Parâmetros de staking e otimização de rede – qual é o próximo passo para 'k' e 'min fee'?

Parâmetros de staking e otimização de rede – qual é o próximo passo para ‘k’ e ‘min fee’?

Rebecca Hopwood - 27/10/2022

Palavras-Chave
cardano, staking, operador de staking pool, SPO

Prós e contras das diferentes abordagens para ajustar o parâmetro k e a taxa mínima do pool

Um conjunto de parâmetros é usado para definir o comportamento do protocolo Cardano. Alguns parâmetros são estáveis ​​e podem permanecer inalterados mais ou menos indefinidamente. Outros dizem respeito a atividades on-chain mais dinâmicas (ambiente de staking ou preço de ada, para citar apenas dois) e, consequentemente, podem precisar de ajustes periódicos devido a mudanças e flutuações nesses fatores.

Dois parâmetros variáveis ​​em particular continuam a gerar debate na comunidade de operadores de stake pool, pois as mudanças em um deles (ou ambos) podem ter um impacto na descentralização, rendimentos e outros aspectos da experiência Cardano. Estes são o valor k , que determina o nível em que um pool fica ‘saturado’ com participação e, portanto, não recebe mais recompensas, e a taxa mínima do pool, que é um valor fixo pago a um pool antes que as recompensas sejam divididas com os delegantes.

No início deste ano, foi feita uma pesquisa na comunidade Cardano SPO sobre como elas podem ser ajustados e seus resultados podem ser vistos aqui.

Os resultados mostraram que muitos na comunidade SPO apoiaram a mudança para k a taxa mínima, mas ainda há alguma controvérsia. Embora haja um alto grau de flexibilidade na mudança dos próprios parâmetros, o processo de decisão é menos claro. Portanto, é importante ser claro sobre os requisitos para ajustar qualquer parâmetro. Alterá-los é fundamentalmente uma decisão da comunidade, mas a preocupação primordial para todos deve ser a saúde geral e a descentralização da rede.

Em linha com a transparência e objetividade, este artigo primeiro tenta oferecer uma breve visão geral do parâmetro k e as taxas mínimas, descreve algumas das diferentes maneiras pelas quais esses dois parâmetros podem ser ajustados e os prós e contras de cada abordagem.

O parâmetro k: breve visão geral

O parâmetro k determina a aposta máxima em um pool que recebe prêmios, essencialmente criando um ‘soft cap’ no tamanho do pool. Esse tamanho muda ao longo do tempo e é definido como uma porcentagem da oferta máxima de ada (45 bilhões) menos qualquer quantidade que permaneça na reserva. Na época 370, eram 35 bilhões de ada.

Tamanho máximo do pool = (45 bilhões - reservas) / k = (35 bilhões / 500) = 70 milhões

Na documentação da Cardano, diz-se que um pool que atinge seu tamanho máximo está saturado. Um pool saturado oferece as maiores recompensas aos delegantes e é mais lucrativo para seus operadores, enquanto um pool supersaturado oferece recompensas mais baixas. O sistema incentiva, assim, os delegantes a transferirem a sua participação para um pool com menos ada, de forma a manter o seu rendimento e, assim, encorajar a descentralização da rede.

Em outubro de 2022, o valor de k é 500. Anteriormente, a IOG havia sugerido que esse valor poderia ser aumentado com segurança para 1.000, mas, em última análise, qualquer decisão final foi adiada devido a três fatores: i) o levantamento da comunidade não deu um resultado conclusivo ; ii) houve um foco operacional da IOG na entrega da capacidade Vasil; iii) e houve um possível efeito disruptivo nos usuários de ADA que delegaram para pools perto do nível de saturação atual, portanto, era necessário planejamento e comunicação adequados.

As implicações de mudar ‘k’

Embora k não seja absolutamente uma panacéia para uma distribuição de participação mais equitativa, seu valor tem algum impacto positivo em alguns pools. Ele diminui o tamanho máximo dos pools, permitindo que mais pools estejam no intervalo ideal para a criação de blocos. Se essa mudança for acompanhada por uma mudança na delegação (e o comportamento da adaholder é fundamental aqui), ela tem o potencial de criar um ambiente de staking mais diversificado. Foi o que vimos com a mudança anterior de k = 150 para o nível atual de 500; vários grandes pools deixaram de competir pela delegação pública, permitindo que essa participação fosse para outros operadores.

A situação com a mudança para k = 1.000 é menos clara. Esperaríamos que os pools privados (como aqueles administrados por bolsas, empresas financeiras ou grandes detentores de ada) dividissem sua participação existente em pools menores. Os pools privados representam cerca de 35% da participação total do ecossistema e estimamos que isso levaria à criação de outros 150 pools de participação. Não esperamos que nenhuma dessas delegações se mude para pools públicos, pois as recompensas líquidas ada geradas para grandes pools privados são maiores.

Pelos cálculos da IOG, existem cerca de 100 piscinas públicas que seriam afetadas por uma mudança para k = 1000, representando cerca de 2 bilhões de ada que precisariam ser redelegadas (8% da oferta). Para manter sua lucratividade atual, esses pools tenderiam a se dividir. A operação do Stake Pool é, em sua essência, uma atividade de commodity – há apenas uma diferença marginal nas recompensas ao apostar em diferentes pools que estão produzindo blocos, que é a forma como o protocolo é pretendido. No entanto, muitos desses pools têm um forte reconhecimento de nome, às vezes por meio de um histórico de longa data e/ou pela criação de conteúdo e alta atividade de mídia social. A experiência com os operadores de pools pode significar que esses pools são capazes de manter uma grande proporção de seus delegantes em qualquer pool recém-criado.

Pools em cerca de 10 milhões ou mais poderão oferecer preços comparáveis, então a expectativa é que esses pools sejam os principais beneficiários de qualquer mudança; tomando a maioria da delegação que não é retida pelos pools divididos. (Desses 2 bilhões de ada, a IOG estima que um terço a metade acabará sendo movimentado.)

A principal conclusão aqui é que, embora possa haver algum aumento moderado na diversidade da rede por meio da movimentação de k , o impacto é projetado para ser muito menos pronunciado do que a mudança anterior.

Três abordagens potenciais para mudar ‘k’

A IOG identificou três cenários potenciais para consideração pela comunidade.

Opção 1: Aumento único e imediato de k para 1.000

image

Opção 2: Aumento gradual de k para 1.000 (por um fator de 100 por mês, por exemplo)

image

Opção 3: Sem alteração - mantenha o valor atual de k (500)

image

Taxa mínima: breve visão geral

Os Stake Pools desempenham uma função crítica no ecossistema Cardano. Produzem novos blocos e contribuem para a descentralização da rede.

Em troca disso, os pools são compensados ​​de duas maneiras:

  • uma taxa fixa, que é um valor fixo cobrado se algum bloco for produzido, e

  • uma taxa variável, que é uma porcentagem do total de recompensas pagas a um pool.

Embora os pools sejam livres para definir qualquer taxa variável que escolherem, as regras do livro-razão definem uma taxa fixa mínima .

As taxas mínimas atuam como uma camada adicional de proteção contra ataques Sybil (uma tentativa de dominar a rede criando um grande número de pools de taxa zero). Abolir ou reduzir essas taxas mínimas removeria essa camada protetora e poderia deixar Cardano mais aberta a certas formas de ataque econômico. A análise da IOG do comportamento de staking e redelegação sugere que essa preocupação pode ser uma questão mais teórica agora, em vez de prática. A Cardano passou do ponto em que uma delegação suficiente está se movendo para executar um ataque eficaz em um período inferior a vários anos.

Por outro lado, estabelecer uma taxa mínima fixa torna difícil para os pequenos grupos que estão começando a competir economicamente com grupos maiores e estabelecidos até atingirem um determinado tamanho. Essa taxa precisa ser atendida antes que um pool possa começar a devolver recompensas aos delegantes e pode somar uma taxa efetiva que pode ser várias vezes maior do que a taxa percentual mais visível que os pools anunciam. Delegar para um pool menor geralmente é um resultado muito pior para os delegantes e o ônus extra dos custos é pago pelos delegantes iniciais para um pool.

Além disso, a taxa mínima funciona como um incentivo para uma SPO bem estabelecida criar novos pools, uma vez que há uma ‘renda’ garantida ao fazê-lo.

Implicações da alteração da taxa mínima

Nenhuma das opções apresentadas abaixo tem um impacto direto sobre os detentores de ada. Com a taxa mínima reduzida, os pools não precisarão fazer alterações imediatas. No curto prazo, a capacidade de oferecer um retorno competitivo deve beneficiar SPOs menores que procuram atrair delegação e manter o controle sobre as taxas manterá os pools menores viáveis ​​por mais tempo.

Três abordagens potenciais para alterar a taxa mínima

Assim como no parâmetro k , a IOG gostaria de apresentar três opções potenciais para consideração pela comunidade.

Opção 1: definir a taxa mínima para zero

image

Opção 2: Reduza a taxa mínima significativamente (para 40 ada, por exemplo)

image

Opção 3: deixe a taxa mínima como está

image

Conclusão

Considerando as informações acima, alterar um ou ambos os parâmetros requer uma consideração cuidadosa. Embora seja improvável que as mudanças façam uma diferença significativa na distribuição de participação, uma mudança devidamente considerada ainda levará a agulha em uma direção positiva em termos de suporte a grupos menores e assistência à descentralização contínua da rede.

E alterar esses parâmetros por si só faz parte de uma conversa mais ampla para ampliar a disseminação da participação em todo o ecossistema SPO. Várias propostas de melhoria criadas pela comunidade (incluindo CIP7 , CIP23 e CIP50 ) continuam sendo discutidas e avaliadas juntamente com este tópico.

A rede Cardano e o ambiente geral mudaram significativamente no ano passado. No futuro, a otimização de parâmetros será um componente-chave de qualquer modelo de governança técnica futuro. Com isso em mente, a IOG planeja formar um grupo consultivo de parâmetros em colaboração com um pequeno grupo de SPOs e a Fundação Cardano. Isso evoluirá conforme necessário para atender à nova estrutura de governança Cardano.

Uma nova pesquisa delineando as três opções para o número alvo de pools e o custo mínimo do pool será distribuída aos SPOs esta semana para capturar sua rota preferida. Os resultados serão revisados ​​pelo novo grupo de parâmetros. Uma decisão será então tomada e comunicada, com um cronograma para qualquer mudança que leve em consideração as necessidades operacionais dos SPOs e outros usuários da rede.

A comunidade agora tem a chance de considerar as opções apresentadas aqui. A pesquisa/formulário será compartilhada hoje com os SPOs por e- mail e pelo canal de Anúncios do SPO .

Obrigado a Colin Edwards, Kevin Hammond, Becky Hopwood, Tim Harrison e Prof. Aggelos Kiayias por sua contribuição a este blog.