ethereum, os tokens nativos terão uma funcionalidade similar na Cardano. Embora com algumas diferenças e aprimoramentos fundamentais. 
Alguns dos compenentes necessários para criar tokens nativos na Cardano chegaram no nosso ultimo Hardfork, Allegra. Isso incluir resgatar e queimar tokens, enviar tokens, escrever scripts monetários e cunhar novos tokens. 
Agora, através da Mary, essa integração será finalizada e a aplicação Rosetta da Cardano será atualizada para suportar multi-ativos. Nossos engenheiros parceiros, IOHK, publicou recentemente um artigo que vai fundo em alguns aspectos tecnicos da Mary. 
Estamos antecipando que o Hardfork da Mary será um evento histórico na Blockchain da Cardano. Agora, tudo o que falta é você. Tokens nativos na Cardano são definidos pelo usuário – isso significa que nossa comunidade é livre para libertar sua criatividade e empreendedorismo quando lançar os tokens. 
Então o que você irá contruir? Você lançará uma NFT? Criar um utility token para uma ideia única de um DApp? Explorar as possibilidades DeFi? Deixe-nos saber nos comentários abaixo e siga para a nossa documentação de devnet de ativos nativos, onde você pode explorar o que é necessário para lançar um token na Cardano! 

Traduzido por: TheMattArantes (Matheus Arantes)