Participação da Fundação Cardano no Project Catalyst F14

Participação da Fundação Cardano no Project Catalyst F14

Uma nova estratégia abraça as recomendações da comunidade

A partir da experiência adquirida nos Fundos Catalyst F12 e F13, a atuação da @Cardano_CF no F14 não será mais apenas de participação, mas voltada para empoderar a expertise da comunidade. A Fundação limitará seu poder de voto a uma única carteira de aproximadamente 20 milhões de ADA, concentrando seus votos exclusivamente em uma única trilha: Cardano Use Cases: Partners & Products, que possui um orçamento total de ₳8,5 milhões. Essa abordagem focada permite que a Fundação contribua com sua experiência institucional onde for mais valiosa, ao mesmo tempo em que deixa as decisões de financiamento em outras categorias inteiramente nas mãos da comunidade.

Propostas nessa trilha passarão por um processo estruturado de avaliação pela Fundação:

  1. Avaliação de viabilidade de negócios

  2. Revisão técnica e crítica

  3. Revisão final pelo Comitê Executivo

Mais detalhes sobre este processo e seus resultados serão divulgados em um próximo post no blog, antes do fim do período de votação.

Piloto de Representante no Catalyst

A Fundação está lançando um piloto do papel de Representante no Catalyst. Nesse piloto, especialistas em determinadas áreas da Fundação revisarão propostas dentro de suas áreas de conhecimento e fornecerão recomendações para apoiar uma votação informada pela comunidade. Esse piloto também incluirá especialistas externos da comunidade em rodadas de mesa-redonda — mas os representantes não votarão nas recomendações feitas durante o F14.

A expectativa é que, em fundos futuros, o papel de Representante seja oficialmente introduzido e expandido, envolvendo especialistas da comunidade em geral, trazendo maior diversidade de conhecimento técnico.

Durante o piloto, especialistas membros ativos da comunidade revisarão propostas das seguintes categorias e farão recomendações sobre as mais promissoras:

  • Cardano Open: Developers – propostas com ferramentas inovadoras ou blocos de construção especializados que ainda não existem, que resolvam problemas reais para muitos desenvolvedores e ofereçam valor reutilizável além de casos de uso específicos.

  • Cardano Open: Ecosystem & Cardano Use Cases, relacionada a:

  1. Crescimento de Desenvolvedores: educação, ferramentas e suporte comunitário para atrair, capacitar e reter desenvolvedores.

  2. Governança: ferramentas e interfaces mínimas (MVP) para governança (DReps, SPOs, CC) ou programas de pesquisa/comunitários com KPIs claros e verificáveis.

  3. Sustentabilidade: pesquisas, educação e eventos positivos para a adoção do Cardano, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Serão divulgadas publicamente as recomendações finais — mas, reforçando, a Fundação não votará nessas categorias.

Rodadas de Mesa-Redonda (Roundtable Talks)

Para fortalecer a tomada de decisão e a transparência no Catalyst, a Fundação encoraja membros da comunidade com expertise (como em DeFi, Enterprise, Interoperabilidade, etc.) a compartilhar suas percepções com os eleitores. Para isso, serão realizadas duas Rodadas de Mesa-Redonda comunitárias durante o período de votação do Fundo 14 (22 de setembro a 6 de outubro de 2025).

Para participar dessas mesas-redondas, publique um post na subcategoria “Project Catalyst” do Fórum Cardano com a tag “catalyst-rep-pilot” até 22 de setembro 2025, contendo:

  • Sua área de expertise como Representante

  • Definição clara do tema de expertise

  • Evidências dessa expertise

  • Propostas revisadas

  • Metodologia de análise usada

Em resumo, a Fundação Cardano está reformulando sua participação no Catalyst F14 para:

  1. Contribuir com foco e experiência em votações estratégicas (através da trilha Partners & Products).

  2. Testar um modelo de representantes especialistas da comunidade (sem poder de voto ainda).

  3. Promover transparência e participação por meio de mesas-redondas comunitárias.