🇧🇷 Por que estamos construindo Cardano? Regulamento - Tradução parte 5 de 6 - Português Brasileiro

A FALSA DICOTOMIA
Por mais mercurial e misterioso que possa ser a regulamentação, pode-se inferir metaforicamente um laço narrativo elegante dos corruptos e de seus promotores que buscam justiça. Os regulamentos são o conjunto de ferramentas do portador da lei. Mas, como todas as ferramentas, elas podem ser grosseiras, antigas ou simplesmente mal utilizadas.

As criptomoedas não mudaram a condição humana ou o loop narrativo. Sempre haverá fraudes, maus atores e resultados terríveis, apesar das melhores intenções. Embora as criptomoedas possam remover o julgamento humano, elas não podem remover o comportamento humano.

Um designer de criptomoeda precisa se posicionar sobre o kit de ferramentas que ele oferecerá ao regulador para corrigir eventos ruins. O único desafio que as criptomoedas enfrentam é que elas são um produto de falha regulatória e monetária.

Culturalmente, muitos em criptomoedas consideram a ação do governo corrupta, inepta ou ineficaz. Portanto, eles têm pouco respeito, paciência ou desejo de endossar um backdoor especial para um regulador ou um homem da lei corrigir erros. Esse ato seria um anátema para todo o objetivo das criptomoedas.

Por outro lado, contando falhas de câmbio e eventos históricos, mais de 10% do Bitcoin foi perdido ou roubado desde o início do protocolo em 3 de janeiro de 2009. Em 30 de junho de 2017, o valor perdido ou roubado chega a pouco mais de US $ 4 bilhões. E esse número não explica Bitcoin e outros tokens perdidos por golpes e ICOs mal formadas.

Depois, há a questão da privacidade. Em uma escala macro, o valor flui através de canais especializados que são regulados, ricos em metadados e monitorados ativamente pela aplicação da lei, governos e reguladores internacionais. É um jogo bem compreendido, com vazamentos ocorrendo apenas no lado financeiro, que vem diminuindo gradualmente à medida que o mundo passa para o dinheiro digital.

O paradigma, se as criptomoedas não existissem, pareceria um mundo que trata cada vez mais a privacidade financeira, como o conteúdo das mídias sociais. Não existe e não se pode optar por não participar. Portanto, temos um dilema que produz uma aparente dicotomia.

Um designer de criptomoeda pode renunciar a princípios e ceder ao que exige que a jurisdição local imponha seu código, comprometendo assim a privacidade e a integridade de seus usuários. Ou ele pode adotar uma filosofia mais baseada em princípios, mas anarquista, que se divorcie das melhores práticas e leis atuais.

Para Cardano, sentimos que essa narrativa é uma falsa dicotomia provocada pela falta de imaginação. A realidade é que a maioria dos usuários não está preocupada com as regras existentes para os mercados. Eles geralmente estão preocupados com mudanças repentinas nas regras para beneficiar um ou mais atores. Eles estão preocupados com a falta de transparência sobre quem recebe privilégios especiais.

Precisamos distinguir entre direitos individuais e direitos de mercado. Dado que as criptomoedas têm um alcance global, os direitos precisam ser o mais orientados ao usuário possível.

A privacidade deve ser razoável e sob o controle do usuário, não um porteiro. O fluxo de valor deve ser irrestrito. O valor não deve estar sujeito a confisco repentino sem consentimento.

Do ponto de vista do mercado, o mercado precisa ser transparente sobre o uso de dados, como os fundos serão tratados e todos precisam seguir o mesmo conjunto de regras. Além disso, uma vez que o usuário tenha consentido, ele não poderá mudar de idéia repentinamente devido a inconveniências. As contrapartes também precisam de certeza.

Mas como exatamente se move do abstrato para um sistema real? Como deve ser algo prático e legal? Dividimos nossa solução em três categorias: metadados, autenticação e conformidade, bem como DAOs de mercado.

METADATA
O ato de algo geralmente pode ser menos interessante que os metadados que o cercam. Por exemplo, dirigir de Denver para Boulder é um ato. Dirigir de Denver a Boulder em um Ferrari 488 a uma média de 120 MPH são metadados. Certamente isso infere uma experiência diferente do que em um Toyota Prius a uma média de 30 MPH.

As transações financeiras não são diferentes. O contexto em torno delas é extraordinariamente importante para economistas, autoridades fiscais, órgãos policiais, empresas e outras entidades. Infelizmente, em nosso atual sistema baseado em decretos, a maioria dos consumidores nunca vê quão ricos em metadados são suas transações ou com quem são compartilhados.

Para Cardano, reconhecemos que os usuários podem precisar ou são legalmente obrigados a compartilhar metadados transacionais com determinados atores, como autoridades fiscais. Mas acreditamos que esse compartilhamento deve estar com o consentimento do usuário.

Também acreditamos que os sistemas blockchain têm um tremendo poder para eliminar fraudes, desperdícios e abusos, fornecendo auditabilidade, carimbo de data e hora e imutabilidade. Assim, alguns metadados devem ser publicados na blockchain Cardano.

A parte difícil é encontrar um equilíbrio correto que não condene nossa blockchain a inchaço substancial. Diante dessa preocupação, escolhemos uma abordagem pragmática.

Primeiro, o Daedalus apoiará nos próximos 12 meses uma grande variedade de recursos para rotular transações e atividades financeiras. Esses metadados podem ser exportados e compartilhados sob demanda com quem o usuário julgar necessário. Além disso, os dados podem ser operados por aplicativos de terceiros para fins específicos do domínio (por exemplo, contabilidade tributária).

Segundo, estamos explorando a adição de suporte para endereços especiais que podem incluir hashes e campos criptografados. Essa estrutura permitiria que um usuário publicasse metadados em nossa blockchain sem revelá-la publicamente. Mas, se ela quiser compartilhar os dados, isso traria toda a segurança de auditoria, imutabilidade e timestamp que uma transação desfruta.

Já implantamos uma estrutura de endereço que contém um campo de atributo. Atualmente, ele está sendo usado para armazenar uma cópia criptografada da estrutura das árvores da carteira HD para recuperação rápida da carteira (consulte a documentação da Carteira HD). Versões posteriores generalizarão essa construção.

AUTENTICAÇÃO E CONFORMIDADE
Estreitamente ligados às transações estão os tópicos do direito de fazer transações e a propriedade dos fundos. Por exemplo, embora possa haver fundos suficientes para comprar algo (por exemplo, álcool), pode haver restrições à sua compra (requisitos de idade).

A propriedade e a origem dos fundos são tipicamente uma providência para conhecer os regulamentos do cliente. Quando uma empresa de serviços monetários, como um banco ou uma bolsa, abre uma conta para um novo cliente, geralmente é necessário coletar fatos básicos sobre o cliente e de onde ele adquiriu seus fundos.

O desafio tecnológico é que, no processo de envio dessas informações exigidas por lei, o usuário que as envia não tem garantia de como será usado, armazenado e se será destruído. As informações de conformidade são comercialmente valiosas. Pode ser roubado por roubo de identidade ou revendido sempre que a regulamentação permitir.

Para Cardano, queremos inovar o máximo possível. No lado do software dos protocolos, há pouco para garantir que o receptor das informações de conformidade se comporte dentro de um escopo de conduta. No entanto, no lado do hardware dos protocolos, usando hardware confiável, pode-se aproveitar o Intel SGX e outros HSMs para impor determinadas políticas.

Assim, estamos explorando o uso de Sealed Glass Proofs juntamente com uma política de compartilhamento para permitir a transmissão segura de informações de conformidade a um verificador que, por sua vez, é forçado a cumprir as políticas sob as quais foi transmitido. Acreditamos que ambos os padrões uniformes possam surgir e também que esse método reduzirá o risco aos verificadores, impedindo a perda de dados de clientes de hackers.

Como corolário desse esforço, o modelo em camadas que propomos para Cardano que separa o valor da computação também pode se beneficiar dessa abordagem. Se a camada de computação for administrada por entidades regulamentadas (por exemplo, trocas ou cassinos), elas precisarão realizar verificações de conformidade e potencialmente aplicar políticas tributárias aos usuários.

Usando SGPs, o usuário pode enviar fundos juntamente com informações de identificação pessoal, sem a preocupação de que elas vazem para a Internet mais ampla ou sejam preservadas pelos nós de consenso da camada de computação. Além disso, a camada de computação obteria certeza de que todos os usuários que fazem transações são autenticados e legítimos.

Esse paradigma também permite a portabilidade do cliente entre entidades regulamentadas. As trocas poderiam transferir saldos e contas para clientes instantaneamente por esses canais seguros e também - onde as políticas permitirem - compartilhar dados com os reguladores.

Esperamos que nosso primeiro teste beta dessa tecnologia seja realizado em meados de 2018, com o objetivo de integrar a Cardano no final de 2018 ao início de 2019, com resultados de pesquisa pendentes. Essa linha do tempo também assume a capacidade de colaborar com a ARM e a Intel para que o código seja assinado para execução em seu hardware.

DAOs DO MERCADO
As duas seções anteriores abordaram a geração e o movimento de informações assumindo a existência de algum sistema externo. Para garantir a interoperabilidade herdada, esses recursos sempre serão necessários, mas não tratam da regulamentação baseada em blockchain.

Os contratos inteligentes permitem um tipo completamente novo de sistema comercial, em que os relacionamentos são determinísticos, auto-impositivos e livres de ambiguidade. Por sua vez, eles podem ser usados ​​para criar regras para mercados, incluindo estruturas arbitrariamente complexas, como arbitragem, reembolsos por eventos e revelação de fatos, dadas condições especiais.

Chamamos essas estruturas de contrato inteligente de Marketplace de DAOs. Eles não requerem suporte de protocolo especial nem mutabilidade para serem incorporados na razão. De fato, eles podem ser totalmente construídos usando uma coleção de contratos inteligentes interdependentes.

O conceito arquitetônico é projetar uma coleção de modelos comerciais inspirados no direito contratual e nas melhores práticas de negócios. Esses modelos podem ser conectados ao contrato inteligente de um desenvolvedor para impor padrões específicos ao mercado.

Por exemplo, digamos que um desenvolvedor queira emitir um token ERC20 na CCL para realizar uma venda em massa. Um DAO do Marketplace pode ser estabelecido especificamente para vendas em grupo e seus termos e condições parametrizados ou mesmo aplicados por padrões legais ou voluntários. Coisas como reembolsos, realocação de fundos ou congelamento de pagamento podem ser herdadas no contrato ERC20 do desenvolvedor.

Esse esforço nos permite ter uma discussão macro sobre como um mercado deve ser controlado para garantir a proteção do consumidor. Segundo, podemos discutir como modelar transações de forma a garantir automaticamente proteção e direitos legais em jurisdições específicas, como New Hampshire.

Trabalhando com a Cardano Foundation, a IOHK e outras entidades, o projeto Cardano criará uma biblioteca de referência de DAOs do Marketplace para os desenvolvedores de contratos inteligentes usarem. Nossa esperança é que os mercados reguladores e de seguros possam se formar em torno desses DAOs e que eles evoluam com base nos resultados.

Notas de rodapé

28: De fato, Satoshi incorporado no Bitcoin Genesis Block, a seguinte manchete foi retirada do The Times: The Times 03 / Jan / 2009 Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos.

29: O leitor deve considerar pegar uma cópia de O Fim do Dinheiro, de David Wolman. Abrange o movimento internacional em direção ao desaparecimento do dinheiro.

30: Em uma escala mais macro, o autor Juan Zarate escreve sobre como esses dados são usados ​​pelo Departamento do Tesouro dos EUA na guerra ao terrorismo na Guerra do Tesouro. Ele fornece uma visão abrangente de como a estrutura atual dos mercados financeiros globais pode ser usada para fins geopolíticos.

31: Consulte a Política de licença comercial da Intel SGX.

Original fonte: Why Cardano
Ultima parte 🇧🇷 Por que estamos construindo Cardano? Sustentabilidade e Conclusão | Tradução parte 6 de 6 | Português Brasileiro
Traduzido por @boscokim

1 Like