🇵🇹 Por que os bancos estão falindo e como a Cardano pode ajudar?

Por que os bancos estão falindo e como a Cardano pode ajudar?

Publicado 15d10h20m atrás

Os computadores mudaram o mundo porque fomos capazes de escrever softwares mais eficientes. Os computadores automatizaram muitas tarefas que anteriormente eram realizadas por humanos, especialmente em áreas como contabilidade, ciências e outras áreas que envolvem grandes quantidades de processamento de dados. Em muitos setores, não nos importávamos e uma maior eficiência era vista como uma vantagem. A tecnologia agora está entrando em áreas onde estamos nos tornando mais vigilantes. Embora os bancos estejam usando software moderno e a Internet, agora é a hora em que a tecnologia pode dar o próximo passo e substituir outros processos de serviços financeiros. As tecnologias descentralizadas poderiam ser o próximo passo que muda fundamentalmente o setor financeiro? E que papel Cardano pode desempenhar nisso?

TLDR

Os bancos nunca falharam por causa de um bug de software. É hora de refletir se a descentralização pode melhorar o funcionamento dos bancos. Certamente podemos escrever software melhor do que colocar pessoas responsáveis e confiáveis em posições-chave. Até agora, a maioria das pessoas falhou conosco. O software não pode fazer isso e faz exatamente o que foi programado para fazer. É hora de confiar mais no código do que nas pessoas. Sempre precisaremos de pessoas para fazer avaliações de risco ou recomendações de investimento. Portanto, precisamos procurar a conexão certa entre as pessoas e um banco descentralizado. A descentralização pode resolver alguns dos problemas dos bancos e proteger melhor os ativos dos depositantes. Os contratos inteligentes podem formar uma parte fundamental do software bancário e todos os ativos estarão no blockchain.

Quanto mais da torta a tecnologia pode dar uma mordida?

O desenvolvimento da tecnologia não para e, logicamente, desempenha um papel cada vez mais importante em muitos processos. As pessoas estão em uma posição em que usam a tecnologia como uma ferramenta e desempenham uma espécie de papel de supervisão. As pessoas ainda são responsáveis pelo desenho de processos, tomada de decisões, avaliação de riscos, criatividade e busca de soluções para problemas. Em geral, as pessoas estabelecem as regras e o software ajuda a obter maior eficiência.

Uma das razões pelas quais os bancos quebram é a violação de regras e o abuso do cargo de CEO e administração. Há também baixa transparência e suscetibilidade à corrupção. Alguns erros são devidos a falhas humanas causadas por desatenção ou falta de julgamento. Os erros acontecem devido à complexidade do mundo de hoje, à incapacidade de prever o futuro, à pouca ou nenhuma responsabilidade pela tomada de decisões e ao desejo de crescimento sem fim.

Os bancos nunca falharam por causa de um bug de software. O software não pode quebrar as regras e não comete erros estúpidos. Os resultados são sempre transparentes e iguais, mantendo as mesmas entradas. Fazemos software há várias décadas e sabemos como fazê-lo relativamente bem. A questão que surge é se o software deve receber mais responsabilidade dentro do sistema bancário.

A descentralização pode resolver algum problema atual? Esta é a questão-chave.

Blockchain é essencialmente uma rede distribuída e descentralizada que pertence à comunidade. As plataformas de contratos inteligentes permitem que você defina regras dentro dos aplicativos que não podem ser alteradas.

As principais características da tecnologia blockchain no contexto do artigo são as seguintes. Descentralização, transparência, incorruptibilidade, imutabilidade das regras, abertura, possibilidade de possuir ativos digitais (autocustódia) e justiça. Isso é útil para os bancos e poderia ter evitado os problemas atuais?

Esta é uma questão muito complexa e depende de quanta imaginação você tem.

Poderíamos pensar em criptomoedas substituindo as moedas fiduciárias, mas receio que seja um sonho muito distante e não resolva o problema com os bancos. Vamos tentar imaginar algo mais realista.

Os bancos descentralizados operarão de maneira muito semelhante a hoje em termos de especialistas em gerenciamento e avaliação de risco. O que pode mudar fundamentalmente é a tecnologia na qual os ativos serão mantidos, a forma como as regras serão definidas e a forma como os clientes irão interagir com o banco. A equipe do banco será essencialmente programadores que escrevem contratos inteligentes.

Como pode ser um banco descentralizado?

Se os bancos começassem a operar em uma moeda fiduciária tokenizada (ou CBDC) e outros ativos tokenizados (ações, títulos, dívidas etc.), todos os fluxos financeiros poderiam ser 100% transparentes. Transparência não significa que todos no mundo tenham que ver todos os fluxos financeiros. Algumas transações podem ser privadas, mas o que pode permanecer transparente são coisas como reservas bancárias, volumes de empréstimos, passivos, etc.

Por meio de contratos inteligentes, podem ser configurados processos que não podem ser alterados (ou podem ser alterados de forma transparente por meio de alguma forma de DAO). Se o banco se comprometesse a não usar reservas fracionárias e todos os empréstimos fossem 100% garantidos pelos ativos do banco, poderia ser criado um mecanismo que ninguém no banco pudesse enganar ou influenciar.

Os depositantes devem ter certeza de que nunca perderão seus depósitos porque, mesmo que o banco empreste seu dinheiro a terceiros, se o mutuário não pagar, o depositante receberá seu dinheiro de volta dos ativos do banco. O banco será responsável por avaliar o risco e arcará com as consequências de más decisões.

Outra vantagem seria que os serviços bancários individuais poderiam ser estritamente segregados financeiramente. Empréstimos, seguros e poupança seriam serviços separados e se um setor não fosse bem, ou mesmo entrasse em colapso, isso não afetaria os outros setores. Se o setor de empréstimos estivesse perdendo dinheiro, isso não afetaria o setor de poupança. Não seria possível para um banco usar os depósitos dos poupadores para empréstimos, ou para os poupadores perderem seus depósitos porque o banco quebra por causa dos empréstimos. Os depósitos dos poupadores devem ser investidos para crescer em valor ao longo do tempo. Através de regras estritas, seria muito fácil definir em que condições e com que nível de risco os depósitos podem ser utilizados.

Um banco descentralizado será forçado a compartilhar os lucros de forma mais justa com seus clientes. O lucro será transparente e mais correlacionado ao nível de risco assumido pelo banco e pelos clientes do banco. Hoje, essa relação é desequilibrada. O banco fica com a maior parte do lucro, mas assume o risco mínimo. Os clientes assumem o risco, mas o banco que detém (e investe) seu dinheiro fica com a maior parte do lucro. Em um mundo descentralizado, as pessoas podem manter seu dinheiro sem um banco. Se o confiam a um banco descentralizado, é apenas se obtiverem lucro com isso.

Como será a governança bancária? A gestão pensará nos serviços e estes serão implementados através de contratos inteligentes. Os usuários do banco avaliarão serviços individuais (contratos inteligentes) e escolherão aquele que mais lhes convém. Novos serviços podem surgir para ajudar os clientes a interpretar contratos inteligentes individuais. A inteligência artificial pode fazer isso. Todos os termos e condições do serviço serão vinculativos e imutáveis. O banco terá uma equipe de especialistas responsáveis pela avaliação de riscos, investimentos, etc. Esses especialistas terão apenas uma capacidade limitada de influenciar serviços individuais.

Quando alguém pede um empréstimo a um banco descentralizado, o banco simplesmente estima o risco e define quanto está disposto a cobrir com capital próprio. Pode ser 100% (e o banco fica com uma parte adequada do lucro) ou menos (50%), e quem quiser emprestar o dinheiro pelo banco também pode arcar com parte da responsabilidade.

O lucro deve ser distribuído de forma justa. Mesmo que o banco cubra 100% do empréstimo, quem empresta o dinheiro tem direito a uma parte justa. Claro, o banco pode emprestar seu próprio dinheiro e ficar com todo o lucro. Mas se o banco usar os depósitos dos usuários, deve dividir o lucro. A transparência das contas e dos fluxos de caixa desempenhará um papel importante.

A principal funcionalidade do blockchain é a autocustódia. Quando as pessoas depositam dinheiro tokenizado no banco, elas recebem tokens que representam um pedido de reembolso. Em um banco descentralizado, por exemplo, o que acontece é que, quando um usuário deposita, uma parcela do capital do banco fica travada em benefício do depositante. Isso pode ser de 100% (idealmente) ou menos, dependendo do risco que o depositante deseja assumir. Se fosse 100% de cada vez, a questão é se é vantajoso para o banco, já que o depósito não aumenta o capital total do banco. Alternativamente, o depositante pode receber tokens que representam o direito aos lucros do banco em um horizonte de tempo mais longo ou direitos de decisão (em questões-chave). Em outras palavras, o depositante se tornaria um investidor do banco com direitos de lucro.

O papel da Cardano no futuro dos bancos

A missão da Cardano é ser um banco para quem não tem. A Cardano pode tokenizar moedas fiduciárias (o USDA será uma stablecoin lastreada em USD) e até mesmo criar uma stablecoin algorítmica com sobrecolateralização. DJED é um exemplo. É teoricamente possível emitir a moeda de um país em Cardano. O Blockchain já foi usado para esses fins, infelizmente, eram em sua maioria versões privadas.

A estabilidade financeira é um pré-requisito essencial para os serviços bancários. Além disso, é só uma questão de definir as regras. É aí que entram os contratos inteligentes. No que diz respeito aos depósitos no banco, isso pode ser feito por meio de contratos inteligentes, para que o depositante receba de volta tokens que representam a obrigação do banco (o direito de receber seu dinheiro de volta). O depósito será usado de acordo com regras claramente definidas que farão parte do contrato inteligente. Se a avaliação de risco desempenhar um papel, essa será apenas uma das entradas do contrato inteligente. O importante é que o depósito não possa ser utilizado indevidamente para outra finalidade que não seja a finalidade a que se destina e que o depositante receba o lucro prometido.

Esses são conceitos-chave e as implementações específicas podem variar. Cardano é uma plataforma para construir bancos descentralizados, o que quer que você pense desse termo. O Hydra Head já foi aberto na rede principal Cardano, portanto, a escalabilidade melhorará significativamente em um futuro próximo. O Ouroboros Leios melhorará muito a escalabilidade da primeira camada.

Já é possível começar a construir os bancos descentralizados do futuro em Cardano. Se mais de 1% da população os estiver usando dentro de 5 a 10 anos, isso será uma base muito sólida para futuras mudanças na sociedade.

Cardano tem uma vantagem que pode ser crucial. Até agora, não houve hacks no DeFi e acontece que a plataforma Plutus possibilita a construção de aplicativos seguros. Se a Cardano mantiver esse status, será a solução ideal para serviços financeiros que exigem 100% de confiabilidade e segurança.

Conclusão

Ninguém sabe como serão os bancos do futuro. A mudança não diz respeito apenas às possibilidades tecnológicas, mas principalmente à mudança de mentalidades e hábitos. As pessoas não estão acostumadas com a autocuidado e têm medo dessa possibilidade. Mas o maior obstáculo são as leis, os regulamentos e o medo de os políticos aceitarem os avanços tecnológicos. A história é a prova de que a tecnologia vai pegar mais cedo ou mais tarde. O banco que descrevemos é apenas uma visão, e as coisas podem ser muito diferentes. A tecnologia de IA está em ascensão e pode desempenhar um papel importante na avaliação de risco e nas operações bancárias. As criptomoedas serão uma alternativa para uma minoria da população por muito tempo. No entanto, seria bom que surgissem bancos descentralizados, pois apenas um exemplo prático e uma boa experiência levariam a uma adoção mais ampla. Os países em desenvolvimento impulsionarão a adoção e muito provavelmente ultrapassarão os países desenvolvidos em termos de financiamento. Você está pronto para tomar um empréstimo do banco africano?

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!