O que é SECP e como ele impulsiona o desenvolvimento de cadeia cruzada no Cardano

O que é SECP e como ele impulsiona o desenvolvimento de cadeia cruzada no Cardano

Novas primitivas criptográficas estão chegando ao Cardano para permitir o desenvolvimento seguro de DApps entre cadeias

2 de novembro de 2022 - Olga Hryniuk - 3 minutos de leitura

O que é SECP e como ele impulsiona o desenvolvimento de cadeia cruzada no Cardano

A criptografia desempenha um papel integral no espaço blockchain, garantindo confiança e segurança entre os participantes da rede.

Os desenvolvedores de DApp podem usar primitivas criptográficas como blocos de construção para criar transações seguras contendo dados confidenciais, desenvolver algoritmos personalizados de criptografia e descriptografia e validá-los usando assinaturas digitais.

Nas últimas décadas, a Criptografia de Curva Elíptica (ECC) tornou-se o primitivo de fato para o desenvolvimento de protocolos criptográficos e aplicativos seguros. O ECC fornece o mesmo nível de segurança que outros mecanismos ao usar chaves e assinaturas mais curtas.

O que é o SPEC?

SECP, ou SECP256k1 em particular, é o nome da curva elíptica. Muitas blockchains (incluindo Bitcoin, Ethereum e Binance Coin) usam essa curva para implementar criptografia de chave pública, que usa um par de chaves (chaves públicas e privadas) para validar assinaturas de transações.

Exemplos de SECP incluem o Algoritmo de Assinatura Digital de Curva Elíptica (ECDSA) e assinaturas de Schnorr. Isso permite que os usuários verifiquem a integridade de dados com hash assinados específicos. Os algoritmos de assinatura ECDSA e Schnorr funcionam com a curva SECP256k1 em muitas blockchains.

Criptografia na Cardano

A Cardano usa o algoritmo de assinatura digital de curva de Edwards (EdDSA) com curva elíptica25519 como seu algoritmo de assinatura nativo.

Isso significa que os desenvolvedores do Plutus DApp que desejam trabalhar com outras blockchains e precisam validar as assinaturas ECDSA e Schnorr teriam que gastar tempo, esforço e fundos para implementar essas curvas elípticas SECP no Plutus. Além disso, isso aumenta consideravelmente os riscos de segurança potenciais. Como o ECDSA e o Schnorr não são nativos da Cardano, essas operações seriam mais caras e demoradas , a menos que fossem fornecidas como funções internas.

Adicionando novas funções internas ao Plutus

Para permitir a criação de aplicativos de cadeia cruzada com eficiência, a Input Output Global (IOG) está adicionando novas funções integradas para suportar assinaturas ECDSA e Schnorr junto com a assinatura nativa da Cardano.

Essas funções integradas se tornarão nativas da Cardano e, como serão implementadas e auditadas por especialistas, fornecerão o mais alto nível de segurança. Isso permitirá que qualquer desenvolvedor do Plutus DApp amplie a escolha de design de assinatura múltipla ou de limite para usar. Em particular, os designs baseados em Schnorr são bem compreendidos e amplamente utilizados pela comunidade DApp.

O CIP-49 fornece uma supervisão mais profunda da motivação e especificação para a nova implementação de funções integradas. Essas alterações afetam o interpretador Plutus, portanto, a implementação exigirá um evento combinador hard fork. Para saber mais sobre esse requisito, leia as especificações de implementação do CIP .

Como funcionarão as novas primitivas criptográficas?

Figura 1. Como as primitivas criptográficas SECP funcionarão na Cardano

Após a implementação das novas primitivas criptográficas, o Plutus poderá verificar facilmente as transações de outras blockchains usando os padrões ECDSA e Schnorr. Por exemplo, o Plutus poderá verificar nativamente as assinaturas geradas em sidechains EVM, o que melhorará a experiência do desenvolvedor em termos de simplicidade de processo, custo e segurança avançada.

O feedback da comunidade indicou como a adição de novas primitivas criptográficas melhoraria o processo de desenvolvimento seguro e eficiente de DApps de cadeia cruzada na Cardano. Aprendendo com a atualização do Vasil, as equipes da IOG fizeram muito trabalho refinando o processo de lançamento e estão utilizando isso para o lançamento do SECP. A comunidade já está ajudando a testar essa nova funcionalidade, que será implantada inicialmente na Cardano devnet. A partir desse ponto, a funcionalidade passará por testes contínuos em ambientes de pré-produção e pré-visualização. Uma vez que a comunidade esteja confortável que os benchmarks de teste foram alcançados e os indicadores críticos foram alcançados, a IOG irá propor uma data de implantação da rede principal por meio de um evento de combinação de hard fork.

Para ficar a par dos desenvolvimentos, junte-se aos canais Discord do desenvolvedor da IOG .

Gostaria de agradecer a Inigo Querejeta Azurmendi, Nigel Hemsley e Mark Irwin por sua contribuição e apoio na preparação deste post.