🇵🇹 Reações da comunidade e dos agrupamentos de participação à rede de testes incentivada de Shelley

Dois meses depois do lançamento, olhamos para as reações até ao momento.

WorldStake

A rede de testes incentivada (ITN) começou a correr a meados de dezembro e os resultados produziram intuições fantásticas aos agrupamentos de participação e uma curva de aprendizagem para os engenheiros blockchain da IOHK, além das empresas e indivíduos que estão a montar os agrupamentos de participação e aos detentores de ada. A estratégia de utilizar uma abordagem de uma equipa de desenvolvimento rápido realizando código na linguagem Rust atuando como um navegador para os programadores peso pesado em Haskell parece que recompensou. A IOHK tem agora uma enorme quantidade de informação sobre o uso - e abuso - do protocolo para a próxima etapa: a rede de teste em Haskell. A par disto, a comunidade de Cardano tem demonstrado do que é capaz - de apoiar, experimentar e fornecer comentários sólidos durante todo o processo.

Antes do ITN estar em funcionamento a 13 de dezembro, 158 agrupamentos de participação tinham-se registado com a Fundação Cardano e estavam em processo de se configurarem. contudo , no espaço de três dias, o número de agrupamentos de participação disparou para 325. No final de janeiro o número total já passava a marca dos 600. Havia algum ceticismo quando o Charles Hoskinson falava em ter 1000 agrupamentos de participação no ano passado, mas estamos bem encaminhados para atingir esse total.

Conforme demonstra a animação do Scott Darby dos agrupamentos de participação em todo o mundo, os nós espalham-se do Brasil à África do Sul, do Japão à China e de San Francisco à Europa - e com nós em Bodø e Fauske na Noruega, até estamos no círculo Ártico.

Muita da imprensa cripto comentou dos nossos resultados rápidos: CryptoSlate apontou que a rede de testes tinha 10 vezes mais agrupamentos do que Eos ou Tron no espaço de uma semana. NewsBTC resumiu tudo num cabeçalho: “Sucesso da rede de testes de Cardano mostra como a descentralização deve funcionar”. Claro que estes cabeçalhos não mostram a história completa e houve muitos sobressaltos pelo caminho. Mas vai muito bem e recebemos comentários muito positivos sobre as melhorias realizadas até à data (com mais para vir). Dito isto, o sucesso da rede de testes não é só sobre o que fazemos: é também do trabalho dos operadores dos agrupamentos. Aqui, olhámos aos agrupamentos que trazem a rede descentralizada à realidade e explorar o negócio de correr um agrupamento de participação.

As ferramentas dos agrupamentos de participação.

Graças aos esforços da comunidade de Cardano, qualquer um pode enveredar-se na exploração da forma como os sistemas funcionam. AdaPools, executado pelo grupo Cardanians e o seu respetivo agrupamento, tem um dashboard baseado em dados do registo no GitHub da IOHK com ferramentas tais como o mapeamento da descentralização, notificações de saturação e um teste para determinar se um agrupamento bifurcou da blockchain principal. Cardano Pool Tool da responsabilidade de StakeLove é baseado numa tabela que efetua o ranking de delegados de participação de acordo com 16 métricas, desde nome do agrupamento até à quantia de participação delegado para a mesma a retorno de investimento.

A informação presente nestas ferramentas vem dos dados da blockchain. Além disso, a natureza descentralizada da blockchain significa que não sabemos a identidade dos operadores de agrupamentos de participação até que eles próprios se revelem através dos seus próprios websites ou redes sociais. Assim, o maior agrupamento desde cedo com 737M ada em compromisso - duas vezes mais do que os agrupamentos da IOHK - com a sigla ZZZ mas inicialmente o seu nome era simplesmente a identidade extraída da blockchain. ZZZ depressa se dividiu em vários agrupamentos e revelou o seu nome como TripleZ baseado no Japão.

Pessoas que comprometem a sua participação podem preferir saber mais sobre quem está aos comandos do agrupamento, ou não. Não se trata de uma das coisas que a IOHK - e detentores de ada porque Cardano será uma rede completamente descentralizada - irá sentir através do ITN. Existem vários fóruns onde estes assuntos estão em discussão, tais como no Telegram e nos fóruns Cardano. Tem sido fascinante ver o debate inspirado pela rede de testes, o que reflete muito o que é discutido na IOHK sobre como construir uma rede descentralizada inspirada pela comunidade e o papel que os incentivos têm. O balanço entre a contribuição da comunidade e o motivo de enriquecimento pessoal tem sido discutido extensivamente. Assim como, o quão a comunidade deve atuar enquanto polícia de si próprio. Trata-se de terreno novo e através da comunidade podemos testar os nossos pressupostos sobre como é que as dinâmicas sociais da blockchain funcionam e até que ponto o protocolo deva ser responsável pela prevenção de comportamentos ameaçadores.

Reações da comunidade e dos operadores

A par das aprendizagens técnicas, recolher comentários da comunidade e o input tem sido uma parte essencial da rede de testes incentivada para nos ajudar na nossa jornada de implementar Shelley na rede principal. Mesmo antes dos agrupamentos de participação terem os seus próprios nós a se juntarem à rede de testes, utilizadores começaram a dar comentários e a terem a sua palavra. Max, um embaixador Cardano realizou três entrevistas “What the pool?” na aproximação do lançamento da rede de testes no seu blog Gerolamo e desde então adicionou uma quarta entrevista. O Cardano Efffect também entrevistou quatro operadores. Outro website, Stake Pool Showcase perguntou 5 perguntas normalizadas e encoraja donos dos agrupamentos a registarem e a mostrar o seu valor:

  • Quem opera o agrupamento?
  • Qual é a tua história com o projeto Cardano?
  • Qual é a configuração do teu agrupamento?
  • Quais são os planos para o futuro do agrupamento?
  • Porque é que as pessoas hão de delegar ao teu agrupamento?

As respostas demonstram o espetro de operadores. Em termos de tamanho da participação, os nove listados desde de 1 ada a 50 milhões de ada. Oito dos agrupamentos foram geridos por uma ou duas pessoas que trabalharam em computação e a maioria está ligado ao projeto desde 2017. Três não deram os nomes citando “O agrupamento é gerido de forma anónima de modo a ser impossível influenciar-me. Isto faz parte da segurança de modo a tornar mais difícil atacar o agrupamento.” estavam em locais como França, Honolulu, Londres, Manchester e Noruega.
Além de fornecer muita informação sobre as suas experiências, a maioria listou a sua configuração em termos de hardware e sabiam o que haviam de esperar de uma rede de testes “É claro que numa rede de testes o agrupamento pode apenas correr o quão estável quanto a estabilidade do software o permite, mas farei o meu melhor - e doravante a estabilidade do código irá melhorar definitivamente”. Outro disse “Temos estado a ajustar com as configurações a toda a hora e alcançamos bom desempenho nas últimas épocas - depois de perder muitas horas de sono”.

Um operador era sensível ao consumo de energia por executar criptomoedas: “No todo, estou muito contente por apenas extrair 35-45” watts para operações do quotidiano por isso é amigo do ambiente". Um outro estava a correr um servidor de backup num computador de placa integrada Rock Pi que utiliza apenas 10W conforme demonstrado na cimeira da IOHK. Olhando além da rede de testes, outro operador levantou o desafio da governação na era de Voltaire e o início dos contratos inteligentes como caminho a seguir: “Temos Marlowe como linguagem de domínio específico (DSL) para a área financeira, porque não criam um DSL legal para nos ajudar nos desafios da governação?”.

A rede de testes Cardano Shelley e o grupo de trabalho das melhores práticas dos agrupamentos de participação no Telegram receberam várias menções como o local para operadores obterem dicas.

Ao todo, conforme disse Kyle Solomon de AdaFrog disse no blogue: “Ser um operador de agrupamento de participação tem sido uma jornada altamente desafiante e imensamente realizadora. O que retiro de mais importante enquanto operador de agrupamento são: em primeiro, que o protocolo é muito perto da qualidade de produção que permite alcançar os objetivos originais da IOHK para Cardano; e segundo que a comunidade Cardano é claramente sem sobra de dúvidas, fantástica. Apesar de estarmos a competir uns com os outros, todos os operadores de agrupamento têm imensa disponibilidade de ajudar o outro.”

Na próxima publicação, desta série de três partes, iremos mais em detalhe às experiências dos agrupamentos de participação o que aprenderam pelo caminho.

Conforme com tudo o que a IOHK faz, não podemos aconselhar como utilizam o teu ada e não recomendamos nenhum destes agrupamentos. Como sempre, entrem em contacto connosco e deixem-nos as vossas ideias.

1 Like